sexta-feira, 29 de abril de 2011

Resenha: Tricolor 3 x 1 Libertad


Amigos, a garra dos atletas do Fluminense é comovente, e pode ser simbolizada por um deles: Marquinho, o camisa 7. Ele está longe de ser um ás da habilidade futebolística, mas corre, luta, não desiste, não se entrega. Seu golaço de hoje é fruto de sua disciplina e sua garra inexcedíveis. O Tricolor vivia seu pior momento na noite estrelada de Engenho de Dentro, e Marquinho apareceu para salvar tudo: um chute de antologia, sem chance de defesa para o goleiro Vargas. O Fluminense estava novamente em vantagem.

Antes disso, no primeiro tempo, Rafael Moura já havia deixado a sua marca, oportunista como sempre. Houve no lance a participação decisiva de Edinho, com uma assistência espetacular. Aliás, cabe ressaltar o monstro que tem sido Edinho nas últimas partidas, aliando vontade e qualidade técnica. Evoluiu tanto que a torcida começa a se lembrar de seu xará da década de 80, ídolo de uma geração.

Na etapa complementar, em bola levantada na área, Ricardo Berna saiu em falso, e o Libertad empatou. Alguns poucos torcedores vaiaram o goleiro tricolor: vaias injustas e inoportunas, pois Berna tem sido uma bastilha resistente, desde a reta final do Campeonato Brasileiro. Hoje pode ter falhado, mas tem muito crédito. Vive a melhor fase de sua carreira, tem sofrido poucos gols, e tem até defendido cobranças de pênalti. Repito: as vaias foram injustas e inoportunas. Nosso camisa 12 merece mais confiança por parte de nós.

Estava 1 a 1, placar ruim para um mandante, pelo regulamento da Copa Libertadores. O Fluminense precisava, pois, de pelo menos um gol. Foi quando Marquinho recebeu de Fred, e executou a grande jogada da noite: driblou dois zagueiros, e mandou um canhonaço de perna esquerda. A bola ainda bateu na trave de Vargas antes de balançar as redes: Fluminense 2 a 1.

Dois minutos depois, foi a vez de Darío Conca: o gigante argentino sofreu falta na entrada da área, e efetuou a cobrança com maestria. O goleiro Vargas pulou apenas para aparecer na foto: Fluminense 3, Libertad 1.

No instante em que o árbitro argentino Sergio Pezzotta apitou o fim da partida, um enigmático sorriso iluminou uma distante caverna, moradia de um velho homem de barba branca...

PC

PS: para ver algumas fotos do espetacular mosaico tricolor, clique aqui.

Vídeos dos gols gravados da arquibancada (créditos ao Bendito Flu):

Rafael Moura, 1-0

Marquinho, 2-1

Darío Conca, 3-1

8 comentários:

  1. Torcedor de sofá fique em casa, você não precisa gastar seu tempo e dinheiro para ir ao Engenho de Dentro.

    Eu estava novamente na Oeste Inferior (por conta do vampirão) e o que vi la foi uma vergonha de torcida, todos apáticos, sem sangue e só abriam a boca para reclamar. Nem a ceda minha e de uma amiga minha se esgoelando tentando acompanhar o que vinha da Oeste os comovia, eles queriam saber era de vaiar o Fernando Bob e o Ricardo Berna, de reclamar quando o zagueiro dava chutão e também quando ele sai jogando. Eles só queriam reclamar, os dois gols fizeram eles darem uma trégua, mas logo as cornetas foram ligadas novamente.

    QUEM NÃO SE DOA NAS ARQUIBANCADAS NÃO TEM O DIREITO E AUTORIDADE MORAL DE COBRAR O TIME EM CAMPO!!

    E TENHO DITO!!!

    ResponderExcluir
  2. não consigo entender essa mania de alguns torcedores de sempre colocar a culpa no goleiro. Acreditam que domingo um cara falou que a culpa era do berna?

    ResponderExcluir
  3. "Alguns poucos torcedores vaiaram o goleiro tricolor: vaias injustas e inoportunas, pois Berna tem sido uma bastilha resistente, desde a reta final do Campeonato Brasileiro."

    Não concordo que foram poucos (concordo que foram injustas!), de casa, parecia que o estádio inteiro estava vaiando. Mas eu já disse mil vezes e vou repetir: TORCEDOR QUE VAI AO ESTÁDIO PRA VAIAR, É MELHOR ECONOMIZAR SEU DINHEIRO E FICAR EM CASA!
    TORCEDOR TEM QUE APOIAR, seja da forma que for!
    Vaiar, só o time alheio!

    O FLUMINENSE MERECE MUITO MAIS RESPEITO POR PARTE DA SUA TORCIDA, E JÁ FEZ MUITO PRA PROVAR ISSO!

    Tem gente que adora bater no peito, encher a boca pra falar que vai a estádio, mas o que adianta ir ao estádio e não apoiar? TORCEDOR É PRA APOIAR, e torcedor do FLUMINENSE, tem que ACREDITAR até o último minuto!

    Berna foi um dos melhores em campo, até tomar o gol e mesmo depois disso, depois de vaias, fez boas defesas. Fernando Bob não jogou na sua posição, e como o próprio Enderson disse, o erro foi dele e não do jogador.

    A torcida tem que aprender a apoiar mais, ao invés de achar que vaias vai fazer com que o time evolua!
    Enfim, foi um bom jogo, apesar dos 20 minutos apáticos no início do 2º tempo...

    ResponderExcluir
  4. Diogo, na minha opinião, Berna falhou sim! Mas não justifica as vaias! É um bom goleiro, tem feito excelentes defesas e salvado o time muitas vezes.
    O negócio é o que o próprio Berna falou: tem torcedor que acha que goleiro tem que ser um muro de concreto na frente do gol e, na prática, é obvio que isso não funciona!
    ST

    ResponderExcluir
  5. Fluminense começa bem os jogos, mas depois cai assustadoramente. Edinho esta evoluindo, mas longe de ser Edino Nazareth Filho. Ir pro estádio reclamar melhor ver no sportv. Berna, mas humildade, pois vem até jogando bem. Não se pode negar que ele falhou nos jogos do america-mex, Fla-flu e ontem.

    ResponderExcluir
  6. Não vi falha do Berna nem no Fla-Flu nem contra o América.

    Ontem, sim. Mas repito: tem crédito e não merece ser vaiado.

    ResponderExcluir
  7. Jogo cardíaco. Rotina, né?

    Sou contra vaias. O Berna tem agarrado muito.

    O gol do Libertad foi idêntico ao do Fla. Bola lançada lá de trás, Berna sai, pára no meio do caminho, e sofre o gol por cobertura. O que me revolta é a repetição de erros fáceis de corrigir. O Flu não tem preparação de goleiros.

    Fora, Vitor Hugo!

    Me disseram que ele ia sair...como a coisa tá?

    ResponderExcluir
  8. "As vaias abalam todo o elenco. Queremos apoio durante os 90 minutos. Depois os torcedores podem se manifestar como bem entenderem. Essa situação nos atrapalhou e poderia ter mudado o rumo do jogo. Mas nos superamos e conseguimos uma boa vantagem" - Fred.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.