Mesmo com apenas um finalista conhecido (o Vasco), a FFERJ já anunciou a escala de arbitragem para a decisão da Taça Guanabara. Apitará a partida Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa. O trio é da Federação do Rio de Janeiro.
Mesmo ainda sem saber se o Fluminense disputará a final (a semifinal contra o Botafogo acontece daqui a pouco), posso dizer que a escalação de Lima Henrique dispensa comentários. Sendo o árbitro conhecidíssimo por prejudicar sistematicamente o Fluminense, trata-se de mais uma provocação a Laranjeiras, mesmo sendo o Tricolor um dos clubes fundadores da Federação, há mais de cem anos.
Até hoje, Lima Henrique apitou 14 jogos do Fluminense, dos quais o Tricolor venceu apenas 4 (houve também 3 empates e 7 derrotas). O aproveitamento em pontos do Fluminense nestas partidas é de 35,7%.
Em diversas destas partidas, houve erros clamorosos, sempre contra o Fluminense (três exemplos escandalosos: pênalti não marcado contra o Americano no Estadual de 2007; pênalti não marcado de Bruno em Digão no Fla-Flu do Brasileirão 2009; inversão de pênaltis no Fluminense x Vasco do turno no Brasileirão 2011 -
vídeos dos lances aqui).
Para efeito de comparação, de 2006 para cá o retrospecto geral do Fluminense com outros árbitros é de 390 jogos, com 179 vitórias, 107 empates e 104 derrotas: aproveitamento em pontos de 54,4%. A diferença é estatisticamente significante. (notemos ainda que quase metade dos jogos apitados por Lima Henrique foram contra equipes menores do RJ - o que deveria aumentar o aproveitamento do Fluminense sob seu apito)
Contando apenas clássicos contra Botafogo, Flamengo e Vasco, Lima Henrique apitou 8 jogos, com 1 vitória tricolor, 3 empates e 4 derrotas: aproveitamento de 25% dos pontos disputados. Com outros árbitros, desde 2006 houve 59 clássicos, com 10 vitórias tricolores, 30 empates e 19 derrotas. O aproveitamento é de 33,9% dos pontos disputados. A diferença, novamente, é estatisticamente significante. (e poderia ser maior, caso outros árbitros cariocas também não perseguissem o Fluminense)
Segue abaixo a lista dos 14 jogos do Fluminense apitados por Lima Henrique:
15/01/2006 - Fluminense 4 x 0 Portuguesa - Giulite Coutinho (Mesquita)
01/03/2006 - Fluminense 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/07/2008 - Vasco 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
PC
tem as estatísticas do soprador contra o vasco?
ResponderExcluirpc, eu queria saber se procede isso:
ResponderExcluirhttp://forum.esporte.uol.com.br/retrospecto-do-flamengo-com-marcelo-de-lima-henrique-no-apito-itchy-vb-flarcelona_t_1647509
aqui diz que aquelas estatísticas suas, de fevereiro de 2011, foram de algum botafoguense X... é só que fiquei na dúvida, achei do nada e acabei lembrando da sua matéria!
Abraço! tomara que esse cara não sacaneie a gente de novo!
Ricardo Elias, o autor destas estatísticas sou eu mesmo. O tal botafoguense só as copiou, usando até as mesmas palavras do meu original. :)
ResponderExcluirpastifício dell'amore, as estatísticas do MLH contra o Vasco:
- Flamengo x Vasco: 3 jogos, 2 vitórias rubro-negras e 1 empate.
- Fluminense x Vasco: 4 jogos, 1 vitória do Vasco e 3 empates.
- Botafogo x Vasco: 1 jogo, 1 vitória do Botafogo.
ST,
PC
Post citado no Netflu: http://netflu.com.br/n_noticias.php?notid=35851&titulo=FLU+TEM+PESSIMO+RETROSPECTO+COM+O+ARBITRO+DA+FINAL+DO+CARIOCA
ResponderExcluir