|
Foto: Photocamera. |
Amigos, só se passaram treze rodadas, mas afirmo desde já: o Fluminense é o time que joga diferente no Campeonato Brasileiro.
Sim, há o excelente Cruzeiro, que é o líder, que sufoca o adversário com uma marcação implacável, que chega rápido ao ataque, que é letal como uma adaga afiada. Não estou desmerecendo o atual campeão, que é um timaço, totalmente capaz de levantar o bi.
Mas repito: é o Fluminense que joga diferente, é o Fluminense que joga bonito. É o Fluminense que joga esse futebol solidário, em que a troca de passes é a prioridade, com inspiração evidente no tiki-taka de Josep Guardiola, que fez de Espanha e Alemanha as últimas campeãs do mundo.
Já escuto alguns sabichões torcendo o nariz: "o Fluminense finaliza pouco". Talvez finalize pouco mesmo, é verdade, mas finaliza bem, finaliza bem demais. O onze tricolor roda, roda, roda, e de fato só chuta ao gol quando a oportunidade se abre como uma janela de jardim.
Mas a troca de passes do Fluminense é muito envolvente. O bom time do Goiás, uma das melhores defesas do Campeonato, entrou na roda de bobo e não conseguiu sair. Amigos, nos dois gols tricolores, nossos jogadores praticamente entraram com bola e tudo. E com vinte minutos de jogo já vencíamos por dois a zero, diante de 40 mil animados adeptos no Maracanã.
Darío Conca é o maestro da troca de passes: é ele quem comanda o espetáculo, com a categoria que lhe é característica. Foi dele o passe decisivo, a assistência magistral para o gol inaugural, marcado pelo polivalente Cícero. Nunca é demais: um viva à Nossa Majestade, o Rei Darío Leonardo Conca Primeiro e Único!
Foi de Darío Conca, também, o segundo gol, embora a súmula marque um insosso "gol contra de David". Ah, mas o argentino nem encostou na bola, dirão alguns. Ao que eu respondo: estão vendo como ele é craque? Darío Conca consegue marcar um gol sem encostar na bola, amigos! É ou não é um autêntico gênio, o Rei de Laranjeiras?
Por fim, peço aplausos para Cristóvão Borges, o homem que fez deste onze tricolor uma máquina de jogar bola. Bem aventurada é a torcida que tem um cérebro destes comandando seu time.
Sábado tem mais, de novo no Maracanã, contra o Coritiba. Já prevejo uma multidão épica subindo as rampas do grande templo do futebol. Nos vemos lá!
PCFilho
Notas do onze:
Diego Cavalieri - 8,0
Bruno - 7,0
Gum - 8,5
Henrique - 8,5
Carlinhos - 7,0
Edwin Valencia - 8,5
Jean - 7,5
Wagner - 7,0
(Rafinha) - 6,0
Darío Conca - 10,0
Cícero - 9,0
(Chiquinho) - 6,0
Rafael Sobis - 8,5
(Fred) - 6,0
T. Cristóvão Borges - 9,0
Árbitro Héber Roberto Lopes - 5,5
A previsão de público era de 55.000 e se deu 40.000, pode-se colocar isto na conta do Maracanã, pois a pane em seu sistema sábado afugentou milhares de pessoas, aterrorizadas com a possibilidade de pegarem filas gigantescas.
ResponderExcluirQuem pagará esta conta?
Por que o Flu jogará novamente em horário escroto?
Outra: o público PAGANTE do jogo do São Paulo sábado foi de 43.000 e pouquinho, segundo o Tempo Real do site Globoesporte que cobriu esta partida.
Tem muita gente comunicando o público PRESENTE de 46.000 e pouco como se fosse o PAGANTE, para tentar atribuir a este jogo o recorde de PAGANTES, até porque em públicos presentes o Flu está dando um banho!
É IMPRESSIONANTE como aqueles dois neguinhos me emocionam até hoje, passados 30 anos...
ResponderExcluirFiquei literalmente arrepiado com a homenagem do Fluminense ao Casal 20, com aquelas imagens no telão do Maraca, vendo torcedores jovens, que talvez nem fossem nascidos ou eram bebês quando eles jogavam, com lágrimas nos olhos, uma coisa impressionante mesmo...
Eu tive a sorte de estar lá na arquibancada e ser testemunha ocular da história.
