Amigos, a semana que passou valeu por um autêntico e minucioso exame para os corações tricolores. Começamos no domingo, com a suada vitória contra o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0. Depois, na quarta-feira, foi dia de se emocionar com o centésimo-oitavo aniversário do clube. Na quinta-feira, mais um triunfo apertado, 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Maracanã, e a assunção da liderança do Campeonato Brasileiro. Na sexta-feira, a bomba: "CBF quer Muricy". Mas o treinador preferiu cumprir seu contrato com o Fluminense. Vitória espetacular do Tricolor sobre a sujeira de dona CBF. Para terminar uma semana tão intensa... o clássico mais tradicional do futebol brasileiro, domingo, no Engenhão.
E foi uma partida à altura da história do Clássico Vovô, empolgante, cheia de alternativas, boas jogadas e brigas. Brigas também, porque não há clássico que preste sem um sururu. Os três expulsos talvez tenham sido pouco para toda a violência vista no Engenhão.
(Aliás, pergunto: por que o Botafogo está tentando chamar o Engenhão de Stadium Rio? Ou é Estádio Olímpico João Havelange, ou é Engenhão. Fim de papo!)
Nas arquibancadas do Engenhão, a maioria dos 23.000 presentes era tricolor, o que já era esperado, pelo melhor momento vivido pelo Fluminense. Para o Maracanã, o público seria considerado ruim, mas para o Estádio Olímpico está de bom tamanho. O torcedor carioca ainda está aprendendo o caminho para Engenho de Dentro. Tenho certeza que, em breve, os públicos do Engenhão melhorarão.
Em campo, foi um duelo bem equilibrado. Um gol para cada lado, Emerson para o Fluminense, após falha do goleiro Jefferson; e Renato Cajá para o Botafogo, em falha do goleiro Fernando Henrique. Também cada time enfiou uma bola na trave oponente. E também os dois arqueiros tiveram muito trabalho. Apesar das falhas nos gols, ambos tiveram boas atuações, com defesas importantes.
Alguns amigos botafoguenses me enviaram mensagens, reclamando da arbitragem. O juiz Rodrigo Nunes de Sá de fato pecou na parte disciplinar, mas não vi prejuízo a nenhuma das equipes. Todas as expulsões foram merecidas (Thiaguinho, do Flu, por agressão; Danny Morais e Somália, do Botafogo, por infrações graves repetidas). Poderia mesmo haver mais expulsões, mas elas seriam dos dois times, sem dúvida.
Para o Botafogo, teórico mandante da partida, o resultado foi ruim, pois o alvinegro permanece na parte de baixo da tabela, ameaçado de rebaixamento. Para o Fluminense, o resultado foi razoável, apesar da perda da liderança para o Corinthians. A campanha do Tricolor rumo ao tricampeonato segue firme e forte, com excelente aproveitamento.
No sábado, o Fluminense joga no Maracanã, contra o Atlético Paranaense. A torcida pó-de-arroz subirá as sagradas rampas, tenho certeza.
PC
Belletti jogou sem condições. Vai jogar de novo domingo?
ResponderExcluirEssas duas últimas partidas não foram boas. Somamos 4 pontos, mas jogamos mal.
Não achei falha de FH. Edno na verdade desviou de cabeça, e atrapalhou FH. O gol não foi Renato Cajá foi de Edno.
ResponderExcluirAliais PC se puder dar uma moral: http://www.dblmyway.com/2010/07/108-um-dia-depois.html escrevi sobre minha primeira vez no Maracanã, no jogo contra o Cruzeiro ;)
ST
Na boa, era pra ganhar mole do Botafogo.
ResponderExcluirCom 3 zagueiros e 2 volantes o time fica morto. Só o Conca criando não dá.
Muricy precisa mudar este esquema e aprender a usar melhor suas substituições. Ele não tá osando bem as substiuições. Tanto é que botou thiaguinho em campo.
Porra, Muricy http://umtantonadaassim.blogspot.com/
Não vi o jogo, mas alvinegros disseram que o juiz foi mal. Já estou com medo do rebaixamento. Empates demais. O Fluminense pode ser campeão.
ResponderExcluirThiaguinho é uma zebra.
ResponderExcluirPor mim podia ser dispensado. Chama qq um da base que vai ser melhor.
E ai PC, blz.
ResponderExcluirclassico sempre é um jogo complicado, e o empate me pareceu justo. Os tricolores não precisam ficar inquietos, o FLUSÃO tem tudo para levar o titulo esse ano.
PC eu indiquei seu blog a receber o SELO BLOG DE OURO, entra lá no meu blog e veja como funciona.
Um abraço.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com