Amigos, nesta segunda-feira
a imprensa esportiva brasileira deu destaque a um estudo realizado pela Crowe Horwath RCS, sobre o valor da marca dos grandes clubes brasileiros. Antes de começar, cabe dizer que a empresa tem participação do senhor
Raul Corrêa da Silva, vice-presidente de Finanças do Corinthians. Será que ela é isenta o suficiente para realizar este estudo? Não haveria aí um claro conflito de interesses?
Seguindo em frente, constato que o "profissional" responsável pela pesquisa é
Amir Somoggi, suposto especialista em marketing esportivo. Em meu texto "
Os grandes do futebol brasileiro", de janeiro deste ano, eu já havia atacado as pseudo-verdades defendidas pelo senhor Somoggi. Recomendo que leiam meu artigo, para perceberem que estamos lidando com um sujeito mentalmente defasado: entre outras asneiras, Somoggi afirmou na época que "o Botafogo é o Wigan do futebol brasileiro". Além do Botafogo, para ele "Atlético Mineiro e Fluminense não são clubes grandes do Brasil".
Vamos analisar a tal pesquisa. Segundo ela, o Corinthians passou a ser o clube com a marca mais valorizada do futebol brasileiro (favor reler meu primeiro parágrafo). Em 2009, a marca do Timão valia R$ 562,6 milhões, e hoje vale R$ 749,8 milhões. A valorização de R$ 187,2 milhões, de 33%, deve ser justificada pelo excepcional desempenho do Corinthians neste ano. A torcida deve ter se empolgado com as numerosas conquistas do ano do centenário, né?
A marca do Flamengo também se valorizou, de acordo com o estudo. Valia R$ 568,1 milhões, e passou a valer R$ 625,3 milhões. O aumento deve estar relacionado ao caso do goleiro Bruno, que tanto valor agregou à marca do Flamengo em 2010. Talvez a demissão do ídolo Zico tenha ajudado também. As inúmeras conquistas em campo, principalmente o décimo-quarto lugar do Campeonato Brasileiro, decerto contribuíram para o aumento.
A marca do Fluminense se desvalorizou: de R$ 108,5 milhões para R$ 104,2 milhões. As contratações de Muricy Ramalho e Deco certamente não possuem impacto sobre o valor da marca. Um título de Campeonato Brasileiro também faz pouca diferença. A segunda maior média de público do Campeonato Brasileiro, idem. A Unimed Rio, patrocinadora do clube, deve estar amargando um prejuízo incalculável, ao injetar mais de R$ 30 milhões por ano num clube com a marca tão pouco valorizada.
O Botafogo, campeão carioca, também desvalorizou: de R$ 97,1 milhões para R$ 89,9 milhões. Aliás, só o aumento do valor do Corinthians já é maior que o valor inteiro do Botafogo, do Fluminense, do Atlético Mineiro, do Cruzeiro, do Santos, e do Vasco. Andrés Sánchez deve ser um milagreiro. Talvez seja capaz de transformar água em vinho, ou quem sabe de andar sobre as águas do Tietê...
Eu poderia continuar aqui citando exemplos e mais exemplos de incoerências monstruosas nos números apresentados pela pesquisa. Mas preciso?
PC
Andar sobre as águas do Tietê é moleza, aquele rio é "sólido" de tanta sujeira...
ResponderExcluirSe o VaiCuríntia vale isso tudo, quanto será que vale um Barcelona da vida? (melhor nem saber, né?)
ST!
ps.: estudo patético feito por gente da mesma estirpe daquele povo da International Board... aquele povo, sabe, que moderniza o futebol todo ano, tornando-o cada vez mais atrativo...
PC,
ResponderExcluirComo sempre, não há o que tirar ou acrescentar. Mas devo dizer que este texto é um dos seus melhores.
São absurdos como esse que acabam com a credibilidade do Futebol fora e dentro dos campos.
Pesquisinha DETONADA!!!
ResponderExcluirPRÓXIMO!!!
