segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Até quando?


A violência do Clássico dos Gigantes, no último domingo, infelizmente extrapolou as quatro linhas. Antes, durante e depois do jogo, inúmeras confusões aconteceram nos arredores do Engenhão. Lamentavelmente, alguns marginais - das duas torcidas - causaram todo tipo de transtorno nas ruas próximas. Este escriba - que já foi ele mesmo vítima de violência após um clássico - não só se sente incomodado com essas situações - como obrigado a denunciá-las.

Uma cena que presenciei após o jogo me deixou especialmente triste: um torcedor vascaíno caminhava tranquilamente quando teve sua camisa arrancada e levada por "torcedores" do Fluminense. As aspas são propositais: para mim, estes energúmenos não são torcedores, sejam de que clube forem. São criminosos, e assim merecem ser tratados: como criminosos.

Para eles, a rivalidade entre os clubes torna-se pretexto para um estúpido duelo de vida ou morte. Mais vale um soco ou um tiro no torcedor adversário que um gol marcado em campo?

Estes marginais mancham o nome da instituição que dizem "defender", afastam os verdadeiros torcedores dos estádios, e por isso devem ser combatidos e inibidos, tanto pelos próprios clubes, como por nós, pessoas de bem que vamos aos estádios com o único intuito de obter diversão e emoção.

A covardia destes animais irracionais me deixa perplexo e triste. Mas pior que esta covardia é o usual consentimento da massa, que pouco faz para evitá-la, e às vezes faz pior, aplaudindo o ato criminoso.

Desde o episódio comigo, em 2009, não visto mais a camisa do meu clube em dia de clássico no Rio de Janeiro, com medo dos marginais. E a cada clássico que presencio, mais percebo que minha decisão é sábia.

Até quando?

PC
(publicado também no PAVILHÃO TRICOLOR)

5 comentários:

  1. dou total razão a você pc, ainda mais no engenhão em q as duas torcidas se misturam legal, desculpa a indiscrição PC, mas o q ocorreu ctg em 2009 ?

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, em 2009, após uma vitória do Fluminense sobre o Botafogo, um "torcedor" da Fúria me agrediu no metrô. Contei nos comentários deste post.

    ResponderExcluir
  3. Sério mesmo, foi uma sensação pior que a derrota presenciar os "tricolores" roubando a camisa de um vascaíno que tava quietinho, na dele...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.