domingo, 18 de abril de 2010

Estava escrito


Amigos, eis a verdade eterna: o Botafogo é o grande campeão carioca de 2010.

Devido às arbitragens escandalosamente ruins dos últimos anos, geralmente favoráveis ao Flamengo, poucos acreditavam que o Botafogo poderia mesmo ser o campeão. Mas veio o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, e fez a melhor arbitragem dos últimos anos no futebol carioca. Com atuação absolutamente irretocável, Gutemberg conseguiu coibir a violência, e acertou a marcação de três pênaltis, dois para o Botafogo, um para o Flamengo. A atuação do juiz foi nota dez. Está mesmo de parabéns.

Agora, vamos aos fatos: o título do Botafogo é incontestável. O quadro de General Severiano venceu todos os jogos decisivos que disputou. Na Taça Guanabara, derrotou o Flamengo e depois o Vasco. Na Taça Rio, o Fluminense e depois o Flamengo. Quatro decisões, quatro vitórias no tempo normal, sem disputa de pênaltis. Não podem pairar dúvidas: o título do Botafogo foi merecidíssimo.

A batalha final teve seus heróis. Examinem El Loco Abreu, o centroavante uruguaio do Botafogo. Vocês viram como ele cobrou o pênalti decisivo, contra o goleiro Bruno? Foi uma cobrança espetacular, de uma categoria inexcedível e uma coragem monstruosa. Um chute de herói, repito, amigos: um chute de herói. Bruno caiu para a direita, irremediavelmente derrotado. A bola ainda beijou o travessão, num instante para a eternidade, antes de entrar.

Querem ver outro mito da conquista alvinegra? Olhem para os arcos, e examinem Jefferson. O goleiro do Botafogo foi um gigante, amigos, um gigante. Quando Adriano correu para cobrar o pênalti, eu percebi que Jefferson defenderia. O olhar fixo na bola, o pulo de felino, e a defesa eterna, jogando a bola para escanteio. E então cinquenta mil pessoas atônitas morreram e renasceram nas arquibancadas e cadeiras.

Dentre os demais atletas botafoguenses, destaco o zagueiro Antônio Carlos. Ele, que havia sido o herói máximo do Fluminense no Campeonato de 2005, voltou a ter uma grande atuação em final. Amigos, examinem a camisa de Antônio Carlos ao final da partida: ela estava completamente encharcada. Não estava simplesmente molhada, estava encharcada. Melhor: encharcada de um suor épico, um suor coberto de glórias.

Vale lembrar que, quando o Botafogo perdeu do Vasco por 6 a 0, fiz aqui a profecia do título alvinegro. Escrevi que aquela camisa queimada, aquela Joana d'Arc das camisas, potencializaria o Botafogo, e faria o time campeão. O vaticínio se cumpriu hoje: empurrado por aquele cruel martírio, o Botafogo foi o campeão.

Amigos, estava escrito. Em 1989, numa final contra o Flamengo, Maurício fez o gol do título, e encerrou vinte e um anos de jejum. Em 2010, portanto exatamente vinte e um anos após 1989, o Botafogo volta a ser campeão numa final contra o Flamengo. Só há uma explicação plausível: estava escrito, estava escrito, estava escrito.

Desde já, faço aqui mais um vaticínio: em 2031, o Botafogo levantará mais um belo campeonato.

PC

14 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=7Dkq8E9jgCI

    A profecia se cumpriu.

    ResponderExcluir
  2. arbitragem realmente muito boa,só "errou" ao terminar o jogo antes do tempo previsto (afinal,se deu 4 minutos,que espere os 4 minutos).

    quanto ao jogo,o campeão não pudia ser outro,via-se nos olhos dos jogadores do botafogo uma vontade de ganhar que superava o normal,olhos de tigre.

    Jefferson uma muralha
    Somália ANULOU leo moura
    Leandro Guerreiro ninguem queria esse título mais do que ele
    Herrera,pura raça,pura entrega,como queria um jogador desses no Flu
    Abreu,final de campeonato,maraca cheio,pressão monstra pro botafogo que PRECISAVA vencer esse jogo,e uma cobrança de penaltis com uma frieza como poucos tem

    obs:adriano bate penalti SEMPRE do mesmo jeito,bola rasteira,fraca,nao era possivel que nenhum goleiro pegasse.

    ResponderExcluir
  3. Sério, eu assisti só a partir do meio do segundo tempo e quando eu vi estava torcendo para o Botafogo, realmente o time mereceu e vamos que vamos Fluzão recuperar o prejuízo ganhando esta Copa do Brasil, quinta feira estarei no Maracanã e você?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim esse título tem um nome: Joel Santana. Digam o q quiserem, não sei se é a cachaça q dá sorte, mas o cara tem estrela. E dessa vez foi a solitária.
    Pelo menos tivemos uma arbitragem decente. Parece que nossos apelos foram atendidos, ou tomaram vergonha na cara. E fla sem apito é fla sem vitória.
    Vamos combinar, com o penalti perdido pelo Adriano foi muito mais gostoso!
    Em uma semana perderam o hexa, o tetra carioca, será q fecha perdendo a libertadores?!
    Dá-lhe Caracasssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. O título ficou em boas mãos.
    O time do Botafogo foi muito guerreiro.

    ResponderExcluir
  7. Belo texto, Xará. A esperança venceu a arrogância.
    grande abraço
    sds alvinegras

    ResponderExcluir
  8. PC, só agora percebi o poder da sua profecia de 2 meses atrás. Nada pode explicar melhor a nossa incrível conquista que a camisa queimada à la Joana D´Arc. Perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Paulo Cézar Filho, quem escreve assim nem parece ser torcedor do Fluminenese, mas realmente você é bem diferente da maioria dos torcedores de futebol.

    Obrigado pelo excelente e inspirado texto.

    Abraços Gloriosos ao 'eterno' tricolor das Laranjeiras!

    ResponderExcluir
  11. Rui Moura,

    Tricolor das laranjeiras é pleonasmo. =P

    ResponderExcluir
  12. Água mole em pedra dura... Parabéns ao Botafogo e sua torcida! Título mais do que merecido!
    Sds Tricolores,
    Leandro

    ResponderExcluir
  13. Prezado PC Filho,
    nada como um idôneo tricolor para escrever um valioso artigo como este.

    Abraços botafoguenses,

    Nelson Milesi

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.