terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vivos, doentes e mortos... ao Engenhão!

Charge: Alvino (Jornal dos Sports)

Ainda me lembro de 2009. O Fluminense era o último colocado da tabela de classificação. Os jornalistas decretavam nosso rebaixamento antecipado. Nos bares, ouvíamos apenas a pergunta: "em que rodada o Fluminense cairá?". Os matemáticos nos davam 1% de chances. Mas nós tínhamos 100% de esperança.

E aconteceu o milagre: numa cálida tarde de domingo, 70 mil fanáticos subiram as rampas do Maracanã. O Fluminense era um virtual rebaixado, mas seu povo não desistira. E a massa potencializou o onze tricolor, que passou a jogar por música. O Palmeiras, que brigava pelo título, sucumbiu. E dali para a frente, o Fluminense não perdeu mais. Escapou da degola em 2009, e voou para o título em 2010. Amigos, foi uma jornada maravilhosa.

Este time, forjado a sangue, suor e lágrimas naquela arrancada épica, luta agora por mais uma taça. Com nove pontos de vantagem, alguns já decretam nosso título antecipado. Mas nós sabemos que ainda não ganhamos nada: em Laranjeiras, nunca se canta a vitória antes de consumada, por mais que tenhamos conhecimento de barbudas profecias.

Nesta quarta-feira, este povo deslumbrante tem uma missão: ir ao Estádio Olímpico João Havelange e apoiar sem parar. Hoje um sujeito me perguntou: "amanhã é o jogo mais importante do ano?". E eu respondi: "é o jogo mais importante do século".

Chegar ao Engenhão é complicado no esdrúxulo horário das 19:30? É. Os preços estão meio salgados? Estão. Mas saibam que quem for estará participando da história. Nas próximas décadas, cada um de nós poderá bradar: "eu estava lá! eu vi! eu vivi!".

Vivos, doentes e mortos... ao Engenhão!

PC

6 comentários:

  1. Não me esqueço desse jogo com o Palmeiras. Nunca vou esquecer. O placar final registrava o sublime Fluminense 1 a 0. Faltava ainda uma série de jogos. Tínhamos que vencer quase todos para escapar do rebaixamento quase concretizado. Olhando para o outro lado da arquibancada, onde o lindo mosaico com o escudo havia sido produzido naquela tarde, e onde agora um bando de malucos pulava em êxtase, pensei:

    Como pode tanta festa?

    O que eles tanto comemoram?

    A mínima possibilidade de permanência? Sim, só pode ser.

    Depois dos 3 jogos que fizemos contra Atlético, Cruzeiro e esse com o Palmeiras, essa torcida sofrida merece essa conquista. Mas é tão improvável...e ainda assim eles comemoram a sobrevivência dessa fragilíssima possibilidade. Uma derrota e estará tudo acabado. O que os leva a ter tanta fé? O que trouxe esses 70 mil insanos pra cá?

    Quando percebi que a resposta era um amor que a minha razão jamais compreenderia, eu chorei.

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei um ingresso de última hora pra este jogo na promoção aqui do blog, dei o ingressa pra uma amiga palmeirense que sempre que vai ao estádio o Palmeiras perde, o resto é história.

    ResponderExcluir
  3. Ramón, naquele dia era impossível não chorar. Nunca vi uma demonstração coletiva de fé tão espetacular quanto aquela...

    Bigmontz, você foi um dos 10 agraciados pela minha promessa insana feita no intervalo de Cruzeiro x Fluminense: "se o Fluminense virar esse jogo, eu comprarei e sortearei 10 ingressos pro Flu x Palmeiras". E o Fluminense virou aquele jogo...

    ResponderExcluir
  4. E só fui agraciado no extra time, alguém desistiu e você lançou novamente a promoção no twitter, daí eu tava on-line e consegui...\o/

    Assim a minha amiga pé frio pode ir ao estádio e nos ajudar..rs.

    ResponderExcluir
  5. Saudações PC,

    Depois de mais de 48 horas (antibióticos geralmente fazem efeito total em 72 horas, logo falta pouco para alguns se curarem) ouvindo chororôs, mimimis e verdadeiros ataques histéricos, tivemos até a opinião de uma bicha louca que disse que o Fluminense é porco (bicha faz de tudo para aparecer, é o efeito purpurina), cansei de rir e decidi falar sério.

    Lugar de TRICOLOR hoje é no Engenhão, vamos lotar aquela porra!

    - O Engenhão é longe, o Engenhão é ruim, o horário do jogo é uma merda.

    - Dane-se mermão, se vira que você não é quadrado.

    Melhor campanha dos pontos corridos; Melhor ataque; Melhor defesa; Líder incontestável.

    Se você acha que é pouco para ir ao Engenhão, vá pelo menos para xingar blogueiros, jornalistas, comentaristas e narradores. Levanta a bunda da cadeira, largue o teclado e vá extravasar sua ira apoiando o Time.

    Seremos campeões!

    P.S.: Só tem ingresso para oeste superior, os outros setores já esgotaram.

    STRI

    ResponderExcluir
  6. http://orgulhodesertricolor.blogspot.com.br/2013/11/torcida-parte-2.html

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.