A desvalorização da marca do Flu beira o patético. É MUITO recalque do sujeito que "não vê o próprio botão há 20 anos" (Copyright Minoru).
A desvalorização do Bota é muito tosca tbm. O Marketing do clube soube explorar muito bem o novo ídolo Loco Abreu. O clube montou equipe com Jóbson, Maicosuel etc...
As valorizações estratosféricas de Corinthians e Flamengo são uma piada...
Essa pesquisinha pode ter se baseado em tudo, menos em fatos.
A participação do gordinho recalcado com cara de derrotado e a do vp de finanças do Curintia comprometem ainda mais o "trabalho".
E o pior é que a imprensa publica...
Não atribuo o recalque só ao sujeito que dá este tipo de declaração.
ResponderExcluirEsses caras desprovidos de qualquer traço de profissionalismo, pouco ligam para as verdades. Eles dizem o que a "massa" quer ouvir. Querem agradar aos que consideram ser maioria.
É uma pena, porque em todos os clubes existem pessoas que apreciam o futebol e sabem que tais afirmações são absurdas e hipócritas.
A imprensa publica pois foi ela quem encomendou, ela quer deixar as torcidas do Flamengo e Corinthians felizes para que estas continuem consumindo o produto futebol e dando dinheiro pra imprensa.
ResponderExcluirComentários no orkut.
ResponderExcluirGente, deixem eles se valorizando, o importante é o Fluzão ir, os títulos, conquistando!!!
ResponderExcluir*
Quanto não valerá hoje a marca Internacional depois dos 2x0?
Sds TRIcolores!
Ontem Rica Perrone escreveu (mais um) texto criticando o Muricy. Agora o foco foi a crítica de Muricy ao mata-mata de que esse tipo de torneio é decidido na sorte. Diga-se de passagem, concordo plenamente com o Muricy. Uma bolinha que entra ou deixa de entrar muda tudo no mata-mata, um jogo ruim elimina o time do mata-mata. É evidente que os pontos corridos são um campeonato mais justo.
ResponderExcluirMas voltando ao assunto, Rica Perrone chama nosso treinador de arrogante por defender a forte influência do fator sorte nos playoffs. E o que acontece hoje?
O campeão da Libertadores é eliminado por um time do Congo no torneio de fim de ano da FIFA!
O destino cruelmente ironizou Rica Perrone e deu razão a Muricy.
O pior que tem gente que leva isso a sério. E quem se prejudica são os clubes.
ResponderExcluirBem. Considerando que o time não faça nada para ser valorizado ou ser desvalorizado, o valor tende a subir por conta da inflação e da valorização do futebol como esporte. Então, neste contexto, o time reduzir de valor demonstra uma situação de muita incompetencia.
ResponderExcluirNo caso do flamengo, acho que houve valorização por conta do título em 2009. Este aumento não é imediato, ele se reflete mais em 2010 do que em 2009, daí eu acho que esta subida no flamengo está dentro do esperado.
O São Paulo também subir não é novidade. Time sempre organizado. Tem o maior estadio particular das américas. Merecia era o 1 lugar.
Palmeiras tbm concordo, mante-ve sua posição mas teve uma decaída, por conta de estar perdendo (temporariamente) o estádio e de ter feito um investimento que não deu retorno.
Agora, a discordancia de fato é o corinthians. Tem grande torcida, ou seja, um grande potencial de consumidores, mas não tem estádio, nao tem ct de qualidade. Teve visibilidade, mas não ganhou nada. Acho que não vale tudo isto nao!!!
Obrigado a todos pelos comentários.
ResponderExcluirClaro que a maior discrepância está nos números do Corinthians, mas há diversos outros erros gritantes na "pesquisa".
As desvalorizações de Fluminense e Botafogo são patéticas. Obviamente, as duas marcas se valorizaram E MUITO esse ano.
A implicância do gordinho Somoggi com os dois clubes mais tradicionais do futebol brasileiro beira ao ridículo.
Post citado nos comentários de "As marcas mais valiosas do futebol brasileiro".
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