segunda-feira, 22 de março de 2010

Vitória em Volta Redonda

(resenha feita para o Pavilhão Tricolor, e para o blog Gol de Letras)

Amigos, continuou ontem a maratona de jogos contra as equipes de menor investimento do futebol do Rio de Janeiro. O Fluminense foi a Volta Redonda, enfrentar o Resende do técnico Ailton. Me pergunto: será que os tricolores mais novos sabem quem foi Ailton, quem é Ailton? Em 25 de junho de 1995, um certo Fla-Flu entrou para a história. Era a decisão do Campeonato Carioca, o empate era do Flamengo. O Fluminense fez 1 a 0 com Renato, e 2 a 0 com Leonardo. Mas o Flamengo lançou-se todo para o ataque, Romário fez um, Fabinho fez outro, e o 2 a 2 levava a taça para a Gávea. A expulsão de Lira parecia o fim do Tricolor. Mas, aos 42 minutos do segundo tempo, Ronald acionou Ailton do Acari, e ele edificou o lance eterno. No chute cruzado, Renato meteu a barriga na bola, e destruiu o centenário rubro-negro. Desde então, a taça de 1995 repousa feliz na rua Álvaro Chaves.

Desculpem-me os parênteses, mas a figura de Ailton sempre evoca a lembrança. Voltemos ao jogo contra o Resende. Sem Fred, lesionado, o técnico Cuca lançou André Lima. E o centroavante reserva mostrou que poderia ser titular. Em grande tarde/noite, André Lima assinalou os dois gols do Fluminense em Volta Redonda, ambos no primeiro tempo. O primeiro, de cabeça, após bola cruzada na medida por Mariano. O segundo, enchendo o pé em um rebote. Depois disso, na segunda etapa, o Resende ainda descontou com Tiago Bastos, em chute de longe (um frango de Rafael). Cabe ressaltar que, na minha visão, Rafael ainda tem crédito. Falhas acontecem, nosso goleiro é um ser humano. Quando o árbitro apitou o final da partida, o placar de 2 a 1 alçou o Fluminense de volta à liderança do grupo. (dividida com o Flamengo, que empatou com o Botafogo no jogo seguinte)

A próxima semana tem mais dois jogos do Tricolor pelo Campeonato Carioca: na quarta-feira o Madureira, e no domingo o Vasco. A classificação às semifinais está praticamente assegurada, mas duas vitórias viriam em excelente momento, para confirmar a boa fase. Sei que Fred é um desfalque considerável, mas o Fluminense precisa saber jogar sem Fred. Posso abrir mais parênteses?

Em 1970, tivemos o Campeonato Brasileiro mais acirrado de todos os tempos. Havia o Cruzeiro de Tostão, o Santos de Pelé e Carlos Alberto, o Corinthians de Rivellino, o São Paulo de Gérson, o Botafogo de Jairzinho, o Palmeiras de Ademir da Guia. O Fluminense era menos cotado que todos eles. Mas o Tricolor tinha o centroavante Flávio, artilheiro nato, de qualidade indiscutível. Com os gols do Minuano, o Fluminense se garantiu no quadrangular final, contra todos os prognósticos. Quando chegou a notícia da lesão de Flávio, todos pensaram que seria o fim do Fluminense. Mas na reserva tínhamos Mickey. E foi ele o herói do título, marcando os gols decisivos contra Palmeiras, Cruzeiro e Atlético.

Perceberam? Para ser campeão brasileiro em 1970, o Fluminense precisou saber jogar sem Flávio. Para levantar taças quarenta anos depois, o Tricolor precisará aprender a jogar sem Fred. André Lima merece crédito. Que ele se inspire em Mickey, pois podemos precisar dos seus gols em 2010.

PC
(o crédito da foto é do Globoesporte)

16 comentários:

  1. gostei!!
    e verdade,precisamos aprender a jogar sem fred,se bem que nao tem sido dificil essa tarefa,nosso craque de vidro tem ajudado..rs

    ResponderExcluir
  2. PC, a despeito dos dois gols a atuação do André Lima não foi das melhores. O Cuca deve dar um voto de confiança a dupla Alan e WS.

    Outro ponto é: Que arbitragem bizonha! Em certo momento do jogo a impressão era que o juizeco queria parar o Flu. Uma dúzia de faltas mal marcadas e ainda um impedimento do WS que o bandeira devia estar olhando pra arquibancada pra ter marcado.

    ST

    ResponderExcluir
  3. 3 zagueiros, 2 volantes e um dois a um suado. Ganahr dos pequenos é obrigação. Mas custa ganahr e jogar bem?
    Me pergunto quantos gols o Santos teria feito no Rezende.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo no que diz respeito ao goleiro. Não sinto segurança nele.
    André Lima sempre foi muito criticado, respondeu em campo, 2 gols! Mas Fred é Fred!
    Conca pra variar dando show! Sabe aquela história de que jogador qdo muda de time não atua tão bem no novo clube?! Alguém tem q bombardear isso no ouvido do Conca antes q o Horcades venda o argentino. Aí ele fica no flu pra sempreeee!!!hahaha!
    Eu nunca esquecerei do Ailton + Renato Gaúcho acabando com o Fla. "Urubu otário, sou campeão no ano do seu centenário"
    ST

    ResponderExcluir
  5. Thiaguinho, Diguinho e, agora, André Lima.

    ResponderExcluir
  6. pode divulgar, amigo tricolor:?

    http://umtantonadaassim.blogspot.com/2010/03/andre-andre.html

    ResponderExcluir
  7. André Lima fez o que tinha que fazer, GOLS. Pra mim foi brilhante.

