quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Resenha: Tricolor 2 x 2 Grêmio

Foto: Alexandre Cassiano/AG.

Amigos, nunca foi tão fácil ser tricolor. Nós, fluminenses desde o berço e para toda a vida, não estamos acostumados a tanta moleza. Outro dia, vi um pó-de-arroz andando pela calçada aqui no Leme, na Gustavo Sampaio. Ele parou na banca, pegou um jornal qualquer, olhou a tabela. E aí sentou no meio-fio e começou a gargalhar histericamente. O sujeito não conseguia parar de rir. É isso: nós, tricolores, não estamos conseguindo tirar o sorriso do rosto e principalmente o sorriso da alma.

Trinta e cinco mil foram ao Engenhão na noite desta quarta-feira. O jogo era importante, contra o Grêmio de Porto Alegre, um dos dois times que ainda sonham em nos roubar a taça do Campeonato Brasileiro. Para manterem viva a já fraca chama de sua utopia, os gaúchos precisavam vencer a qualquer custo. Caso conseguissem, diminuiriam a diferença de pontos de 11 para 8. E eles começaram melhor, chegaram perto de abrir o placar em duas ocasiões. Na primeira, o Fluminense foi salvo pela trave (time de sorte esse tal de Fluminense). Na segunda, Diego Cavalieri fez boa defesa. Depois, o Fluminense conseguiu equilibrar as ações. E o primeiro tempo terminou com o placar em branco.

Os gols ficaram para a segunda etapa. Primeiro, Gum cometeu falta na entrada da área, e Elano cobrou com categoria, por baixo da barreira: Grêmio 1 a 0. Pouco depois, Digão chutou para o gol após cobrança de escanteio e empatou: 1 a 1. E Rafael Sobis acertou um foguete de fora da área para virar a partida: Fluminense 2 a 1. Eufórica, mas ainda calçando as sandálias da humildade, a torcida tricolor cantava "seremos campeões". Mas o Grêmio, mesmo com um a menos, foi aguerrido e acabou premiado com o empate, com Zé Roberto aproveitando rebote de cobrança de falta: 2 a 2.

O outro concorrente do Fluminense - o Atlético Mineiro - também empatou em 2 a 2, com o Santos, na Vila Belmiro (onde Neymar fez mais um daqueles golaços - alguém ainda acha que este sujeito paranormal não é um cracaço?). E assim a distância do líder para o vice-líder continua em 9 pontos, faltando agora 7 jornadas para o fim do Campeonato. Na próxima rodada, no domingo, ocorrerá o grande jogo: Atlético Mineiro x Fluminense, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Matematicamente, o título continuará em aberto, independentemente do resultado. Porém, todos sabem o que significará uma vitória tricolor.

Na distante caverna que habita, o Profeta coça sua longa barba branca e sorri. Observando as três faixas penduradas nas úmidas pedras à sua frente, o sábio homem calmamente repete seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

11 comentários:

  1. Essa foi fraca, já teve melhores..rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu digo, o Zé Roberto fez o gol do título tricolor.

    ResponderExcluir
  3. Que cara chato esse tal de Montanha, hein?! O cara fica enchendo o saco pra crônica sair e depois ainda reclama! rsrs

    Se tivéssemos vencido eu exaltaria a estrela de Rafael Sóbis, O Iluminado, fica pra sempre (como diz o Flu da Depressão).

    Pô, eu jurava que o Santos iria atropelar aquele time. Enfim, empatou. É impressionante como, com o Muricy, a satisfação nunca é completa desde que ele foi embora.

    O time se retraiu demais. Mas o resultado não foi de todo ruim.

    Repararam que os dois gols do Grêmio foram de bola parada? Não confio nesse time deles. Continuo achando que estão numa posição irreal na tabela.

    O Neném fez falta hoje.

    ResponderExcluir
  4. Fica escrevendo coisas épicas, daí depois faz um texto normal e toma crítica...rs.


