quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O alemão tricolor


(relato emocionante enviado pelo tricolor Écio Pedro)

Caros amigos, aproveitando que a cidade ainda vive uma atmosfera "pó-de-arroz", por conta do recente título do Fluminense, vale a pena reenviar o relato de um acontecimento pitoresco que presenciei em minha última visita à Alemanha (junho deste ano), envolvendo o tricolor carioca:

"Na cidade de Heidelberg, que fica a uma hora de trem de Stuttgart (e de Frankfurt), testemunhei um episódio que me emocionou bastante. Vestido com a camisa do Fluminense, eu estava parado na calçada da rua principal da cidade, aguardando minha sobrinha que fazia compras numa loja. De repente, reparei que um táxi subia na calçada (o que é raro naquele país) aproximando-se lentamente de mim. Já ao meu lado, e com algum acanhamento, o motorista, um senhor humilde, de aproximadamente 55 anos de idade, me abordou indagando em voz baixa "Fluminense?". Um tanto surpreso, respondi "sim, é a camisa do Fluminense". Nesse momento, visivelmente emocionado, o homem começou a falar (em português claudicante) de uma visita que o tricolor carioca fez à cidade natal dele, a uns 40 quilômetros dali, em meados da década de 70, para jogar um torneio amistoso. Acreditem, ele citou Félix, Marco Antônio, Paulo Cézar e Rivellino, dentre outros, e quase chorando retirou da carteira de dinheiro uma foto em que aparece, ainda rapaz, ao lado do goleiro Félix, a quem ele se referia com mais frequência em nossa conversa.

O que mais me surpreendeu é que ele guarda essa foto na carteira há mais de 35 anos, talvez esperando indefinidamente por uma oportunidade como aquela, em que pudesse mostrá-la a alguém em condições de compreender seu significado ao longo de todos esses anos. Sempre muito emocionado e com lágrimas nos olhos, ele disse que guardava com carinho as lembranças daquele episódio da juventude, o que acabou também me comovendo. Em seguida, perguntei se ele já havia visto alguém com a camisa do Fluminense nesse período. Ele respondeu que sim, por duas ou três vezes, mas que nunca tinha tido a chance de se aproximar da pessoa. Compreendi então o motivo daquela emoção toda ao falar comigo. Ao me despedir, perguntei se ele não tinha um cartão que eu pudesse levar como lembrança do encontro, imaginando poder um dia estabelecer um novo contato entre ele e o Félix. Ele me entregou um cartão da companhia de táxi em que trabalha, onde li o nome Felix Albert (daí, talvez, a maior identificação com o goleiro do Fluminense). Provavelmente, o próprio Félix já nem se lembra mais do jovem xará com quem conversou (segundo ele, em italiano) naqueles longínquos anos 70, numa pequena cidade da Alemanha. Mas a foto dele está lá, carinhosamente guardada na carteira do Sr. Albert há mais de 35 anos."

- Écio Pedro

Pesquisei e consegui identificar o provável jogo que o senhor Felix Albert assistiu. Foi no dia 21/06/1975, um sábado, em Eppingen, na Alemanha. Terminou Eppingen 2 x 2 Fluminense. Nossos gols foram de Silveira e Cafuringa. Jogamos com Félix; Toninho, Silveira, Edinho e Marco Antônio; Zé Mário e Kléber; Cafuringa, Manfrini, Mário Sérgio e Paulo Cézar. O técnico era Paulo Emílio. E quatro reservas entraram durante o jogo: Roberto, Pintinho, Erivelto e Zé Roberto.

Será que conseguiríamos promover o encontro de Felix com seu ídolo homônimo?

Seguem os dados da empresa de táxi de Heidelberg, se alguém quiser entrar em contato com o alemão tricolor:
Sr. Felix Albert
TAXI - Zentrale Heidelberg
Tel: (06221) 302030
Sicher. Schnell. Zuverlässig.

PC

Écio Pedro e Felix Albert, o alemão tricolor!

8 comentários:

  1. Vamos fazer uma campanha e mandar para esse Tricolor de terras distantes um camisa oficial do Fluzão, o que acham??? S.T.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da idéia, e colaboraria com 10 pratas. Quem mais?

    ResponderExcluir
  3. Pode me colocar na colaboração com 10 pratas tbm!

    ResponderExcluir
  4. Antes de começar a arrecadação, vamos pensar em um jeito de fazer a camisa chegar ao senhor Felix Albert.

    Alguém tá indo pra Alemanha nos próximos meses? :)

    Podemos tentar pegar o endereço dele também, através do telefone de contato da companhia de táxi. Nesse caso, precisamos de alguém que tenha razoável noção do idioma...

    Feliz Natal a todos! :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.