Eis a verdade, amigos: a Seleção não esperava a derrota. E quando veio o gol de Sneijder, o que a Seleção sentiu, antes da dor, antes do desespero, foi o espanto irremediável e total. Lá, na África do Sul, a Seleção era, sobretudo, uma equipe espantada.
E pensar que começamos bem, tão bem. No primeiro tempo, só havia o Brasil em campo. A Holanda era uma laranja azeda, uma laranja estragada. O domínio brasileiro era amplo, completo, total. Robinho fez 1 a 0, e ficamos nisso, mas não seria surpresa um placar mais dilatado. A Seleção era senhora da partida, demonstrando mais brio e mais qualidade que a equipe oponente.
No intervalo, eu estava preocupado, e comentei que precisávamos ter cuidado com a Holanda, que é sempre um time perigoso, desde a década de 70, desde o famoso carrossel. Eles não perdiam há dois anos, e certamente lutariam muito para manter esta grande invencibilidade.
Veio a segunda etapa, e esta é a verdade: a Holanda achou o primeiro gol. Uma bola alçada despretensiosamente na área, Júlio César e Felipe Melo se chocam, e a Jabulani vai para as redes. Não houve competência holandesa no lance. Foi sorte, muita sorte, essa sorte que é um dos fatores mais importantes no futebol.
E o empate fez a Seleção desandar. A Seleção parecia petrificada no empate. O gol de Sneijder, o da virada, era mesmo questão de tempo. Conforme escrevi no começo, a reação do escrete brasileiro à virada foi de espanto. Ninguém ali esperava a derrota, e no entanto ela se apresentou mesmo assim, cruel e assustadora.
A Seleção, espantada, não soube conviver com a adversidade. Felipe Melo perdeu a cabeça e foi expulso após uma agressão infantil. Kaká, Daniel Alves, Robinho e Luís Fabiano não conseguiam criar as chances. Nilmar entrou no lugar de Luís Fabiano, mas tampouco conseguia levar perigo à meta holandesa. Até nossa briosa defesa cometia falhas: os gigantes Lúcio e Juan erraram algumas vezes, deixando os holandeses próximos do terceiro gol.
A derrota dói, principalmente porque a Seleção é melhor que a Holanda. Digo mais: a Seleção não é melhor apenas que a Holanda, é a melhor equipe desta Copa do Mundo. Alguns citarão a Argentina. Mas olhemos para trás: esta mesmíssima Seleção papou a Argentina 3 vezes: enfiou 3 em Londres, 3 na Venezuela, e novamente 3 em solo argentino. Resta alguma dúvida de nossa superioridade?
Não concordei com a convocação do técnico Dunga, não mesmo. Quando penso que poderíamos ter no Mundial um entrosado trio Ganso-Neymar-Robinho, sinto calafrios. Fiz campanha pela convocação dos meninos, mas simplesmente não havia como contestar Dunga. Ele havia vencido todos os campeonatos disputados. Infelizmente, ficará marcado pela derrota na Copa do Mundo.
Há que se pensar no futuro. Sem eliminatórias para disputar, a trajetória até 2014 precisa ser muito bem planejada. Jogando em casa, a Seleção terá que sair campeã. Espero que os próximos quatro anos sejam recheados de amistosos relevantes, de preferência em território brasileiro. Londres não é a capital do Brasil...
PC
campanha risquem o dia 2/07 do calendário!!!
ResponderExcluirpqp dia maldito, nem tenho cabeça para comentar!!!
Verdade, Bel. Quando eu recebi a tabela da Copa, vi que haveria jogo no dia 2/7 e disse: "tenho medo de dois de julho". Não deu outra...
ResponderExcluirBrasil 1 x 0 Holanda! Em comemoração a essa e outras decepções, estou disponibilizando o cartão do PROGRAMA BOLSA PALHAÇO, é só passar lá no blog, fazer um comentário no post do Bolsa Palhaço, deixando o e-mail, que eu mando personalizado com o nome da pessoa ou do blog! É gratis, precisamos difundir essa ideia! Grande abraço!
ResponderExcluirhttp://eticamicina-5mg-3vezes-ao-dia.blogspot.com/
Vamos falar sério… Dunga e seus Robocop Boys…
ResponderExcluirA Holanda nem precisou botar muita velocidade no jogo pra fazer ruir o esquema truculento dos RoboBoys do Chapolim Colorado. Timeco que não vai deixar saudade. Não deu e não iria dar. Não com excrementos como Felipe Melo com a canarinho. Continuou quem tinha que continuar.
Torço para que Holanda e Alemanha façam uma grande final.
2014 é obrigação.
O Brasil hoje foi um time destemperado em campo, cada falta eram motivo de gritos, brigas, desespero, raiva, etc.
ResponderExcluirO Brasil só queria saber de reclamar, não de jogar bola. O pouco de bola que jogou foi o inicio do primeiro tempo até um pouco depois que fez o gol (mas só em alguns momentos quando colocava a bola no chão), depois do gol a Holanda começou a jogar o seu normal, adiantou a marcação e o Brasil já não conseguia mais pro jogo, ficava no chutão ou em passes entre os zagueiros, o Lucio muitas vezes era o armador do time, o que e lembra o jogo contra Portugal (será coincidencia?).
No segundo tempo a Holanda começou a atacar mais e conseguiu o gol em um lance de sorte, mas também em uma grande trabalhada entre Felipe Melo e Julio Cesar, o primeiro aliais é o nome do jogo com um lindo passe pra um gol, um gol contra, falha na marcação no segundo gol da Holanda e uma expulsão ridícula e que mostra todo o destempero da seleção e dele também.
