sábado, 24 de setembro de 2011

Resenha: Atlético PR 1 x 1 Tricolor


Amigos, mesmo quem não acompanha futebol conhece o ditado: "pênalti que não é, não entra". O jogo deste sábado, na Arena da Baixada, foi uma demonstração prática da frase popular.

No primeiro tempo, Wagner Diniz, lateral do Atlético Paranaense, já conhecido cavador de faltas, se atirou ao chão dentro da área, numa cena teatral. O árbitro Wagner Reway marcou o pênalti absurdo: um pênalti que não foi pênalti nem aqui, nem em Curitiba. Na bola Cléber Santana, no gol Diego Cavalieri, olhos vidrados na bola. Na expressão compenetrada do nosso goleiro, eu já enxergava a defesa monumental. Vem o chute forte, no meio, e Cavalieri espalma: a cidadela tricolor continua intacta.

No segundo tempo, o Atlético Paranaense abriu o placar com Paulo Baier, e caminhava para a vitória. Porém, nos acréscimos, Lanzini sofreu falta dentro da área, e o árbitro marcou o pênalti claro: um pênalti que seria pênalti aqui, em Curitiba e em qualquer lugar. O Fluminense ganhava assim a sua chance de ouro para empatar. Fred na bola, Renan Rocha no gol. A cobrança forte, no canto direito, balançou as redes. Fluminense 1, Atlético Paranaense 1.

O empate não chega a ser um mau resultado para o Tricolor. No entanto, me sinto obrigado a criticar a falta de ousadia de Abel: escalar um meio-de-campo sem um único armador de qualidade é pedir para ser improdutivo. Olhando para o banco, eu via Deco e Lanzini. Olhando para o campo, eu via Diguinho e Marquinho. O pensamento de que o nosso onze poderia produzir mais e melhor era inevitável.

No próximo sábado, o compromisso do Fluminense é contra o Santos de Muricy, Neymar e companhia, em Volta Redonda. A vitória será fundamental, para a briga por vaga na Copa Libertadores, e também para a manutenção do sonho do bicampeonato.

PC

*********************

Ficha Técnica: Atlético PR 1 x 1 Fluminense
Motivo: Campeonato Brasileiro de 2011.
Local: Estádio Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
Data/hora: 24 de setembro de 2011 (sábado), às 18 horas (de Brasília).
Renda/Público: R$ 161.950,00 / 12.224 ( 11.010 pagantes ).
Árbitro: Wagner Reway (MT).
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Joadir Leite Pimenta (MT).
Cartões amarelos: Renan Rocha, Wagner Diniz, Rafael Santos e Deivid (ATL); Fred, Mariano, Edinho e Diogo (FLU).
Cartões vermelhos: Rafael Santos, aos 24' do 2ºT e Pablo (ATL), após o fim da partida.
Gols: Paulo Baier, aos 17' do 2ºT, e Fred, aos 47' do 2ºT.
CAP: Renan Rocha; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Deivid, Renan, Cléber Santana e Paulo Baier (Wendell, 36' do 2ºT); Guerrón (Fabrício, 26' do 2ºT) e Santiago García (Pablo, 13' do 2ºT). Técnico: Antônio Lopes.
FFC: Diego Cavalieri; Mariano, Gum (Márcio Rosário, 43' do 1ºT), Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diogo (Lanzini, 22' do 2ºT), Diguinho e Marquinho; Rafael Sobis (Martinuccio, 22' do 2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga.

9 comentários:

  1. O Abel deve ter ficado impressionado com os 3 gols que tomamos do Bahia. Foi um resultado accidental, que acontece com quem busca a vitória. Abrir mão do jogo ofensivo e de qualidade foi mesmo um erro. Rafael Sóbis e Fred ficaram isolados. Nosso maior erro nesses últimos dois confrontos fora de casa foi não jogar dentro do campo do adversário. O Flu tem time pra isso. Precisa ter ambição também, como teve contra Cruzeiro e São Paulo.

    Arbitragem ridícula de Wagner Reway! Deveria ter expulsado o sarrafeiro que solou o Sóbis, inventou o pênalti pro Atlético, inverteu faltas, se meteu na frente de uma bola entregando a posse para o Paranaense, etc, etc, etc.

    Fraco demais!

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos ele devia ter deixado o Lanzini no lugar do Marquinho.

    ResponderExcluir
  3. O Fluminense precisa vencer alguns jogos fora de casa se ainda quiser o título. Hoje era uma vitória importante. Faltou ousadia ao Abel.

    ResponderExcluir
  4. No globoesporte.com:

    "Aos 30, quando deixou de centralizar as jogadas e apostou em Wagner Diniz na lateral direita, a equipe conseguiu pênalti - bem marcado pela arbitragem, mas cobrado bisonhamente por Cléber Santana, no meio do gol, para defesa de Diego Cavalieri."

    Bem marcado? Onde? Isso só pode ser brincadeira...

    ResponderExcluir
  5. Seguinte, mas o assunto da rodada ninguém comenta. E o Mariano se atrasando pro segundo tempo pq ficou mandando o número dois no vestiário?!..rs..o parece que ele faz isso sempre.

    http://espn.estadao.com.br/fluminense/noticia/216550_ABEL+EXPLICA+PROBLEMA+DE+MARIANO+ACELERACAO+DE+CRISE+INTESTINAL

    ResponderExcluir
  6. Tem que ser muito atleticano (ou flamenguista) pra ver pênalti naquele lance do Wagner Diniz. Esse globoesporte...

    ResponderExcluir
  7. Morro de rir dessas pérolas do ge.

    A defesa do pênalti foi mérito total do Cavalieri! O Cléber Santana foi devagar pra bola esperando o Cavalieri escolher o canto, aí ele só tocaria de leve pro gol. Se nosso arqueiro marotamente não tivesse esperado, tomaria o gol e o reporterzinho de quinta falaria que a cobrança foi espetacular. Previsível demais essa imprensinha!

    Pênalti bem marcado? O do Lanzini foi mesmo.

    ResponderExcluir
  8. PC, tenho dúvidas se foi penalti ou não no WDiniz. Não é tão claro. Mas o do Lanzini, nenhuma dúvida.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.