Amigos, o zero-a-zero desta quarta-feira, no Estádio Olímpico João Havelange, é uma ducha de água gelada. Com dois empates em dois jogos, ambos como mandante, o Fluminense começou muito mal a Copa Libertadores de 2011. Restam quatro compromissos nesta primeira fase, sendo três longe de nossa doce terra carioca. Para obter a classificação, e manter vivo o sonho da América, o Tricolor precisará de duas vitórias e dois empates, ou três vitórias. Tarefa árdua, claro, mas possível.
Na noite em que completou 50 partidas no comando do Fluminense, Muricy Ramalho foi obrigado a improvisar, dados os variados problemas com lesões de atletas. (Aqui cabe uma observação: os problemas com lesões eram previsíveis, dado o perfil das contratações recentes do Fluminense: quase sempre atletas com idade avançada.)
O Tricolor iniciou a partida no esquema 4-4-2, com Digão, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos na primeira linha, Mariano, Diguinho, Valencia e Marquinho na segunda linha, e Rafael Moura e Darío Conca na frente. A defesa esteve bem, voltando a apresentar a segurança do ano passado. (Exceção para a inacreditável mancada de Leandro Euzébio, que quase resulta em gol uruguaio.)
Do meio para a frente, sobrava disposição, mas faltava inspiração. Darío Conca se posicionava muito adiantado, erro que só foi corrigido com as entradas de Tartá e Araújo no segundo tempo. Quando Souza veio a campo, já era a hora do desespero, o tudo-ou-nada em busca do gol salvador.
Antes de encerrar, sou obrigado a citar o erro capital do árbitro paraguaio Carlos Amarilla: o chute de Rafael Moura é cortado pelo braço de um zagueiro uruguaio. Pênalti cristalino, infelizmente ignorado pelo juiz. Poderia ter sido o gol do nosso triunfo.
Vamos buscar inspiração no ano passado: ainda está viva em minha memória a frustração de um empate contra o Grêmio Prudente, no Maracanã. Na rodada seguinte, fomos à Vila Belmiro enfrentar o melhor time do país. Aquela vitória consagradora, por 1 a 0, foi o início da nossa maravilhosa ascensão rumo à glória.
Talvez os empates do Engenhão sejam apenas a moldura de um espetacular triunfo no Estádio Azteca, na quarta-feira que vem.
PC
Complicou muito. Complicou demais. Acho que a gente só consegue uma vaga se Nacional E Argentinos Jrs derem muito mole. Temos que ganhar 2 jogos pra começar a sonhar com classificação.
ResponderExcluirNão conseguimos furar as retrancas argentina e uruguaia. Não nos impusemos em casa. Na Libertadores isso quase sempre é fatal.
Conca NÃO está recuperado. Talvez fosse melhor deixá-lo no banco. Hj foi a vez de Carlinhos fazer uma partida fraquíssima. Mariano não foi tão mal quanto no sábado, mas tbm não fez sombra a seus melhores dias. Sem esses dois jogando bem ficamos sem velocidade. Tbm trocamos poucos passes...muito cruzamento, muita bola na área...
Souza, Araújo e Tartá entraram bem, mas tarde demais.
Ainda há um pingo de esperança, mas a palavra TETRA começa a surgir teimosamente em meus pensamentos.
Será que no próximo jogo o FFC vai querer a torcida enchendo o estádio ou vai manter os SÓCIOS e torcedores longe sem um preço justo para o exigente horário de 22h da Globo?
ResponderExcluirGT vai evitar filas... vai sim... sem passar para a 2a fase não haverá filas mesmo...
Errar é aceitável. Corrigir é nobre, mas BURRICE JAMAIS!!!
O preço está muito acima do valor correto. Isto já havia sido provado pelo público da estreia, e foi mais uma vez demonstrado hoje.
ResponderExcluirNo jogo do mês que vem, é absolutamente necessária a redução do preço. A diretoria precisa entender que cometeu um erro de avaliação.
Voltar atrás não é pecado.
Quanto a diminuição do valor do ingresso. Isso pode ser feito desde que seja oferecido alguma vantagem para quem já comprou o GT, como ir de graça ao jogo das oitavas.
ResponderExcluirQuanto ao jogo de ontem, o fluminense parecia jogar em um 4-2-4 pois tanto Marquinho quanto Mariano estavam na linha dos atacantes.
[]'s
Mariano tá jogando tão adiantado que parece o Ronaldinho do Milan...
ResponderExcluirPC , não foi penalty, mas esbarra no que eu digo desde 1971; azar de quem cometer. O benefício com a atual regra fica com o réu, não com a vítima. Se (vamos ao "se") a bola não bate na mão do sujeito ela iria em direção ao gol, à queima roupa e bem forte. Pra mim a atual regra não faz justiça, premia o infrator. Deveria mudar, todas as mãos na área deveria ser marcadas.. Masssss, enquanto não muda ela deve ser respeitada: não foi penalty. Acho que o time apresenta melhoras, mas estava mal escalado, desfalcado e com o Conca com péssimo condicionamento físico. TENHO CERTEZA que melhora. Abs
ResponderExcluirEduardo, no caso da mão, a regra fala em "intenção". Como os árbitros conseguem ler a mente dos jogadores?
ResponderExcluirQual é a "intenção" de um atleta que pula em direção à bola, com os braços abertos?
Pra mim, se interferiu na trajetória da bola, é pênalti.
Esse é o caso de ontem.
Belo texto, PC!
ResponderExcluirA situação ficou complicada. E o Muricy cometeu erros na escalação. Mas agora não adianta ficar se lamentando. É tentar corrigir os erros, recuperar algum atacante que esteja no estaleiro e, torcendo para o Conca voltar logo à sua forma, ir com tudo pra cima do time mexicano. Não tem jeito, é tudo ou nada. Sem medo de perder, é vencer ou vencer.
E concordo, Ramón, pelo visto vamos ter que ser tetra!
Não há motivo para desespero PC. E o Flu nem precisa sair ganhando fora de casa. Se empatar com os mesmo times, fica tudo igual, via depender dos resultados contra o América, abraço Marcelo
ResponderExcluirOs jornais (Lance, principalmente) já estão querendo enfraquecer nosso técnico no Clube. Momentos difíceis todos passam, mas são superados. E não creio que nosso presidente queira trocar de técnico. Seria uma burrice sem tamanho e não me parece que ele seja burro!
ResponderExcluirVamos lá, Fluzão, mostrar nossa cara, nossa garra, retorno dos Guerreiros!
Trocar de técnico é MUITA burrice!
ResponderExcluirTirar um campeão como o Muricy no meio da Libertadores pra botar quem?
E a multa rescisória? Essa a Unimed não paga. Mais uma pra engordar nossa dívida.
Mas isso deve ser boato da flapress.
Hj o RMP publicou que o Fluminense estaria interessado em contratar Bruno (o assassino mesmo!) que, segundo o "jornalista", deve aguardar o julgamento em liberdade (!!!).
Os caras estão perdendo a linha...