quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O maior artilheiro da Copa Libertadores


Amigos, sabemos que o gol é o grande momento do futebol. É por isso que, sempre que posso, rendo minhas homenagens aos artilheiros, àqueles que sabem empurrar a bola para as redes. Pois bem, outro dia, me perguntei: quem é o maior artilheiro da história da Libertadores? Me dei conta de que não sabia a resposta, e fui pesquisar.

Sem suspense, apresento logo suas iniciais: Alberto Pedro Spencer, equatoriano, lendário centroavante do Peñarol, do Uruguai. Entre 1960 e 1972, em 87 jogos de Libertadores, Spencer anotou inacreditáveis 54 gols: 48 pelo Peñarol, e 6 pelo Barcelona de Guayaquil. Ao todo, 30 goleiros foram vazados por seus disparos indefensáveis, ou por suas cabeçadas precisas. Seus gols ajudaram o Peñarol a levantar a taça em três ocasiões: 1960, 1961 e 1966.

Tudo começou em 19 de abril de 1960, no primeiro jogo da história da Libertadores, quando o Peñarol bateu o Jorge Wilstermann, da Bolívia, por 7 a 1. Naquele dia, Spencer assinalou quatro gols, o primeiro deles aos 35 do primeiro tempo. O arqueiro boliviano Hernán Rico foi sua primeira vítima.

A última das 54 celebrações de Spencer se deu em Guayaquil, na vitória do Barcelona (3 a 0) sobre o Chaco Petrolero, da Bolívia, em 22 de março de 1972. O arqueiro paraguaio Justo Ramón Zayas Mora foi sua vítima derradeira.

Entre Rico e Mora, alguns goleiros brasileiros sofreram com a artilharia pesada de Spencer. Em 4 de junho de 1961, Peñarol e Palmeiras começaram a decidir a Libertadores, no Estádio Centenário, em Montevideo. As 70 mil testemunhas viram um único gol, de Spencer sobre Waldir. E o Peñarol acabaria levantando o bi, no jogo seguinte.

Em 28 de julho de 1962, o Peñarol começava a decidir a Libertadores, novamente no Estádio Centenário, contra o Santos. O filme do ano anterior parecia se repetir: aos 18 minutos, Spencer venceu Gilmar. Mas o Santos, aquele timaço, acabou virando, com dois gols de Coutinho. Porém, na volta, na Vila Belmiro, Spencer voltaria a marcar, duas vezes, na vitória do Peñarol por 3 a 2 (na verdade, este jogo terminou 3 a 3, mas os minutos finais não valeram - ano passado escrevi sobre esta partida). O Santos só conseguiria ser o campeão após a partida de desempate, em Buenos Aires, com show de Pelé.

(Outro arqueiro brasileiro vazado por Spencer foi Manga, quando defendia o Nacional, maior rival do Peñarol no Uruguai.)

A carreira de Spencer foi recheada de títulos: além das Copas Libertadores de 1960, 1961 e 1966, o artilheiro ajudou o Peñarol a levantar os Campeonatos Uruguaios de 1959, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968, as Copas Intercontinentais de 1961 e 1966, e a Supercopa de 1969. Foi também campeão equatoriano pelo Barcelona, em 1971.

Habilidoso e veloz, ambidestro, com ímpeto de bom cabeceador, Spencer sempre surpreendia os zagueiros rivais, enganando, driblando e rompendo as defesas, sempre de olho no objetivo do gol. Na Copa Libertadores de 1963, fez sua maior vítima: o Everest/EQU, curiosamente o clube que o revelou. No massacre por 9 a 1, Spencer fez cinco gols no arqueiro Hugo Mejía.

Contando toda a sua carreira, Spencer assinalou 510 gols, 326 deles pelo Peñarol. Comemorava sempre com os braços para cima, à frente das arquibancadas. Lá estavam seus fãs, uma geração inteira de uruguaios apaixonados pelo artilheiro equatoriano.

Spencer não chegou a jogar uma Copa do Mundo, o que talvez explique sua ausência na lista dos 100 maiores de todos os tempos, elaborada pela FIFA. No Equador, é até hoje reconhecido como maior futebolista da história do país.

Em 3 de novembro de 2006, o maior artilheiro da história da Libertadores sucumbiu à inevitável força da natureza humana. Hoje, o Estádio Modelo de Guayaquil se chama Alberto Pedro Spencer, em merecida homenagem ao craque. (foi lá que o Peñarol o descobriu, quando ele marcou um gol nos uruguaios, em partida amistosa)

PC

Alberto Spencer, o maior artilheiro da Libertadores, no uniforme do Peñarol.

Alberto Spencer em um treino.

O já senhor Alberto Spencer.

Mais sobre Alberto Spencer:
- Que fim levou? (Terceiro Tempo)
- Spencer (Ídolos do Futebol)

Um comentário:

  1. O cara devia ser sinistro. Veloz, ambidestro e bom cabeceador. Difícil de encontrar...


    Já simpatizo com o cara só de ele não ter jogado naquele timinho sem tradição que ridiculamente se denomina "Rey de Copas Sudamericano".
    Deviam é fazer uma estátua pro Baldassi e pra deusa "Altitude".

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.