Vi o gol de 1983, onde 2 ou 3 minutos antes na arquibancada, um crioulo tipo armário passou com a namorada gostosíssima em frente a outro crioulo também tipo cofre-forte que ao se levantar, sem querer esbarrou nela, derramando o copo de cerveja.Sururu à vista bem na minha frente, a um mísero degrau de distância(naquela época a arquiba era de cimento, não havia cadeiras), os negões discutindo em voz altíssima e quase partindo pra uma briga que eu diria ciclópica, e a namorada no meio tentando apaziguar as coisas.Eu pensei:vou vazar rapidinho senão vai sobrar pra mim:-)
De repente, todo mundo levantou e começou a gritar:VAI ASSIS, VAI ASSIS, VAI ASSIS... E GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLL!!!
PC acredite, devido à ameaça de confusão na minha frente, eu não vi o lançamento de Delei, só vi Assis livre em frente ao Raul e foi uma explosão de alegria, uma apoteose de felicidade, indescritível, arrepia até hoje...e o melhor de tudo:quando acabou o jogo, e a euforia acalmou uns 20 minutos depois, os dois "brigões" estavam sentados um ao lado do outro, pedindo desculpa ao outro, e vice-versa, como se amigos fossem desde a maternidade, coisa de cinema.
Essa é a minha melhor memória desse jogo em que a torcida mulamba soltou um urubu em campo, mas o nosso raçudo lateral direito Aldo conseguiu apanhar o bicho... foi aí que começamos a vencer este inesquecível fra-Flu...depois dou mais detalhes...
Sobre o jogo de ontem, falo mais tarde, por agora estou viajando em 1983 por causa daqueles dois neguinhos imortais, eternos...
Assis e Washington foram demais mesmo. Uma das maiores duplas da história do futebol brasileiro.
ResponderExcluirJustíssima a homenagem de ontem. Aliás, esses dois deveriam ser homenageados todo jogo. :)
O time tá jogando demais. Mas falta o cara agudo pros contra-ataques depois que abrimos vantagem. Também precisamos de algumas peças de reposição...o papo já é o mesmo desde antes da Copa: Wellington Nem, plano B pra Wellington Nem, lateral esquerdo...e até agora NADA. Planejamento de elenco bem fraco.
ResponderExcluirO trabalho do Cristóvão é irretocável, já o da diretoria...
Rbn, não fui ao Maraca e no gol de Assis lembro que berrei da janela do ap no Méier. Esqueci que meu avô estava doente e era Flamengo (mas não fanático). Mas não deu pra segurar.
ResponderExcluirEsse horário é ruim, mesmo. Poderia ser 17 ou 17:30! Mas até eu, que ando afastado dos estádios, estou com vontade de ir...
O nosso onze rs está jogando muito. O Gum cresceu, Sóbis hoje é titular (Fred no banco!), Conca dispensa comentários, Valência quem diria, está jogando... Precisamos de banco, realmente. Chiquinho é esforçado e só. Não temos opções e o Cristóvão é ótimo mas não é mágico. Mas dá pra sonhar...
E o último jogo dos dois turnos é Flu x Cruzeiro. Coincidência?
ST
SOBRE O BORDERÔ DO JOGO DO SÃO PAULO CONTRA O CRICIÚMA:
ResponderExcluirhttp://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a#.U9_5rmOB_Sg
No sábado o site Globoesporte (Tempo real) informou o público PAGANTE de 43.075, com o twitter oficial do São Paulo informando o público PRESENTE de 46.512, que transformado em pagante, seria o maior do campeonato, o que se confirmou depois com o borderô publicado pela CBF.
Analisando o borderô:
1) A alínea CAMAROTE TÉRREO - VENDA PROIBIDA - 2.329 ingressos a R$ 5,00 (mas não é VENDA PROIBIDA, COMO CONSTA?).
2) 2.000 ingressos (2.000, REDONDO) de crianças, a R$ 1,00 cada.
Estranho, muito estranho.
Alexandre, pra encerrar essa discussão de públicos, vamos botar logo 60 mil contra o Coxa! :)
ResponderExcluirA questão do atacante de velocidade é a seguinte, ou traz alguém de alto nível ou usemos o que temos pois para trazer meia boca é melhor não trazer.
