quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Joelmir Beting e o gol de placa

Na madrugada desta quinta-feira, faleceu em São Paulo o jornalista e sociólogo Joelmir Beting, aos 75 anos. No início de sua carreira, ele foi personagem de uma história envolvendo o craque Pelé, que conto a seguir.

Em 05/03/1961, numa partida Fluminense x Santos no Estádio do Maracanã, Pelé driblou 7 jogadores do Fluminense e marcou um golaço na vitória santista por 3 a 1 (infelizmente não existe registro em vídeo do lance). Maravilhado por aquela obra de arte, o jornalista Joelmir Beting, que então trabalhava no jornal "O Esporte", resolveu homenagear o gol com uma placa de bronze, em nome do jornal, que foi instalada algumas semanas depois no estádio.

A famosa placa em homenagem ao golaço de Pelé.

A partir de então, muitos gols bonitos passaram a ser chamados de "gols de placa", e a expressão se popularizou, sendo utilizada até mesmo em situações fora do esporte. Recentemente, Pelé homenageou Joelmir com outra placa, com os dizeres "gratidão eterna do autor do gol de placa ao autor da placa do gol". O próprio Joelmir contou a história na entrevista reproduzida abaixo, do programa Jogo Aberto, da Band, em 2011:



Joelmir Beting era torcedor do Palmeiras, e é o autor de uma frase famosa sobre sua paixão pelo clube: "Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível". Conta-se que ele deixou de trabalhar na área esportiva exatamente após deixar sua paixão pelo Palmeiras falar mais alto na transmissão de um jogo do clube contra o Corinthians, pela Rádio Panamericana, tendo sido na ocasião quase agredido por torcedores corinthianos.

Descanse em paz, Joelmir Beting!

PC

Um comentário:

  1. PC,

    uma grande perda para o jornalismo brasileiro.....
    que Deus possa acolhe-lo junto e ele e que possa confortar a fámilia.

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.