sábado, 6 de abril de 2019

Há 100 anos, no dia 6 de abril de 1919, era realizada a 1ª transmissão civil de rádio do Brasil


Quem é fã de futebol e tem mais de trinta anos, como eu, certamente tem uma relação apaixonada com o rádio, que até a década de 1990 era o jeito mais popular de acompanhar os jogos do nosso bom, velho e violento esporte bretão.

Para os amantes do rádio, este sábado é uma data comemorativa porque, há exatamente um século, foi realizada a primeira transmissão civil de rádio do Brasil. Ou melhor, a primeira transmissão de telegraphia sem fio.

A convocação para a fundação do Rádio Club de Pernambuco.
Diário de Pernambuco, 06/04/1919.

A façanha foi realizada há exatos cem anos, no domingo, 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na sede da Escola Superior de Electricidade (Ponte d'Uchôa), no Recife, pela Rádio Club de Pernambuco, liderada pelo radiotelegrafista Augusto Joaquim Pereira.

É verdade que o alcance da transmissão ainda era bastante limitado, mas isto não tira o pioneirismo dos rapazes pernambucanos. O primeiro passo é sempre o mais difícil, como dizem sabiamente.

Três anos e cinco meses depois, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro faria a primeira transmissão interestadual de rádio, durante a comemoração do centenário da Independência no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922. Além da então capital federal, as cidades de Niterói, Petrópolis e São Paulo puderam ouvir em grandes alto-falantes, ao vivo, o discurso do presidente Epitácio Pessoa.

As primeiras instalações da Rádio Club funcionaram no Parque Treze de Maio. Nos primeiros anos, usando discos emprestados, a Rádio Club transmitia óperas e recitais, que podiam ser ouvidos através de um rádio receptor artesanal com fones de ouvido. Em 1922, Oscar Moreira Pinto se juntou à Rádio Club e, um ano depois, ela passou a operar com recursos próprios, na avenida Cruz Cabugá.

Dois dos pioneiros da Rádio Club: Oscar Moreira Pinto e Valdemar de Oliveira.

A instalação de um equipamento de 10 watts, em fevereiro de 1923, enfim permitiu que a Rádio Club fosse sintonizada no Centro do Recife, representando um marco definitivo na história da radiodifusão nacional.

A primeira transmissão de uma partida de futebol pelo rádio, ou pelo menos a que entrou para a história como tal, foi a da vitória da Seleção Paulista sobre a Seleção Paranaense por 6 a 4, pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em 19 de julho de 1931, na Chácara da Floresta, em São Paulo.

Nos anos 1930, as transmissões de jogos de futebol ao vivo pelo rádio se tornariam frequentes. Numa simbiose, ao longo das décadas seguintes o rádio e o futebol se transformariam em duas paixões nacionais que se alimentavam uma à outra – o rádio popularizando o futebol, o futebol popularizando o rádio.

Hoje, mesmo com o acesso universal à televisão e à internet, as transmissões de futebol pelo rádio sobrevivem, contrariando a lógica. Será que, daqui a cem anos, ainda haverá quem prefira as ondas do rádio?

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.