|
Doodle em homenagem ao centenário de Leônidas da Silva. |
O Google surpreendeu com o doodle de hoje, homenageando o craque Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que completaria 100 anos hoje, 6 de setembro de 2013.
Um dos maiores craques da história do futebol brasileiro, Leônidas da Silva foi ídolo por onde passou: São Cristóvão, Sírio Libanês, Bonsucesso, Peñarol, Vasco, Botafogo, Flamengo, São Paulo e Seleção Brasileira. Dizem algumas fontes que Leônidas era torcedor do Fluminense na infância - infelizmente, não chegou a atuar no clube do coração.
Na Seleção, Leônidas atuou em 19 partidas, tendo assinalado 21 gols. Foi talvez o principal responsável por inserir a Seleção como uma equipe de ponta no cenário mundial, com atuações extraordinárias na Copa do Mundo de 1938. No épico 6 x 5 contra a Polônia, ele marcou 3 gols, sendo 2 os decisivos na prorrogação. Fez parte, naquele Mundial, de uma das mais poderosas linhas de ataque da história do escrete: Lopes (Roberto), Romeu (Luisinho), Leônidas, Perácio (Tim) e Hércules (Patesko). Aquela Seleção terminou a Copa do Mundo na terceira colocação.
Curiosamente, Leônidas ficou célebre por uma "invenção" que não é exatamente sua: o gol de bicicleta. Embora executasse o movimento com rara perfeição, e tenha sido o primeiro a realizá-lo num jogo de Copa do Mundo (1 x 1 contra a Tchecoslováquia em 1938 - a bola não entrou, mas a torcida aplaudiu de pé), as pesquisas sugerem que o lance já era executado por outros futebolistas anteriormente, no Brasil e fora dele. No Brasil, o pioneiro da bicicleta seria Petronilho de Brito, num jogo realizado em 1922 (a propósito, uma curiosidade que une os "ciclistas": em 1930, após exibição de gala contra o Botafogo, Leônidas foi chamado pela torcida do Sírio Libanês de "Novo Petronilho"). Porém, anos antes de Petronilho, a bicicleta já teria sido executada pelo chileno Ramón Unzaga, em 1914. Em sua homenagem, o lance é chamado de "chilena" nos países da América Espanhola. [mais detalhes sobre estas e outras histórias, vocês podem encontrar no excelente livro "Do Fundo do Baú - Pioneirismos no futebol brasileiro", do meu amigo Laércio Becker]
Tendo inventado ou não a famosa bicicleta, o fato é que Leônidas foi um craque extraordinário, e um dos grandes responsáveis pela popularização do futebol no Brasil. Parabéns pelos 100 anos, gênio da bola!
PCFilho
Obrigado pela referência nesta bela e justa homenagem a Leônidas! Abraço
ResponderExcluirLaércio, o seu livro é um diamante, tal qual Leônidas. Uma leitura que eu não canso de repetir.
Excluir