sexta-feira, 20 de maio de 2011

O gigante Batatais


Amigos, é o que dizem: todo grande time começa com um grande goleiro.

Em 1935, o Fluminense já não conquistava o Campeonato Carioca havia 11 anos, e começou a montar o seu grande time: foi buscar os reforços em São Paulo, na Seleção Paulista que havia conquistado dois Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais. O goleiro daquela seleção chamava-se Batatais.

Teve infância pobre, quando trabalhou como carpinteiro e com vidros. Quando estava empregado no Frigorífico Anglo, entrou para o time de futebol da fábrica: jogava de ponta-esquerda. Um dia, o goleiro da equipe adoeceu, e não havia substituto. Batatais foi para debaixo das traves. E de lá não saiu mais, pois descobriu sua vocação.

Em 1933, quando era o goleiro do Comercial de Ribeirão Preto, chamou a atenção da Portuguesa de Desportos. Da Lusa, transferiu-se para o Palestra Itália (atual Palmeiras), em janeiro de 1935. Seis meses depois, chegava a Laranjeiras, onde se tornaria um ídolo tricolor.

Durante os dez anos seguintes, Batatais fez história defendendo a cidadela do Fluminense. Foram cerca de trezentas partidas defendendo a camisa do clube (até hoje, este número só foi superado por três goleiros: Castilho, Félix e Paulo Victor). Batatais também chegou à Seleção Brasileira, sendo o arqueiro titular em dois jogos da Copa do Mundo de 1938 (Brasil 6 x 5 Polônia, e Brasil 4 x 2 Suécia).

De 1936 a 1941, o Fluminense conquistou cinco dos seis Campeonatos Cariocas disputados. Foi o período de maior domínio de um clube na história do certame que, na época, era o principal do país. Batatais foi o goleiro titular do Tricolor em todas estas campanhas.

O jogo mais marcante de Batatais com a camisa do Fluminense foi exatamente o que garantiu a conquista de 1941: o lendário Fla-Flu da Lagoa. Durante a partida, o arqueiro tricolor teve seu braço esmagado pelo pé do atacante rubro-negro Pirillo. Como não eram permitidas substituições, ele permaneceu em campo, apesar das terríveis dores no braço pisado (depois, descobriu-se que ele atuou com a clavícula deslocada). E, mesmo contundido, ele garantiu o título com defesas de cinema. Foi uma tarde heróica de Batatais.

Batatais à frente da equipe do Fluminense, no dia do Fla-Flu da Lagoa, em 1941.

Em 1946, Batatais encerrou sua carreira, defendendo o América. No mesmo ano, um jovem goleiro - fã de Batatais - começava a treinar no Fluminense. Seu nome era Carlos José Castilho.

Batatais faleceu jovem, aos 50 anos. Mas ainda vive em cada coração tricolor...

PC

(hoje, 20/05/2011, seria o 101º aniversário de Algisto Lorenzato, o Batatais)

3 comentários:

  1. TENHO ORGULHO DE FALAR DO BATATAIS POIS ELE MOROU E TRABALHOU NO BAIRRO INDUSTRIAL DO FRIGORIFICO ANGLO EM BARRETOS ONDE EU NASCI E MOREI. ELE COMEÇOU SUA CARREIRA NA VILA OPERÁRIA COMO GOLEIRO POIS ELE ERA ALTO. ATUOU NO ANGLO F.C DOS INGLESES. A IRMÃ DELE MIRIAM LORENZATO MARINHO AIDA ESTÁ VIVA COM MAIS DE 90 ANOS.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.