    Agora sério, está rodada só serviu para ganharmos tempo, nada mudou, só temos menos uma rodada. Domingo, temos que não perder em Minas para assim entrarmos de forma muito confortável na reta final.

    ResponderExcluir
  5. Profeta, seremos campeões no domingo, depois de faturar o Galo!

    ST(etra)

    ResponderExcluir
  6. Vou deixar meu comentário, mas acredito que não vou agradar a muitos. Pois, muitos torcedores sobrepõe a emoção a frente da razão. Minha pergunta é seguinte: Como estamos liderando um campeonato fazendo tantas partidas inferior ao time adversário? E como com um técnico que faz inúmeras substituições e mudanças táticas bisonhas? Não me envergonho de falar que em muitos desses jogos fomos AJUDADOS pelo trio de arbitragem e cito como exemplo os jogos contra Figueirense, Náutico, Bahia, Ponte Preta, etc. Estes são só os que me lembro agora e possa ser que existam mais se investigar um pouco mais. Que mania é essa de recuar um time que tem potencial de fazer um, dois, três e por aí vai. O jogo de ontem pra mim foi o limite. Ganhando de 2x1, com espaços dentro de campo pela expulsão de Marcelo Moreno, com a qualidade que o time diz ter com a bola nos pés e pegar o empate de um time que já estava pedindo pra pegar o 3º!!!!! Todos os jogos são um sofrimento sem fim, mesmo jogando com equipes fraquíssimas. Sinto saudades do estilo Telê Santana que foi um vitorioso e respeitado técnico no mundo inteiro. Essa covardia, tendo um material humano nas mãos muito superior aos outros me irrita de tal forma, que me vejo tendo um piripaque a qualquer momento. S. T.

    ResponderExcluir
  7. Montanha, a culpa pela "fraqueza" da resenha é do time do Flu, que sofreu aquele desanimador gol de empate. Hoje era pra ser praticamente a comemoração do título. :P

    Leandro, também acho que, se vencermos o Galo domingo, acabou.

    Luís Márcio, discordo que estejamos sendo ajudados pela arbitragem. Ontem mesmo, o Sandro Meira Ricci atrapalhou muito o Fluminense. O gremista Kléber tinha licença para usar os braços à vontade, enquanto o tricolor Fred não podia encostar nos zagueiros. A falta do segundo gol do Grêmio simplesmente não existiu, reveja no replay.

    A meu ver, os únicos jogos em que fomos realmente beneficiados foram contra Figueirense (gol mal anulado deles) e Ponte Preta (pênalti inexistente a nosso favor). Em todos os outros, é choro sem justificativa.

    Acho que nossa super-vantagem na liderança tem um único motivo: temos mesmo o melhor elenco do Campeonato, com sobras. E nem as trapalhadas do Abel conseguem apagar isso.

    ST!
    PC

    ResponderExcluir
  8. https://www.facebook.com/fluminensefans/posts/422340164499693

    http://www.facebook.com/pccmfilho/posts/360423284048025

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o blogueiro. O nosso elenco é bom demais. Mas o esquema de jogo do Abel é jogar em contra-ataques. Eu também não gosto. Acho um futebol nada vistoso. Veja o exemplo do Flamengo: está sofrendo no campeonato, e no entanto nos sufocou nas duas partidas. Se o time tem a vantagem, se retrai. Mas a eficiência não pode ser questionada. A vantagem na tabela é a prova disso. Não caia no discurso vazio de significado da imprensa, ela só quer nos diminuir e aumentar você sabe quem. O Atlético foi muito mais beneficiado do que a gente, basta ver o vídeo no post anterior.

    ResponderExcluir
  10. Ter o melhor elenco faz com que os erros da arbitragem contra nós não façam tanta diferença, já que a gente ganha os jogos passando por cima dos erros ou no pior dos casos empata.

    ResponderExcluir
  11. E concordo com o blogueiro em outro ponto: o Meira Ricci deve ter comido um sanduba de cogumelos alucinógenos no intervalo pra ver falta do Digão no Kléber.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.