quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Alô, CBF, o horário de verão vem aí!

Adiante seus relógios em uma hora...

Entra ano e sai ano, é a mesma coisa. O horário de verão entra em vigor, em data planejada com bastante antecedência (este ano, será dia 21/10), mas dona CBF "não se lembra" e não ajusta os horários das partidas do Campeonato Brasileiro. Somente depois, com as reclamações dos clubes que jogam às 16 horas, sob o sol das três da tarde, é que a entidade resolve ajustar os horários.

Na sexta-feira passada, a CBF anunciou a tabela das rodadas 31 a 33, e adivinhem!, o grande jogo do Campeonato, Atlético Mineiro x Fluminense, será disputado no primeiro dia do horário de verão, às 16 horas, simultaneamente a outras três partidas, pela 32ª rodada. Se for um domingo ensolarado em Belo Horizonte, o espetáculo será obviamente prejudicado. Será que a CBF não previu essa situação desagradável? Ou há uma justificativa para essa piada sem graça?

Claro que há uma justificativa. Como diria a sabedoria popular, "esses caras não dão ponto sem nó".

Acontece que, na rodada seguinte (33ª), não poderão ser realizadas partidas no domingo, devido ao segundo turno das eleições municipais. Assim, os jogos foram divididos entre a quinta-feira e o sábado. Detalhe: dois jogos do sábado (Corinthians x Vasco e Internacional x Palmeiras) serão disputados às 16:20 (novamente sob o sol das três da tarde). Por quê este horário inusitado? Ora, para atender à dona TV Globo, que quer transmitir os dois jogos, mas não pode abrir mão de passar sua novela às seis da tarde do sábado.

Em suma: para não bagunçar um diazinho de sua sagrada grade de programação, a TV Globo atrapalha duas rodadas do Campeonato Brasileiro, que terá ao todo seis partidas disputadas em um horário pra lá de inconveniente. Entre elas, o duelo entre o líder e o vice-líder.

(Lembro aos leitores que os jogos das quartas-feiras só são agendados para as surreais 22:00 para a TV Globo poder passar sua novela das nove. O fato de esse horário esdrúxulo afastar os torcedores dos estádios e impactar a bilheteria dos clubes pouco importa. O que importa é preservar a sagrada grade de programação da emissora.)

A partir da 34ª rodada, claro, a CBF "perceberá" que o horário de verão passou a vigorar, e adiará os jogos para as 17:00. Claro, no domingo a TV Globo não se importa que os jogos comecem a essa hora, pois não há novela a transmitir.

Sim, a emissora é a principal patrocinadora do Campeonato, todos sabemos. Mas isto não deveria dar a ela poder para decidir tudo, até os horários de todos os jogos. Até quando a CBF e os clubes vão se curvar a isso? E os sindicatos dos jogadores, não vão se manifestar sobre as partidas realizadas sob o sol de três da tarde?

PC
(com a colaboração do amigo sempre atento Bruno Vargas Costa)

2 comentários:

  1. PC,
    Me lembro da semifinal de 2002 contra o Corinthians no Maracanã. Um domingo de dezembro, às 16:00h, devia estar uns 50 graus na sombra.
    O Flu precisava fazer um bom resultado, pq o 2o jogo era em SP. Mas,no primeiro tempo os times quase não conseguiam jogar com tanto calor. Final de jogo, 1x0 magrinho para o Flu.
    No jogo de volta em SP, o horário foi às 22:00h e o placar 3x2 para eles.
    Abçs
    Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava neste jogo de 2002, foi a primeira vez que fui ao Maracanã, suava que nem um porco.


    Quanto a mudanças de horário, o jogo Fluminense vs Grêmio foi trasido para o horário das 19:30 no Engenhão em dia de semana por conta da eleição do Grêmio!!! O que o jogo tem a ver com uma eleição que vai ocorrer a milhares de km dele?!

    Isso está me cheirando a armação!!!

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.