terça-feira, 3 de junho de 2014

Copa do Mundo - Jogadores que atuaram por duas seleções diferentes

Ferenc Puskás, lenda húngara que atuou pela Espanha.

Alguns atletas entraram para a história da Copa do Mundo de maneira peculiar: tendo atuado por duas seleções diferentes. Hoje, a FIFA tem regras estritas, que "quase proíbem" um atleta de mudar de seleção nacional durante a carreira. Mas nem sempre foi assim...

Em 1934, Attilio Demaría e Luis Monti foram convocados pela Itália para disputar a Copa do Mundo. Quatro anos antes, haviam defendido a Argentina vice-campeã mundial.

No Mundial de 1938, Josef Stroh, Franz Wagner, Willibald Schmaus e Rudolf Raftl, que haviam defendido a Áustria em 1934, estavam na seleção da Alemanha.

Em 1962, no Chile, aconteceram os três casos mais famosos. A Itália contava com José João Altafini, o Mazzola, que havia sido campeão pelo Brasil em 1958. Já a Espanha tinha em sua seleção dois "reforços estrangeiros": Ferenc Puskás (que defendera a Hungria em 1954) e José Santamaría (que atuara pelo Uruguai em 1954).

A partir do Mundial de 1966, as "transferências" foram proibidas, e os únicos casos que aconteceram foram devidos à desintegração da antiga Iugoslávia. Em 1990, os croatas Robert ProsinečkiDavor ŠukerRobert Jarni e Alen Bokšić defenderam a Seleção da Iugoslávia em sua última Copa do Mundo como nação unificada. Os quatro viriam a defender a Croácia posteriormente: Robert Prosinečki em 1998, Davor Šuker e Robert Jarni em 1998 e 2002, e Alen Bokšić em 2002.

Dos atletas acima, apenas cinco de fato entraram em campo pelas duas seleções em Mundiais: Luis Monti, Ferenc Puskás, José Santamaría, Mazzola e Robert Prosinečki.

Mazzola é o único dos "jogadores binacionais" a ter conquistado a Copa do Mundo (pelo Brasil, em 1958). Robert Prosinečki é o único a ter marcado gol por duas seleções diferentes em Copas do Mundo (em 1990, marcou pela Iugoslávia contra os Emirados Árabes Unidos; em 1998, marcou pela Croácia contra Jamaica e Holanda).

A seleção da Rússia é considerada pela FIFA como a continuação da União Soviética, assim como a Alemanha da Alemanha Ocidental, e a Sérvia da Iugoslávia. Assim, casos destes três países não foram considerados neste post.

PCFilho

4 comentários:

  1. Em 1938, pelo que sei, alguns jogadores da Áustria foram incorporados pela Alemanha Ocidental devido à anexação territorial da Áustria executada por Hitler.

    Isso gera o primeiro e talvez único WO das Copas quando a Áustria não entra em campo pela primeira rodada de 38.

    Aí vai a pergunta: Esses 4 relatados estavam na Áustria de 38 e foram incorporados ou já defendiam a Alemanha antes desse evento?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, locemar.

    De fato, o jogo Suécia x Áustria estava programado para o dia 05/06/1938, no Stade Gerland, em Lyon, e não aconteceu por desistência da Áustria.

    A anexação da Áustria pelo III Reich se deu em 12/03/1938, portanto menos de 3 meses antes do Mundial na França.

    A Alemanha acabou perdendo na primeira fase mesmo, para a Suíça, e não utilizou nenhum dos 4 atletas austríacos.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que já vi em documentários, os jogadores foram realmente forçados a defender a seleção alemã.

    Ótimo tema o post. E, sobre a Iugoslávia, embora a separação tenha sido positiva para os países no sentido de preservar as suas diferenças culturais, foi desastrosa para o futebol.

    Imaginem o estrago que uma seleção com Stojkovic, Boksic, Prosinecki, Jarni, Boban, Suker, Savicevic, Mihajlovic, Stankovic, Mijatovic, entre outros teria feito na Copa de 94 ou 98.

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, Pedro. Se a Croácia sozinha já chegou à semifinal em 98... Imagine reforçada...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.