ResponderExcluirLateral esquerdo tá se mostrando menos necessário pelo fato do Fernando estar bem nos treinos e isso deixa a situação da reserva do Carlinhos na mesma.
O time está muito bem, o toque de bola, movimentação coletiva, compactação, etc, tudo nos conformes. O trabalho do Cristovão é impressionante e gostaria de ver o uso de moleques como o Robert e Higor neste time, acho que eles podem encaixar bem.
PC, o Cristóvão Borges foi a segunda melhor contratação do ano(a primeira foi a do argentino amigo)
ResponderExcluirPC, há tempos não escrevo aqui, confesso que estava cético para essa temporada, mas o Cristóvão realmente mostrou o que é ser técnico de um time de futebol - aproveitar o melhor do grupo!
ResponderExcluirO jogo de ontem só poderia ter sido 2x0 para homenagear o casal 20!
ST Fernando.
Comentário do rbn - emocionante!
ResponderExcluirÓtimo post Pc, Fluminense com direito a show do Conca fez uma baita primeira etapa e a segunda só administrou.
ResponderExcluirAgora zona mesmo foi com o pessoal tendo dificuldades pra comprar ingresso, e não me surpreende a falta de promessa cumprida vinda da diretoria do clube.
Abraço
Igor(@igorsausmikat)
meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter o blog é o @blogdoigor05
Igor, obrigado pelo prestígio.
ResponderExcluirDe fato, lamentável a dificuldade do torcedor para comprar um simples ingresso. Nossos dirigentes parecem SE ESFORÇAR para dificultar nossa vida, coisa de louco.
E isso num jogo de 40 mil pessoas, metade da capacidade do Maracanã. Imagina quando for lotar o estádio...
Fernando "uaiflr",
ResponderExcluirEspero que esteja pelo menos lendo os posts. Afinal você é um dos meus 7 leitores fieis. rsrs.
Comente mais vezes.
E sim, as histórias de arquibancada do RBN são sempre muito boas. Ele deveria nos contar onde estava quando Washington fez aquele gol SURREAL contra o Vasco em 1987, driblando duas vezes o Acácio.
Conta aí, RBN!
Pronto, agora o Mago está jogando contra nós, mais um que pouco joga e já vai embora!
ResponderExcluir"Deco intermedeia proposta, e Flu analisa chance de negociar Kenedy".
Palavras de Cristóvão sobre a parada para a Copa: "Foi aprimorar as coisas que já vínhamos fazendo antes da Copa. Praticamos muitos treinos técnicos."
Isso é ser treinador, não se faz um time campeão só com rachões!
Sobre o atacante, concordo com o bigmontz. Ou vem pra ser titular, ou é melhor aproveitar o que já temos.
ST
Leandro,
ResponderExcluirCristóvão está mesmo se mostrando um excelente treinador. A evolução do time sob seu comando é espantosa.
E sim, já está claro que ele aproveitou a parada da Copa muito bem.
Ao contrário do ano passado, quando na pausa para a Copa das Confederações, a galera foi passear na Disney e voltou batendo uma bolinha de dar dó...
Se usarmos o que temos não seremos campeões de modo algum. Nosso time titular tá ótimo, mas o elenco é fraco. E este campeonato só se ganha com elenco.
ResponderExcluirEu também acho que precisamos de reforços, venham para ser titulares ou não.
ResponderExcluirO time tá funcionando redondinho, mas uma lesão ou suspensão de qualquer titular e acho que teremos problemas.
Quando Wagner saiu do time antes da Copa, já sofremos um bocado...
Pois é, e só se fala em saída de jogador. Contratar, nada...
ResponderExcluirPois é... Hoje saiu a notícia de que Samuel será emprestado para o Goiás. Michael também foi emprestado...
ResponderExcluirSó eu acho que é totalmente possível Fred e Walter se machucarem simultaneamente? E aí o improvisado Rafael Sobis passa a ser a única opção de centroavante.
O elenco está no limite... acorda, diretoria!!!
Este foi o 50º jogo do confronto Fluminense x Goiás, e a 20ª vitória do Fluminense. Houve também 15 empates e 15 triunfos do Goiás.
ResponderExcluirNestas 50 partidas, o Tricolor marcou 73 gols, e o Esmeraldino balançou as redes 75 vezes.