Na foto, os velhinhos da Conmebol...
Após as recentes mudanças de regras e algumas declarações contraditórias por parte de dirigentes da Conmebol, achei necessário escrever este post para esclarecer os critérios de classificação à Copa Libertadores.
Amigos, a Copa Libertadores da América de 2012 terá 38 clubes: o atual campeão Santos, outros 5 clubes brasileiros, 5 clubes argentinos, e 27 clubes dos outros 9 países (3 de cada: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e México). Este número de clubes por país não muda em hipótese alguma, qualquer que seja o resultado da Copa Sul-Americana.
12 clubes não entrarão direto na fase de grupos, tendo que passar obrigatoriamente pela "primeira fase", que chamamos de pré-Libertadores. Esses clubes serão os piores classificados de cada país (totalizando 11). O décimo-segundo é do país do atual campeão (este ano, o Brasil). Portanto, a pré-Libertadores em 2012 terá 2 clubes brasileiros, 1 argentino, 1 boliviano, 1 chileno, 1 colombiano, 1 equatoriano, 1 paraguaio, 1 peruano, 1 uruguaio, 1 venezuelano e 1 mexicano. Novamente, este número de clubes por país não muda em hipótese alguma, qualquer que seja o resultado da Copa Sul-Americana.
Desde o ano passado, a Conmebol concede uma vaga na pré-Libertadores ao campeão da Copa Sul-Americana. Aqui, cabe ressaltar: esta não é uma vaga "nova". Em 2010, o Independiente venceu a Copa Sul-Americana e entrou na última vaga argentina, "roubando" o posto de um outro clube do país. Este ano, três dos quatro semifinalistas (Vasco, Universidad de Chile e Vélez Sarsfield) já estão classificados à Copa Libertadores de 2012. Surgiu então a pergunta: se um deles vencer, para qual clube irá a vaga da Copa Sul-Americana?
Há algumas semanas, um dirigente da Conmebol declarou em entrevista à Folha de São Paulo que a vaga seria herdada pelo vice-campeão, e se este também estivesse classificado, pelo terceiro colocado, e assim por diante. No entanto, não houve nenhum comunicado oficial da Conmebol nesse sentido. Hoje, finalmente, veio a
resolução:
"en el caso de ganar alguno de ellos la actual Sudamericana, entrará a la Libertadores mediante la plaza obtenida en sus torneos nacionales". Em tradução minha:
"caso algum dos clubes já classificados vença a atual Sul-Americana, entrará na Libertadores pela vaga obtida nos torneios nacionais". Isto é,
o Vasco jogará direto na fase de grupos (pela vaga da Copa do Brasil), independentemente de vencer ou não a Copa Sul-Americana. Novamente, o comunicado não cita a possibilidade de herança da vaga pelos colocados seguintes da Copa Sul-Americana.
As vagas do Brasil estão preenchidas assim, por enquanto:
- Santos direto na fase de grupos (campeão da Copa Libertadores de 2011);
- Vasco direto na fase de grupos (campeão da Copa do Brasil de 2011);
- Corinthians direto na fase de grupos (um dos dois primeiros colocados do Brasileirão 2011, exceto Santos e Vasco);
- Fluminense já garantido, mas sem saber ainda se direto na fase de grupos ou na pré-Libertadores (com mais 1 ponto se garante na fase de grupos);
- Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba brigando pelas duas vagas restantes, provavelmente ambas na pré-Libertadores.
Repito: o triunfo ou não do Vasco na Copa Sul-Americana não terá absolutamente nenhuma influência na distribuição acima, porque o clube já está classificado pela Copa do Brasil.
Além de Santos, Vasco, Corinthians, Fluminense, Universidad de Chile e Vélez Sarsfield, outros clubes já estão classificados: Arsenal de Sarandí (Argentina), Nacional, Peñarol e Defensor (Uruguai), Bolívar e Real Potosí (Bolívia), Universidad Católica (Chile), Emelec e Deportivo Quito (Equador), Nacional (Paraguai), Alianza Lima (Peru), Atlético Nacional (Colômbia), Táchira, Zamora e Caracas (Venezuela), Chivas Guadalajara, Cruz Azul e Tigres (México).
O sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2012 se dará nesta sexta-feira, 25, na sede da Conmebol, em Assunção, capital do Paraguai.
PC
Esclarecedor!! Em meio à tantas informações equivocadas...
ResponderExcluirSendo assim, como torcedor do Figueirense, continuo na esperança de morder um 5º lugar no Brasileirão!
Muito Obrigado!
Luiz, obrigado pelo elogio.
ResponderExcluirBoa sorte ao Figueirense. A belíssima campanha merece ser coroada com esa vaga na Copa Libertadores!
*essa
ResponderExcluirMais um poucos anos e será mais fácil saber quem não vai, porque a cada ano empilham mais times e mais times.
ResponderExcluirHoje, um quinto colocado pode ser o melhor do continente, é inadmissível isso, está-se perdendo legitimidade.