Campanha por Jair Marinho na Calçada da Fama do Maracanã
Jair Marinho posa no gramado do Maracanã.
O professor Eduardo Coelho, através de seu blog Cidadão Fluminense, está liderando uma campanha para reivindicar uma homenagem ao campeão mundial Jair Marinho na Calçada da Fama do Maracanã. Confesso que fiquei espantado ao descobrir que o nome do craque não está lá. Tendo em vista o histórico de serviços prestados pelo atleta ao Fluminense FC e à Seleção Brasileira, a falha é simplesmente inadmissível. Este escriba, portanto, apóia a iniciativa.
O abaixo-assinado, com o qual já colaborei, é a simples sentença a seguir: "Eu, abaixo-assinado, apóio a iniciativa do blog Cidadão Fluminense e a torcida tricolor, que reivindicam à Suderj incluir os pés de Jair Marinho de Oliveira na ‘Calçada da Fama’ do Maracanã. Jair Marinho foi campeão da Copa do Mundo do Chile pela Seleção Brasileira, em 1962. Jair Marinho foi Campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1960 e Campeão Carioca de 1959 pelo Fluminense Football Club.". O movimento já conta com mais de 900 assinaturas, e quem desejar colaborar deve enviar um e-mail ao professor Eduardo: cidadaoflu@gmail.com.
Se você está se perguntando quem foi Jair Marinho, então siga lendo esta postagem. Se for um fã de futebol, certamente não se arrependerá.
Jair Marinho com a camisa tricolor.
Nascido em 17 de julho de 1936, em Santo Antônio de Pádua, Jair Marinho de Oliveira foi um dos mais bem-sucedidos jogadores de futebol de todos os tempos. Sua posição era a lateral-direita, tendo sido ele um dos precursores do apoio dos laterais ao ataque, hoje tão popular. Ele está vivo, mora em Niterói, e completou esta semana 76 anos de vida.
Jair Marinho atuou pelo Fluminense entre 1954 e 1964, pela Portuguesa de Desportos entre 1964 e 1965, pelo Corinthians entre 1965 e 1967, pelo Vasco da Gama em 1967 e pelo Campo Grande em 1970. Foi reserva de Djalma Santos na Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1962, no Chile.
Jair Marinho na Seleção Brasileira. (fonte: Ubiratan Iorio)
Treinamento da Seleção Brasileira em 1961. Da esquerda para a direita: Aymoré Moreira (treinador), Castilho, Baiano, Gilmar, Jair Marinho, Quarentinha, Amaro e De Sordi.
Pela Seleção Brasileira, Jair Marinho atuou em apenas quatro partidas, todas vitórias:
03/05/1961 - Paraguai 2 x 3 Brasil - Puerto Sajonia (Asunción, Paraguai)
07/05/1961 - Chile 1 x 2 Brasil - Estádio Nacional (Santiago, Chile)
11/05/1961 - Chile 0 x 1 Brasil - Estádio Nacional (Santiago, Chile)
12/05/1962 - Brasil 3 x 1 País de Gales - Maracanã (Rio de Janeiro)
Além do título da Copa do Mundo de 1962, Jair Marinho participou das conquistas da Taça Bernardo O'Higgins (1961) e da Taça Oswaldo Cruz (1961). O número relativamente pequeno de aparições no escrete não foi por falta de qualidade técnica, mas por ser contemporâneo do gênio Djalma Santos, um dos melhores laterais-direitos de todos os tempos.
Pelo Fluminense, Jair Marinho conquistou dois títulos como titular: o Campeonato Carioca de 1959 e o Torneio Rio-São Paulo de 1960. Ainda jovem, foi reserva na campanha do título invicto do Torneio Rio-São Paulo de 1957. Em 284 partidas pelo Tricolor (incluindo algumas do time de aspirantes), teve 176 vitórias, 55 empates e 53 derrotas, tendo marcado 2 gols.
Titulares do Fluminense campeão carioca de 1959 (foto da Manchete Esportiva). Em pé: Zezé Moreira, Clóvis, Jair Marinho, Edmilson, Altair, Castilho e Pinheiro. Agachados: Maurinho, Paulinho, Waldo, Telê e Escurinho.
Ainda hoje, Jair Marinho é reverenciado pela torcida tricolor.
Jair Marinho em homenagem recente aos campeões mundiais da Seleção.
(foto de Tião da Bandeira)
Meu amigo Valterson Botelho entrevistou Jair Marinho em 2011. O craque demonstrou grande memória, relembrando não só escalações do Fluminense, como de alguns adversários. Vale a pena conferir o vídeo de 10 minutos:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.
Apoiado, PC!
ResponderExcluirAté a família Reynaldo saiu na foto? rsrs.
Dou todo o apoio!
ST
Leandro, você conhece os dois que estão na foto com o Jair Marinho? hehe eu não sei quem são! :P
ResponderExcluirEspero que a campanha seja bem-sucedida e que em breve Jair Marinho tenha seus pés devidamente eternizados na Calçada da Fama do Maracanã!
ST!
PC