Amigos, confesso humildemente que, quando ouvi a notícia, achei que fosse mais uma pegadinha de primeiro de abril. O Santa Cruz já foi um grande time, já esteve entre os melhores do país. Mas, de uns tempos para cá, todos presenciamos a cruel decadência da cobra-coral pernambucana. Nem na Série D do Brasileirão o Santa Cruz está garantido! Desse modo, ninguém, absolutamente ninguém, esperava que o Botafogo fosse eliminado pelo Santa Cruz. Até porque, no Arruda, o alvinegro vencera por 1 a 0.
Porém, a grande zebra aconteceu. Em pleno Engenhão, o Santa Cruz venceu e eliminou o Botafogo. Mais uma vez, o quadro da Estrela Solitária sai precocemente da Copa do Brasil (ano passado, a eliminação foi para o Americano de Campos).
Alguns botafoguenses vociferam contra o goleiro Jefferson, que teria falhado nos gols pernambucanos. Pelo amor de Deus, não façam isso com o arqueiro alvinegro. Já se esqueceram da atuação de Jefferson no Arruda? Amigos, naquela noite ele foi uma muralha, intransponível, inexpugnável. Até pênalti ele defendeu! Ontem, no Engenhão, ele falhou, sim, em dois gols. Mas voltou a defender um pênalti, e também efetuou outras intervenções extraordinárias. Se há um alvinegro isento de culpa, é Jefferson.
Esses jogos contra times de menor investimento são perigosíssimos. Os onze jogadores da equipe pequena derramam muito mais suor, dão muito mais sangue. Isso porque um jogo contra um grande do futebol brasileiro é a maior oportunidade de suas vidas. Para o Botafogo, era mais um jogo. Para o Santa Cruz, era a final da Copa do Mundo. Eis a diferença de comportamento, eis o motivo da classificação coral, eis a causa da eliminação alvinegra.
Da série de coisas que só acontecem com o Botafogo: que semana infernal viveu o clube de General Severiano! Na segunda, o cruel falecimento do ídolo Armando Nogueira. Na quinta, a melancólica eliminação para o Santa Cruz. Um amigo alvinegro me avisa, com os olhos rútilos e o lábio trêmulo: "acho melhor nem entrar em campo no domingo". No Campeonato Carioca, o alvinegro já está classificado. Mas, por via das dúvidas, talvez seja melhor ouvir meu colega...
PC
Acho que nunca vi uma Copa do Brasil sem pelo menos um grande eliminado por pequeno.
ResponderExcluir