quinta-feira, 6 de junho de 2013

Resenha: Coritiba 2 x 1 Tricolor


O pior da derrota do Fluminense em Curitiba é a constatação de que dominamos quase todo o jogo. O onze tricolor começou devagar, sofreu o primeiro gol, mas depois disso envolveu completamente o Coritiba.  Empatou com Carlinhos de cabeça, e poderia ter virado o jogo algumas vezes. Samuel, Rafael Sobis e o próprio Carlinhos desperdiçaram oportunidades cristalinas de marcar o gol da vitória. O arco dos anfitriões ali, escancarado, pedindo para ser vazado, e o Fluminense se recusando a virar o jogo.

E aí quem não faz leva. Aos 42 minutos do segundo tempo, o genial Alex se desmarcou e acertou um pombo sem asa de fora da área. Era o gol que decretava a vitória do Coritiba, e a primeira derrota do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2013. Vamos dormir tristes nesta noite de quinta-feira, com a certeza de que poderíamos ter saído do Couto Pereira com os três pontos de uma vitória. Mas faltou quem empurrasse a bola para as redes. Faltou Fred, que está servindo à Seleção Brasileira.

Com o tropeço, os dois próximos jogos ganham mais peso. Para o Fluminense terminar bem essa primeira parte do Campeonato, antes da pausa para a Copa das Confederações, passa a ser fundamental vencer as duas partidas, contra o Goiás em Macaé, e contra a Portuguesa em São Paulo. Se conseguirmos os seis pontos, estaremos bem encaminhados na luta pelo quinto caneco.

Minha sugestão é que, nos próximos dias, Abel Braga faça o elenco treinar finalizações. E treine muito, porque um time de futebol que se preze tem que saber fazer gols.

PCFilho

Vídeo patrocinado: Hyundai HB20, Maracanã e Fred!


10 comentários:

  1. Falou tudo!

    O time jogou com postura de campeão brasileiro que é. Dominou a partida.
    Mas desperdiçou muitas chances claras de gol. Numa bobeira da marcação o Alex decidiu.

    Só faltou mesmo caprichar nas finalizações.

    ResponderExcluir
  2. Big,

    Discordo. Acho que Ricardo Berna teve até uma boa atuação hoje. O gol do Alex é mais culpa da marcação que do Berna.

    ResponderExcluir
  3. Discordo, Big.

    Berna fez duas importantes defesas. Não culpo ele de tomar aquele gol. A defesa abriu e o Alex mandou um balaço.

    Pra mim o grande erro do lance foi os três marcadores irem em cima do passador e largarem o Alex sozinho. Naquela zona do campo, era só não abrir que não aconteceria nada. Foi justamente o que o trio ternura não fez.

    ResponderExcluir
  4. Falha feia no gol do Alex, primeiro gol foi defensável.

    ResponderExcluir
  5. Big, no primeiro gol o cara tava na cara do gol, sem marcação.

    Nesses casos, não existe falha do goleiro. O que ele fizer é milagre...

    ResponderExcluir
  6. A bola foi em cima dele, as duas foram em cima dele.

    ResponderExcluir
  7. O time precisa de um reserva para o Fred. Samuel é muito pouco!

    E o TN10, o que era aquilo? Não joga nada faz tempos!

    ST

    ResponderExcluir
  8. Nos dois gols, Ricardo Berna poderia ter defendido. Mas isso não significa que falhou, pois os dois eram lances difíceis. Pra mim, em ambos os lances, a culpa é muito mais dos marcadores que deixaram a situação clara de gol acontecer.

    E no contexto geral do jogo, a culpa pelo resultado é mais dos atacantes que perderam os gols feitos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da atuação do time ontem. Certamente foi melhor e merecia ter vencido mas, em muitos jogos, um time que parece ser dominado pode acabar decidindo o jogo graças a um fator de desequilíbrio que, no jogo de ontem, foi o Alex (e um pouco a falha do Ricardo Berna no segundo gol). O Fluminense é um time bem arrumado e com bons jogadores em quase todos os setores (se comparados com os outros times), mas hoje o único jogador do Fluminense que pode desequilibrar uma partida é o Fred. Para a abertura do mercado europeu, o Fluminense precisa dar um jeito de se livrar do Deco e trazer um reforço de peso para o meio (acho que todos concordamos que o reforço ideal seria o Rei Dario). Este tipo de jogador pode garantir uma vitória numa noite em que o time não estiver bem no coletivo.

    Voltando ao jogo, talvez seja prematuro falar pois foi o único que vi com essa formação, mas também pelo que li sobre o jogo contra o Criciuma imagino que essas mexidas do Abel tenham melhorado o time significativamente.

    Para mim parecia óbvio que todos os setores afetados pelas mexidas do Abel fez no time, inclusive as involuntárias como a ausência do Jean e Nem, eram exatamente os que vinham prejudicando o time na Libertadores. O que me impressiona é como normalmente entre os times e os técnicos daqui (não apenas com o Abel) essas tendências são identificadas por quem está de fora (torcida, jornalistas) muito antes dos técnicos. Não sei se isso acontece pelo fato de o técnico acompanhar os jogadores todos os dias e essas diferenças de rendimento serem pouco perceptíveis no dia a dia ou por medo de arriscar ou simplesmente por incompetência dos técnicos.

    O que eu sei é que, com o time de ontem mais o Fred e o Cavalieri, o Fluminense não teria sido desclassificado pelo Olímpia na semana passada.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.