Rio de Janeiro, 9 de abril de 1995.
Antes da rodada do fim de semana, a tabela do octogonal decisivo do Campeonato Carioca de 1995 anunciava: Flamengo 9, Botafogo 7, Vasco 5, Fluminense 1. O tricolor era, portanto, a grande piada da cidade. No Maracanã, jogariam Vasco e Fluminense, e todos os especialistas cravaram a vitória do Vasco. Convenhamos: parecia mesmo um resultado tão certo quanto o nascer do sol na segunda-feira.
Começa o clássico, e logo com 10 minutos o Vasco abre o placar, com um gol contra de Djair, para aumentar a piada. Aos 23, Lima é expulso, deixando o Tricolor com um homem a menos. O jogo estava mesmo à feição para o Vasco. Mas, quando eram decorridos 39 do primeiro tempo, Lira acerta um belo chute, uma bola aparentemente impossível, e empata para o Fluminense.
Com 39 segundos da etapa complementar, o vascaíno Luisinho recebe o cartão vermelho. A igualdade numérica aumentou a esperança de uma reação tricolor, mas aos 7 minutos Valdir coloca o Vasco em vantagem novamente: 2 a 1. Seria a última pá de terra sobre o humilhado Fluminense no Campeonato Carioca de 1995...
Mas o Fluminense tem Leonardo, e quem tem Leonardo sabe que o jogo não acaba antes de terminar. Aos 20, ele entra no lugar do Super-Ézio. Aos 28, vem o empate: Ronald cruza e ele empata. Aos 40, em jogada individual, ele arruma e finaliza: era a virada épica do Fluminense. "Anula esse que eu quero ver!", pensava cada tricolor no Maracanã e fora dele, lembrando-se do gol legítimo de Renato, anulado dois minutos antes. No outro lado... "Por que fomos dispensá-lo?", pensava cada vascaíno no Maracanã e fora dele, lamentando a dispensa de Leonardo meses antes.
Fim de jogo, Fluminense 3, Vasco 2. Apesar de ter tido sua morte decretada previamente, o Tricolor segue vivo no Campeonato Carioca de 1995.
Na Gávea, o Flamengo só empatou com o Bangu (2 a 2). As manchetes de segunda-feira berraram: "o Botafogo agradece". Enquanto isso, na minha miopia tricolor, eu só percebia que os oito pontos que separavam o líder do Fluminense agora eram só seis...
PC
Ficha Técnica:
09/04/1995 - Fluminense 3 x 2 Vasco
Motivo: Campeonato Carioca de 1995 - Octogonal Decisivo.
Local: Maracanã (Rio de Janeiro).
Público: 12.809 pagantes.
Renda: R$ 165.135,00.
Árbitro: Jorge Travassos.
Fluminense: Wellerson; Ronald, Lima, Paulo Paiva e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Luis Henrique (Rogerinho); Renato e Ézio (Leonardo). Técnico: Joel Santana.
Vasco: Carlos Germano; Pimentel, Paulão, Ricardo Rocha e Cássio; Leandro, Luisinho, França e Gian (Yan); Valdir e Clóvis (Brenner). Técnico: Nelsinho.
Gols: Djair contra (10'/1T), Lira (39'/1T), Valdir (7'/2T) e Leonardo (28'/2T e 40'/2T).
Cartões amarelos: Lira, Ézio, Pimentel, Cássio, França e Gian.
Expulsões: Lima e Luisinho.
Outras fotos de Fluminense 3 x 2 Vasco, publicadas no Jornal do Brasil:
Lembro que ouvi este jogo sozinho e vibrei. Era a arrancada para o título!
ResponderExcluirEste campeonato foi histórico. Valorizo o título mais pela super arrancada do que pelo jogo final, que foi a cereja no bolo.
ResponderExcluirTalvez tenha sido o último grande campeonato carioca.
Também acho que foi o último grande Campeonato Carioca. Os 4 grandes estavam muito bem. O Vasco era o tricampeão, o Flamengo montou uma Seleção, o Botafogo já era a base que seria campeã brasileira em dezembro...
ResponderExcluir... e o Flu, bom, o Flu foi o campeão, do jeito mais "Flu" possível. :)
Caro Paulo Cezar,
ResponderExcluirPelo seu texto creio que o Time de Guerreiros nasceu bem antes do brasileirão de 2009.
Um abraço.
Valeu, Zeca. É isso aí: a vocação do Fluminense para vitórias "cardíacas" nasceu muito antes de 2009... :)
ResponderExcluirAbraço, obrigado pelo comentário!
PC
Alguém possui o terceiro gol do FLU + comemoração ??
ResponderExcluir