Amigos, eu poderia tentar explicar taticamente a derrota do Fluminense em Salvador. Poderia descompor Ciro, que não voltou para ajudar na marcação, como vinha fazendo. Poderia culpar Gum, que esteve em tarde de infelicidade total, com direito a gol contra, pênalti cometido e expulsão. Poderia reclamar do treinador Abel, que não conseguiu organizar a equipe. Poderia criticar o árbitro carequinha, que deixou de assinalar um pênalti cristalino em Gum, quando o jogo ainda estava indefinido. Poderia elogiar a atuação do Bahia, que mostrou um futebol melhor que o Tricolor.
Mas não considero nenhum dos fatores citados acima como determinante para o fracasso do Fluminense neste domingo.
A causa principal do tropeço do Fluminense foi a ausência de luta.
Dizia um sábio que o futebol sempre premia aqueles que encharcam a camisa de suor. O próprio Pelé seria menos Pelé, talvez nem fosse Pelé, se não jogasse com a garra que jogava.
O Fluminense deste Campeonato Brasileiro é outro exemplo. Nos jogos em que seus atletas se entregam de corpo e alma, o Tricolor é um escrete quase imbatível. Nas partidas em que eles se deixam dominar pela preguiça e pela apatia, o Tricolor é um time coitadinho, que perderia até nas peladas do Aterro.
Repito: o motivo da derrota deste domingo foi a ausência de luta.
Enfrentaremos, nesta semana, primeiro o Avaí no Engenhão, depois o Atlético Paranaense em Curitiba. São dois jogos nos quais a vitória é o único resultado que interessa. E eu tenho certeza de que o Fluminense reúne condições para conseguir os dois triunfos.
Se o Tricolor entrar em campo com a garra necessária, será meio caminho andado para nosso trem voltar aos trilhos.
**********
**********
Ficha Técnica: Bahia 3 x 0 Fluminense
Motivo: Campeonato Brasileiro de 2011.
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).
Data/hora: 18/09/2011 às 16h (horário de Brasília).
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR).
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Vicente Romano Neto (SP).
Renda/público: R$ 311.970,00 / 15.356 pagantes.
Cartões amarelos: Marcos, Diego Jussani e Souza (BAH); Gum, Fred e Fernando Bob (FLU).
Cartão vermelho: Gum, 25'/2ºT (FLU).
Gols: Souza, 28'/1ºT (1-0); Gum (contra), 12'/2ºT (2-0); Souza, 25'/2ºT (3-0).
ECB: Marcelo Lomba; Marcos, Danny Morais, Titi e Dodô; Fabinho, Helder, Fahel e Carlos Alberto (Lulinha, 2'/2ºT) (Camacho, 37'/2ºT); Jones (Diego Jussani, 29'/2ºT) e Souza. Técnico: Joel Santana.
FFC: Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Rodrigo (Fernando Bob, intervalo), Marquinho e Lanzini (Rafael Moura, 23'/2ºT); Ciro (Martinuccio, intervalo) e Fred. Técnico: Abel Braga.
Concordo com você, PC. O Bahia brigou demais o jogo todo (por vezes, exagerando na violência) e venceu o jogo.
ResponderExcluirAcho que a ausência do Mariano, a arbitragem horrorosa, um péssimo jogo do Lanzini, etc, acabaram por fazer este resultado.
ResponderExcluirOs comentaristas do PFC eram dois torcedores de botequim do Bahia. Insuportavelmente e irracionalmente parciais! Haja saco!
ResponderExcluirAcho que faltou jogar no campo do adversário, como fizemos contra são Paulo e Cruzeiro.
O time tava apático demais...
E Roberto Braatz? Daqui a pouco ele já pode ser adicionado na nossa escalação! O cara bandera 5 de cada 4 jogos nossos!
Muitos jogadores estiveram mal demais hoje. Marquinho, Fred, Gum, Lanzini...mas o problema principal acho que foi a apatia mesmo.
É que na Bahia o negócio é mais lento, painho...
ResponderExcluirCaro PC,
ResponderExcluirVc só esqueceu de dizer a causa da falta de luta, ou melhor da apatia.
A falta de luta foi devida exclusivamente à falta de preparo físico de Fred, Ciro e Marquinho depois da batalha com o Corinthians.
Quanto a Marquinho, Abel não tinha substituto, mas para Fred e Ciro tinha jogadores mais inteiros Martinuccio e Rafael Moura.
Creio que faltou coragem ao nosso treinador para bancar essas mudanças no jogo de ontem.
essa foi a tônica de meu comentário no Blog do Tricolor Verdadeiro.
Abraços e Saudações Tricolores.
Jogamos todo o primeiro tempo com lentidão, como disse o Big, sonolento. Além disso, o juiz prejudicou não marcando faltas. Mas foi bom, não perdemos o quinto lugar e deu um aviso, sem garra, vontade, não venceremos ninguém.
ResponderExcluirHélio,
ResponderExcluirTem razão. Pelo menos a escalação do Rafael Moura se mostrou óbvia durante a semana, com a lesão do Fred.
Obrigado pelo comentário!
ST!
PC