|
Maria Gaetana Agnesi (Science Photo Library). |
Nesta sexta-feira, 16, o Google está homenageando o 296º aniversário de Maria Gaetana Agnesi, uma das mentes mais brilhantes da história da ciência. Nascida em Milão, a 16 de maio de 1718, filha de Pietro Agnesi - um professor de matemática na Universidade de Bologna -, Maria Gaetana Agnesi dava ainda criança demonstrações fenomenais de inteligência.
Aos 9 anos, traduziu para o latim o discurso de um de seus tutores, defendendo que as mulheres também deveriam ter direito a estudar, e o recitou decorado para uma audiência de acadêmicos, organizada por seu pai. Além de italiano e latim, ainda criança Maria aprendeu grego, hebreu, francês, espanhol e alemão. E ela não se destacava apenas na área das línguas: era considerada também um prodígio em Matemática, Física e Filosofia.
Em 1738, aos 20 anos, Maria Gaetana publicou a obra Propositiones Philosophicae, uma compilação com 191 teses filosóficas que ela defendera publicamente na presença de importantes convidados conterrâneos e estrangeiros.
Em 1748, aos 30 anos, ela publicou os dois volumes da obra Istituzioni Analitiche ad uso della Gioventù Italiana, na qual abordou temas de Álgebra, Geometria e Cálculo Infinitesimal. Este livro causou grande sensação na época, por ter sido uma publicação feita por uma mulher, e desenvolvida com maestria, envolvendo questões matemáticas avançadas e difíceis.
No segundo volume de
Istituzioni Analitiche, ela fez uma detalhada análise da curva cartesiana
x²y + a²y =a³, que passou a ser conhecida como
Curva de Agnesi, e que ilustra o logotipo do Google hoje. Mais detalhes matemáticos sobre a curva podem ser encontrados
na Wikipedia em inglês.
|
Doodle do Google em homenagem a Maria Gaetana Agnesi. |
Por volta de 1750, o pai de Maria Gaetana adoeceu, e ela passou a ocupar sua cátedra na Università di Bologna (a universidade mais antiga do Ocidente, fundada em 1088). Em 1756, Maria Gaetana colaborou enormemente para a comunidade científica europeia, ao publicar a primeira tradução francesa dos Principia de Isaac Newton.
Utilizando sua inteligência e seu talento monumentais, Maria Gaetana conseguiu integrar todo o conhecimento sobre o Cálculo da época, de maneira clara. Ela é reconhecida como a primeira mulher matemática a ter produzido textos de alta qualidade científica.
Anos mais tarde, ela abandonou a docência e recolheu-se a um convento, para se dedicar aos que sofriam de doenças graves. Doou sua fortuna e os últimos anos de sua vida ao Pio Istituto Trivulzo, hospital da cidade, tendo chegado até a pedir esmolas na rua para tratar de seus doentes.
Maria Gaetana Agnesi faleceu em 9 de janeiro de 1799, aos 80 anos, em seu hospital. Mas seu brilhantismo como cientista e suas virtudes como ser humano jamais serão esquecidos.
PCFilho
PS: hoje também é o 196º aniversário de minha querida Nova Friburgo...
|
Nova Friburgo, RJ, fundada em 16/05/1818. |
Não tem nada a ver com o post PC, mas o que escrevi sobre a imprensa esportiva lusa é isso na imagem abaixo.
ResponderExcluirDomingo, benfica e Rio Ave jogam a final da taça de portugal...já viu as letras garrafais de "apoio incondicional" a determinado clube?
Consegue ver alguma coisa sobre o outro finalista, o rio ave, na capa?
http://www.abola.pt/wset/wfotosdia/pagina.html
Não tenho pena nenhuma desses caras, e vou repetir a frase mais escrita em Portugal desde 4ª feira:
OBRIGADO BELA GUTTMAN:-)
RBN, colei seu comentário lá no post sobre o Béla Guttmann. :-)
ResponderExcluir