sexta-feira, 16 de maio de 2014

Maria Gaetana Agnesi

Maria Gaetana Agnesi (Science Photo Library).

Nesta sexta-feira, 16, o Google está homenageando o 296º aniversário de Maria Gaetana Agnesi, uma das mentes mais brilhantes da história da ciência. Nascida em Milão, a 16 de maio de 1718, filha de Pietro Agnesi - um professor de matemática na Universidade de Bologna -, Maria Gaetana Agnesi dava ainda criança demonstrações fenomenais de inteligência.

Aos 9 anos, traduziu para o latim o discurso de um de seus tutores, defendendo que as mulheres também deveriam ter direito a estudar, e o recitou decorado para uma audiência de acadêmicos, organizada por seu pai. Além de italiano e latim, ainda criança Maria aprendeu grego, hebreu, francês, espanhol e alemão. E ela não se destacava apenas na área das línguas: era considerada também um prodígio em Matemática, Física e Filosofia.

Em 1738, aos 20 anos, Maria Gaetana publicou a obra Propositiones Philosophicae, uma compilação com 191 teses filosóficas que ela defendera publicamente na presença de importantes convidados conterrâneos e estrangeiros.

Em 1748, aos 30 anos, ela publicou os dois volumes da obra Istituzioni Analitiche ad uso della Gioventù Italiana, na qual abordou temas de Álgebra, Geometria e Cálculo Infinitesimal. Este livro causou grande sensação na época, por ter sido uma publicação feita por uma mulher, e desenvolvida com maestria, envolvendo questões matemáticas avançadas e difíceis.

No segundo volume de Istituzioni Analitiche, ela fez uma detalhada análise da curva cartesiana x²y + a²y =a³, que passou a ser conhecida como Curva de Agnesi, e que ilustra o logotipo do Google hoje. Mais detalhes matemáticos sobre a curva podem ser encontrados na Wikipedia em inglês.

Doodle do Google em homenagem a Maria Gaetana Agnesi.

Por volta de 1750, o pai de Maria Gaetana adoeceu, e ela passou a ocupar sua cátedra na Università di Bologna (a universidade mais antiga do Ocidente, fundada em 1088). Em 1756, Maria Gaetana colaborou enormemente para a comunidade científica europeia, ao publicar a primeira tradução francesa dos Principia de Isaac Newton.

Utilizando sua inteligência e seu talento monumentais, Maria Gaetana conseguiu integrar todo o conhecimento sobre o Cálculo da época, de maneira clara. Ela é reconhecida como a primeira mulher matemática a ter produzido textos de alta qualidade científica.

Anos mais tarde, ela abandonou a docência e recolheu-se a um convento, para se dedicar aos que sofriam de doenças graves. Doou sua fortuna e os últimos anos de sua vida ao Pio Istituto Trivulzo, hospital da cidade, tendo chegado até a pedir esmolas na rua para tratar de seus doentes.

Maria Gaetana Agnesi faleceu em 9 de janeiro de 1799, aos 80 anos, em seu hospital. Mas seu brilhantismo como cientista e suas virtudes como ser humano jamais serão esquecidos.

PCFilho

PS: hoje também é o 196º aniversário de minha querida Nova Friburgo...

Nova Friburgo, RJ, fundada em 16/05/1818.

2 comentários:

  1. Não tem nada a ver com o post PC, mas o que escrevi sobre a imprensa esportiva lusa é isso na imagem abaixo.

    Domingo, benfica e Rio Ave jogam a final da taça de portugal...já viu as letras garrafais de "apoio incondicional" a determinado clube?
    Consegue ver alguma coisa sobre o outro finalista, o rio ave, na capa?


    http://www.abola.pt/wset/wfotosdia/pagina.html

    Não tenho pena nenhuma desses caras, e vou repetir a frase mais escrita em Portugal desde 4ª feira:
    OBRIGADO BELA GUTTMAN:-)

    ResponderExcluir
  2. RBN, colei seu comentário lá no post sobre o Béla Guttmann. :-)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.