segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Resenha: Palmeiras 2 x 3 Tricolor


Amigos, o Profeta saiu da distante caverna que habita e foi para as ruas celebrar. E o sábio homem não levava apenas a sua longa barba branca: atravessava o seu peito uma belíssima faixa de tetracampeão. Assim que avistei meu amigo, corri para abraçá-lo, enquanto ouvia os ecos de seu épico vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

Do gol de Leandro Euzébio na rodada inaugural ao terceiro tento de Fred contra o Palmeiras, a jornada tricolor foi maravilhosa. Foram 22 vitórias, 10 empates e apenas 3 acidentes de percurso. Repito: que jornada maravilhosa! É simplesmente a melhor campanha da história do Campeonato Brasileiro em seu formato atual. O Fluminense é o campeão brasileiro incontestável, irrevogável e infinito.

Todo grande time começa com um grande goleiro, mas o Fluminense de 2012 exagerou. Diego Cavalieri não é somente um grande goleiro. Diego Cavalieri é uma gigantesca muralha a proteger nossa bastilha. Quando o rubro-negro Bottinelli cobrou o pênalti nos momentos derradeiros do primeiro Fla-Flu do segundo século, Supercava voou para a história. Nos Aflitos, contra o Náutico, foram pelo menos doze, talvez dezessete ou trinta defesas espetaculares.

E Gum? O que dizer de Gum? A falha no Morumbi sequer arranha o Campeonato monumental de Gum. É, com toda a sua humildade, o melhor zagueiro atuando em solo tupiniquim. Desde as épicas atuações de 2009, quando este timaço foi forjado a sangue, suor e lágrimas, Gum honra a camisa tricolor transpirando litros por jogo. E já está na história do Fluminense: é um dos maiores de todos os tempos.

Ainda há Fred e seus vinte gols: o artilheiro tricolor tem uma fome patológica de gols. Só no jogo final, contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, marcou três. Os dois Fla-Flus foram 1 a 0, ambos gols de Fred. Aliás, olhando para trás, a impressão que tenho é que o Fluminense venceu todos os seus jogos por 1 a 0, sempre com gols de Fred.

E Wellington Nem? Amigos, o menino corre mais que o papa-léguas do desenho animado. Sua velocidade impressionante foi fundamental em diversas vitórias tricolores. Alguns dizem que Wellington Nem é o Messi de Xerém. Sou obrigado a discordar: Messi é que é o Wellington Nem do Barcelona.

Jean foi extraordinário ao longo de toda a temporada: seu passe para o gol do título contra o Palmeiras é uma prova inequívoca de sua categoria. Deco, Wagner e Rafael Sobis foram fundamentais em várias partidas. Thiago Neves voltou à velha forma, decidiu o Fluminense x Vasco, e deu assistências mortais em muitos jogos. O jovem Samuel fez gols importantíssimos. ValenciaDigão e Leandro Euzébio molharam suas camisas como sempre. Marcos JúniorRicardo BernaBruno, WallaceCarlinhos, Edinho, Diguinho, Thiago Carleto, LanziniAndersonFábio, Michael, Matheus Carvalho, todos, todos deram suas contribuições para mais esta conquista do Tricolor.

Confesso que critiquei muito Abel, mas dou o braço a torcer: o treinador do Fluminense soube aproveitar todas as potencialidades do elenco. Montou um time que é, inquestionavelmente, o melhor do Brasil. Sem dúvidas, Abel possui muito mérito na conquista do título.

O papagaio Samarone nunca esteve tão feliz, amigos. O louro mais esperto que muitos seres humanos não pára de repetir: "tetracampeão! tetracampeão! tetracampeão! tetracampeão!".

PC


Vídeo do jogo completo, transmissão da TV Globo:


Vídeo relembrando a campanha, editado pelo amigo Sandro:


10 comentários:

  1. De qualidade do elenco...não se contesta NADA,apesar de ter uma zaga horrível.Só que Fred na frente e Cavalieri atrás fizeram mais do que ninguém este título do teu Flu acontecer.
    Nem vou tocar na arbitragem,senão vc briga comigo!hahahaha
    Tem que comemorar mesmo,vcs merecem!Minha mãe aqui ficou bem feliz tb!
    Agora no caso de vcs,é lotar o Engenhão,comemorar como já to vendo foto nas Laranjeiras quando o time chegou e muito mais!
    Embora há time que também comemora,porque pegará o Flu em ressaca.
    Abraço PC e parabéns pra vc,tb tenho tricolores que me seguem no twitter seja no pessoal ou no do blog e parabenizo também,curtir o momento merecido,parabéns de coração!!!
    Igor(@igorsausmikat)
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05 pra quem quiser seguir o blog claro!

    ResponderExcluir
  2. Rafael Sobis deveria tentar a sorte com a camisa 10. Ele leva jeito...que passe d'O Iluminado para o chute de Nem, que resultou no primeiro tento!

    É incrível! Eu sou um cara muito rigoroso na avaliação dos jogadores. Dificilmente concedo um 10. No entanto, este Flu está tão espetacular que eu já mandei 10 pra Cava (recordista), Gum e Nem. Não lembro se Fred já recebeu ou não a honraria. Não importa, recebe hoje.

    3 gols. Mais decisivo que nunca.

    10!

    Fiquei com pena dos palmeirenses e do Cavalieri. Ele deve ter sentido uma pontinha de tristeza. E o recordista de notas 10 e milagreiro de plantão não merece isso. Mas o Palmeiras há de se reerguer.

    Pra não perder o hábito: é TETRA!

    ResponderExcluir
  3. Zaga horrível?! GUM É O MELHOR ZAGUEIRO DESTE UNIVERSO E DE TODOS OS UNIVERSOS QUE EXISTEM OU EXISTIRAM OU QUE POSSAM VIR A EXISTIR!!

    ResponderExcluir
  4. No quesito arbitragem eu só digo uma coisa: quem passa um turno INTEIRO sem vencer fora de casa não pode e NÃO MERECE ser campeão brasileiro.

    Revejam os vídeos do youtube...o Galo foi mais beneficiado que o Flu. Hoje fomos prejudicados pela arbitragem que anulou gol d'O Iluminado e não marcou pênalti em Marcos Jr. O Galo voltou a ser beneficiado com um pênalti inexistente. E nem assim o galináceo mineiro conseguiu vencer uma fora de casa no turno (contra um time que perdia há 6 jornadas consecutivas).

    Como pôde-se constatar eu falei bem mais que uma coisa sobre arbitragem. Então falo mais uma: BUÁÁÁ!

    Relembrando: É TETRA!

    ResponderExcluir
  5. É TETRA! É TETRA! É TETRA! O FLUMINENSE É TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO DO FUTEBOL!!!!

    (errei a previsão mas... foda-se! a minha pelo menos foi "menos errada... https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3629313382806&set=a.1488166255466.2063154.1573230610&type=1&theater rsrsrs)

    ST!!!!! ★ ★ ★ ★

    ResponderExcluir
  6. PC, temos que lembrar que o Abel, ao chegar, efetivou o Cavalieri. Isso parece ter dado confiança ao cara.

    É TETRAAAAAAAAAAA!!!!

    ResponderExcluir
  7. O campeonato não tem mais líder.
    Agora ele tem o campeão.

    Rememorando: É TETRA!

    ResponderExcluir
  8. O Fluminense deixou de ser o líder.

    Agora é o campeão, eterno e infinito campeão!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.