sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Não se levanta um Campeonato por acaso

Amigos, não se levanta um Campeonato Brasileiro por acaso: a conquista da taça é fruto de toda uma combinação de fatores.

Dizem alguns que possuir craques é fundamental. Não, não é. Em 1970, o Santos tinha Pelé e não venceu. O Cruzeiro tinha Tostão e não venceu. O Palmeiras tinha Ademir da Guia e não venceu. O Botafogo tinha Jairzinho e não venceu. Foi o Fluminense que, sem craques, ergueu a Taça de Prata. Foi o Fluminense, sem craques, o campeão brasileiro de 1970.

Repito: não se vence o Brasileirão por acaso. Às vezes, por exemplo, é necessário um reforço de última hora. Foi assim em 1984: chegou ao Fluminense, no meio do Campeonato, um paraguaio chamado Romerito. E nunca mais parou a ascensão do Tricolor para a glória.

Entendam o seguinte: a sorte também é importante. E mais que importante: a sorte é fundamental. A bola que resolve beijar a trave pode acabar decidindo tudo. E convenhamos: se uma bola beija a trave, é muita sorte.

Não é fácil colocar as mãos na taça. Clubes grandes passam décadas sem tocá-la. Vejam o exemplo do Internacional, um dos maiores clubes brasileiros: já são trinta e um anos sem levantar o Campeonato Brasileiro.

A camisa também faz diferença. Quando um clube entra em campo, junto com ele está toda a história da instituição. E estão em jogo o passado, o presente e o futuro.

Lá em Barueri, domingo, o Fluminense enfrenta o Palmeiras, e luta para seguir na ponta. O Tricolor está a 180 minutos de encerrar vinte e seis anos de espera.

Incômodo jejum que precisa acabar: a torcida tricolor não largou o clube, nem nos mais tenebrosos momentos. Essa legião merece o título, mais que tudo, mais que todos.

Notem que ainda calçamos as sandálias da humildade: não se vê sequer um pó-de-arroz comemorando antecipadamente. Isso porque nós sabemos, melhor que ninguém, que futebol só acaba quando termina. Nossas conquistas sempre são umedecidas pelo suor do último minuto.

Ano passado, decretaram o rebaixamento do Fluminense. Faltando sete jogos, o Tricolor não podia mais perder. E o Tricolor não mais perdeu. Concretizou-se o milagre da permanência, e ali já estava a semente do time bem sucedido. Tudo começou naquela arrancada. E há de terminar com a taça erguida. Amigos, não se levanta um Campeonato por acaso. Não se levanta um Campeonato por acaso!

PC

4 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.