No segundo tempo a Holanda teve inúmeras chances de fazer muitos gols, só não fez por falta de concentração de seus atacantes. Enquanto é isso, o Brasil não conseguia fazer nada e Dunga ao olha para o banco não via soluções, tanto que não fez a terceira substituição.
Dunga deixou de ir mais longe nesta Copa por conta de teimosia, poderia ter levado ou o Ronaldinho ou o Ganso ou o Alex ou algum outro no lugar do Kleberson, mas não levou e agora paga por isso, ele não tinha ninguém no banco que pudesse entrar e resolver, o time de bons samaritanos voltou para casa na mesma quartas de finais que as zona da última Copa chegou.
Tanto em 2006 quanto em 2010 os treinadores pagaram por suas teimosias, a do Dunga ao não levar gente que poderia resolver jogos por preferir jogadores de grupo, a de Parreira por não perceber que jogar uma Copa 3 jogadores fora de forma no time titular seria prenuncio de fracasso.
A unica coisa que o Dunga pode dizer que foi melhor que em 2006 foi a preparação, mas foi mais por conta da bagunça que foi 2006, pois o que os times produziram em campo foi muito similar.
[]'s
Timeco horroroso. Empolgação ZERO.
ResponderExcluirE, tenho que dizer, depois da final da Libertadores de 2008, qualquer eliminação furreca de uma seleção cujo lateral esquerdo eu NUNCA havia visto jogar, não me abala em nada. Ainda mais jogando mal.
Valeu Dunga. Tchau Dunga.
Essa seleção DEFINITAVAMENTE não empolgou. E o óbvio aconteceu!
ResponderExcluirAcho que o Dunga não tem menor preparo para ser técnico de uma seleção como a brasileira. E já disse que o retrospecto dele não me enche os olhos.
A convocação dele foi a pior q já vi na minha vida.
Felipe Melo?? Josué? Quem? joga onde? Julio Baptista?? Grafite??? Kleberson??? Reserva do Toró????
A defesa, que sempre foi considerada a melhor do mundo, e é, foi a única coisa bem feita. E tb foi a que hj falhou horrorosamente.
O meio-campo e o ataque são de chorar. Reserva não existe!
Um comentarista hj disse algo muito certo no meu modo de ver: "Não tem estrutura psicológica" O time reflete o técnico.
Se eu fosse o Alex Escobar retribuía a gentileza a Dunga:"Oi tudo bem?! Algum problema??? Ah pensei...."
E mais uma vez a história se repete: Zico em 86, JC e Felipe Melo em 2010. Fla segue eliminando o Brasil da Copa!
O Brasil não MERECIA! Digo e repito: NÃO MERECIA!
Agora Dunga, pega sua trupe, coloca em fila indiana e cantem: "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou..."
Só pra esclarecer, o Brasil não merecia o título! Dói dizer, mas pra mim é a verdade!
ResponderExcluirCaro PC, sempre leio as suas colunas e concordo com a maioria dos seus argumentos, mas essa derrota começou a se desenhar na convocação, pelo técnico que se acha dono absoluto da seleção e acima de tudo e de todos. Esse time é igual a qualquer outro, ou seja, sem a essencia do futebol brasileiro. E não ganhou tudo, tomou de 3 da argentina nas olimpíadas, ou seja, nas duas competições mais ímportantes que diputou, perdeu. Abraço
ResponderExcluirNão vou ficar filosofando sobre a derrota pra merda da holanda.....Estou muito puto pra ficar discutindo.....
ResponderExcluirPerdemos pra um time que se chegar a ser campeão vai ser coisa muito mais do destino que realmente mérito, se igualando a Itália em 82 e 06.
Perdemos pra nós mesmos, fizemos um 1º tempo impecável, poderíamos ter até matado o jogo, mas não matamos e é por isso que essa porra chama-se futebol, nem sempre o melhor ganha.
Também não estou falando que jogamos tão bem assim, mas perdemos o jogo em duas bolas paradas e ainda com uma delas sendo contra, ninguém merece.
Pra finalizar, também não vou perder meu tempo em fazer do Dunga um Judas pra descer o cassete e colocar a culpa nele por que não convocou esse ou aquele, eu que acompanho Copa desde 1982 já vi muito gato mestre descer a lenha no imortal TELE SANTANA (82 e 86) pelo mesmo motivo e depois pagar o maior pau dizendo que ele era o CARA.... quando um time perde todos são culpados e não um somente.
E pra você que torceu pra merda da holanda eu tenho uma pergunta:..... onde você vai estar daqui a quatro anos?; será que pelo menos estará vivo?
mmgueds,
ResponderExcluirAs Olimpíadas foram disputadas por um outro time, por força do regulamento, então não dá pra comparar...
Concordo com você sobre a convocação, que foi ruim (escrevi isso no texto).
Mas ainda acho que essa Seleção convocada é a melhor dessa Copa. Só por ter a melhor defesa, e ainda Kaká, Daniel Alves e Robinho, já sobra...
Era a melhor da Copa, mas seguida de perto por Argentina, Holanda e Espanha (esta última a mais técnica com sobras). Temos material humano pra estar milhas à frente das outras.
ResponderExcluirAgora Dunga, pega sua trupe, coloca em fila indiana e cantem: "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou..." [2]
Aos pregadores do futebol "de resultados" pergunto, gostaram?
ResponderExcluirFutebol de resultados de verdade é futebol bonito e bem jogado. Por isso não troco a campanha na Libertadores de 2008 pelo título sem graça do São Paulo em 2005.
Quem joga "pelo resultado" ganha uma e dá vexame em várias. Quem joga bem vai bem sempre e ganha mais.