domingo, 6 de novembro de 2011

Por onde andam?

Você se lembra dele?

Vez por outra, nos perguntamos por onde andam alguns jogadores que passaram por nosso time há algum tempo. Após uma interessante troca de mensagens numa lista de discussão tricolor, mostro abaixo os destinos de alguns atletas recentes do Fluminense, que andam "sumidos" (ou pelo menos eu achava...).

O goleiro Kléber, principal arqueiro do Fluminense entre 2002 e 2005, transferiu-se em 2006 para o Coritiba, onde encerrou a carreira no ano seguinte. Hoje é gerente de futebol do Goiás, e diz sonhar com um retorno ao Fluminense na nova função.

Entre 2005 e 2006, a defesa tricolor contava com Gabriel Santos. O zagueiro virou um peregrino do futebol: depois do Flu, atuou no Málaga da Espanha, no Sport Recife, no Munich 1860 da Alemanha, no Hapoel Tel Aviv de Israel, de novo no Sport Recife, e hoje está no América Mineiro.

Um companheiro de zaga de Gabriel Santos era Milton do Ó. O defensor se transferiu para o Marítimo, de Portugal, e depois seguiu para o Trofense, também de Portugal. A torcida do Trofense admira muito o atleta.

O lateral-esquerdo Vanin (foto do post), que atuou pelo Fluminense em 30 partidas no ano 2000, voltou à sua terra-natal, Floriano-PI, após muitas andanças pelo futebol brasileiro. Está desde abril no Princesa do Sul, equipe da cidade.

Em 2004, o meio-campo tricolor tinha o volante gaúcho Juca como titular. No ano seguinte, ele transferiu-se para o Botafogo. Após passar também pelo Guarani, foi para o exterior: atuou no Partizan da Sérvia, e no Deportivo La Coruña da Espanha. Na Sérvia, era tratado como ídolo, sendo conhecido como "Bombardeiro Brasileiro". No La Coruña, a passagem foi ruim: o clube acabou rebaixado. Juca assinou com o Ceará recentemente.

O volante Romeu Pereira dos Santos saiu do Fluminense para o Larissa da Grécia, em 2009, e continua até hoje na equipe grega.

No início do século, o volante Zada envergava o uniforme do Fluminense. Após sair do Tricolor, andou por Fortaleza, Santa Cruz, Acadêmica de Coimbra (Portugal), Avaí, América, Alajuelense (Costa Rica), Macaé, e hoje em dia se aventura no futebol da Indonésia.

Lançado pelo técnico Renato Gaúcho em 2002, o volante Marciel atuou em mais de 100 partidas pelo Fluminense até 2004. Em 2005 se transferiu para a Inter de Limeira, na época dirigida por Alexandre Gama. Não teve muita sorte na equipe paulista, que acabou sendo rebaixada no Paulistão. Em seguida, foi contratado pelo Vasco, mas como não teve oportunidades, transferiu-se para o Samsunspor, da segunda divisão da Turquia, onde permaneceu até 2008. Depois foi contratado pelo Macaé, e hoje atua pelo Americano de Campos. Um fato curioso: até hoje, o jogador nunca foi expulso na sua gloriosa carreira.

Em 2005 e 2006, o meia Juninho (Júnio César Arcanjo) atuou pelo Fluminense, suprindo carências como na longa suspensão de Felipe. Após passar por Atlético Mineiro, Nacional da Ilha da Madeira (Portugal) e Bahia, Juninho está atuando pelo Daegu, da Coréia do Sul.

Em 2003, o Fluminense teve o artilheiro do Campeonato Carioca: Fábio Bala. O atacante manauara atuou no Flu até 2004. Depois, passou por Grêmio, Avaí, Sampaio Corrêa, Esteghlal do Irã, Cidade Azul, Volta Redonda, América Mineiro, Morrinhos, Nacional de Belo Horizonte, e hoje atua pelo Penarol de Itacoatiara-AM, clube que disputou a Série D este ano.

O companheiro de Fábio Bala no ataque tricolor era Ademilson. Na sua curta passagem pelo Fluminense, fez 6 gols, sendo 3 no Flamengo. Depois da passagem por Laranjeiras, foi para o Irapuato do México. Depois, passou por Lokeren da Bélgica, Paysandu, Cianorte, Ituiutaba, Tupi e Ipatinga. Em 2011 voltou ao Tupi.

O atacante Lenny, que surgiu como grande promessa em 2005, atua cada vez menos. Passou sem brilho por Braga de Portugal, Palmeiras e Figueirense, e hoje é atleta do Desportivo Brasil, clube da Traffic.

Em 2008, o atacante Alexandre "Acerola" foi do Fluminense para o Criciúma, e depois andou por Brasil de Pelotas, Duque de Caxias e Metropolitano, antes de se transferir para o Kazma, do Kuwait.

E o atacante Rodrigo Tiuí, revelado em 2003, tendo atuado até 2007 no clube? Após passagens por Sporting Lisboa, Atlético PR e Atlético GO, hoje faz parte do elenco do Terek Grozny, da Rússia. Lá Tiuí é treinado pelo ex-craque holandês Ruud Gullit.

Em 2006, o Fluminense escapou do rebaixamento graças a um gol de André Moritz contra o Santa Cruz. Após participar da conquista da Copa do Brasil em 2007, o meia se transferiu para o futebol turco, tendo jogado no Kasimpasa e no Kayserispor. Hoje, defende o Mersin.

Conhece ou quer conhecer o paradeiro de algum ex-tricolor? Manifeste-se nos comentários! :)

PC
(com preciosa ajuda de Bruno Vargas Costa)

6 comentários:

  1. Uh!! Terror!!! Fabio Bala é matador!!!

    Até hoje me lembro do Fabio Bala metendo gol no Flamengo e eu zuando muito o meu irmão. Ademilson também me ajudou o zuar o pobre do meu irmão...rs...a gente vivia destas emoções passageiras.

    Também lembro de garoto Juca, jogava nada.

    Milton do Ó, e tem gente que reclama do Leandro Euzébio.

    Quanto a laterais esquerdos, se for fazer um levantamento de quantos passaram sem sucesso pelo Fluminense de 2000 a 2005 vão ver com era dura a nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. "Oh, Romeu... Onde diabos estará Romeu? Não foi para casa esta noite?"

    ResponderExcluir
  3. Tenta descobrir por onde anda Mário Tilico e Bandoch. :p

    ResponderExcluir
  4. Vocês são malvados!
    Sabe que eu até hoje lembro de muitos dos "peladeiros" da lista?
    Do Dacroce, por exemplo, que veio do América.
    Raiva mesmo, eu tenho do Barata. Ô jogador horroroso.
    Agora, o Fernando Henrique não pode estar na lista, já que foi o melhor goleiro da Libertadores (08) e da Copa do Brasil (07). O que estragou ele foi a marra com a torcida organizada.
    Um abraço aos "malvados"!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.