    ResponderExcluir
  8. Sei q não estamos aqui pra falar de flamengo, mas quem ainda não be leia e repasse. Que nojoooooooo
    http://odia.terra.com.br/portal/ataque/flamengo/html/2010/3/as_noites_de_arromba_na_corte_imperial_69159.html

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pelos comentários. Desculpem-me por não poder responder individualmente.

    Fernanda, eu já tinha visto esse link. Muito baixo nível... hehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Domingo, 21 Março 2010 21:15 Antonio Henrique
    Esse time parece jogar só quando esta com a navalha no pescoço, é que nem que só estudo quando preciso muito.

    2 Domingo, 21 Março 2010 23:44 Thiago Rachid
    Com esse time não temos a menor chance de nada. Bisonho.

    3 Segunda, 22 Março 2010 09:15 Marcelo Ferreira de Carvalho
    Tomar sufuco no final do jogo contra o pior time do returno, não dá!

    4 Segunda, 22 Março 2010 10:41 Marco Aquino
    Interessante.

    Estou mais para o pensamento do Antônio do que para o desânimo do Rachid e Marcelo.

    Talvez porque ele seja meu meio xará.

    Ou porque eu veja que a grande falha do time do Fluminense seja justamente a falta de garra, a falta de gana para liquidar jogos fáceis.

    Falta ódio a este time.

    ResponderExcluir
  11. 5 Segunda, 22 Março 2010 11:23 Bernardo Pinheiro Lins
    Acho que o pessoal da Sempre Flu está fazendo escola por aqui.

    O Fluminense foi o time que menos perdeu no ano e ainda ficam cornetando.

    Ficou claro que o time jogou desinteressado quando fez dois a zero, o frango do Rafael complicou as coisas, mas pela fragilidade do adversário, nada mudou, tirando as bolas paradas.

    Everton faz uma falta terrível no meio, pois o Diogo é horrível e deve ser por isso que vai ser dispensado. Precisamos de um cabeça de área, urgentemente.

    6 Segunda, 22 Março 2010 11:42 Eduardo da Silva Manfredo
    Esse jogo mostrou que o Fluminense precisa contratar atacantes. O Alan é aquilo ali mesmo... Faz uns golzinhos mas na maioria dos jogos não resolve nada.

    André Lima também começou metendo uma varada de gols no São Paulo, Botafogo, Hertha e sempre foi parar na reserva depois.

    7 Segunda, 22 Março 2010 14:46 Carlos Góes
    Acho importante analisarmos nosso restrospecto no ano...é muito bom, diferente dos ultimos inicios de temporada. Tambem vale ressaltar o nivel apresentado nos classicos, marcado por boas apresentaçoes.
    Mas, de fato, nao podemos negar que para chegarmos fortes no Brasileirao precisamos de mais algumas peças, principalmente para nosso meio de campo, tanto defensivo quanto ofensivo.
    ST,
    CG

    8 Segunda, 22 Março 2010 18:10 Bruno Leonardo
    Para mim, o que vale é invencibilidade no brasileirão.

    De nada adianta vencer Bangus, Olarias e Resendes. Isso não é referencial que se aproveite.

    Teremos nas finais da Taça Rio e nas quartas de final da Copa do Brasil os verdadeiros testes para esse elenco do Fluzão.

    Eu até gosto de fazer exercícios de futurologia. Mas prever o futuro desse time é tão difícil quanto é para uma quiromante ler o futuro na mão do Cascão.

    ResponderExcluir
  12. 9 Segunda, 22 Março 2010 23:43 Leonardo A Pereira
    Infelizmente eu não estou tãaaao animado com o nosso Flu. Já fui muito mais envolvido, apaixonado...

    Cade o time de guerreiros ???

    Ano passado pensei: bem, vamos fugir do rebaixamento, mas em 2010 não tem pra ninguém !!!

    Aí perdemos pro Urubu, perdemos pro Vasco, eliminados da Taça GB....

    Me veio à Cabeça a quantidade de títulos que o Flu não vence. Desde o tri, foram 3 cariocas e uma Copa do Brasil.

    Para as tradiçoes do Flu, muuuuuito pouco. E esse é o pior, desanima!

    Espero ser desapontado !!!

    Eu tenho amor ao tricolor !!!

    ResponderExcluir
  13. Comentário no Gol de Letras:

    Rafael disse...
    Muito boa a lembrança sobre o Campeonato Brasileiro de 1970.

    Aliás, é sempre importante ressaltar a importância deste campeonato, estranhamente desprezado pela imprensa.

    O campeão e o vice foram à Libertadores.

    O formato foi absolutamente idêntico ao de 1971.

    Não há motivos para não considerar a Taça de Prata como legítimo e insofismável Campeonato Brasileiro.

    23 de março de 2010 01:17

    ResponderExcluir
  14. Engraçado, o Alan fez dois gols quarta e o André Lima fez dois no domingo, e os dois não prestam. Atacante tem que fazer gol e estes tão fazendo, evidente que um atacante com as características do Maicon seria necessário.

    Quanto ao inicio de temporada, é complicado jogar contra times muito inferiores ao seu, os jogos não motiva os torcedores e nem ao jogadores. Jogar contra time pequeno é uma coisa e jogar grandes jogos é outra, é difícil cobrar que o time seja um time de guerreiros em jogos que podem ser ganhados sem muito esforço.

    Acho que muitos de nós tricolores estão caindo na pilha da imprensa e dos rivais, e não consigo entender como as pessoas esquecem que foram estes jogadores que a poucos meses atrás jogaram 15 finais de copa da mundo seguidas e deram conta do recado, isso para mim é mais importante que golear o Resende, afinal não são Resendes que enfrentaremos nas finais do carioca, na copa do Brasil e no Brasileiro.

    []'s

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.