|
Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press. |
Na volta do Maracanã, já andando nas ruas do Leme, eu e meu irmão escutamos um tricolor embriagado sentenciar: "foi a maravilhosa goleada do Fluminense!". Sim, o aprazível bêbado se referia à magra, suada e sofrida vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
O melhor é que eu concordo com o sagaz e alcoolizado transeunte: prefiro as goleadas por 1 a 0 às outras mais elásticas, pois goleadas por 1 a 0 não mascaram os problemas do time. Quando se vence por 3 ou 4 gols, tudo parece estar às mil maravilhas, mesmo não estando. Por outro lado, no 1 a 0, as fraquezas do onze ficam expostas, feito janelas sem cortinas.
O Bahia não vinha bem, havia perdido os seus dois últimos jogos no Campeonato. Mesmo assim, dominou o Fluminense no primeiro tempo, em pleno Maracanã (com ótimos 28.000 presentes). A verdade é que o Fluminense não via a cor da bola (aquele laranja tosco), e por muito pouco o Bahia não abriu o placar. Os visitantes tiveram duas ou três chances escancaradas de gol, e desperdiçaram.
No segundo tempo, o Fluminense voltou melhor. Mesmo assim, era difícil penetrar na defesa baiana. O onze tricolor tocava a bola de um lado para o outro, mas não arranjava um espacinho sequer para invadir. A vitória só veio em um lance de pura malandragem.
Eram transcorridos 20 minutos da etapa final, quando Felipe sofreu falta na intermediária e, espertamente, cobrou o tiro livre na hora, rolando para Rafael Sobis chutar. O goleiro Marcelo Lomba espalmou para frente, e o jovem Biro Biro chegou antes da zaga ao rebote, fuzilando para o gol.
(Cabe deixar claro que o gol não foi irregular: quando um tiro livre é concedido, quem pede a distância dos adversários para a bola é o time que vai cobrar a falta. A cobrança rápida, por mais malandra que seja, está totalmente dentro das regras do jogo.)
Logo após o gol, o garoto Biro Biro levou um cartão amarelo porque foi comemorar com a torcida, subindo aquela escadinha, uma das novidades do Maracanã. Ah, o que estão tentando fazer com o futebol? De onde vem essa recomendação estúpida? Qual é o problema de o jogador ir comemorar um gol com o pobre coitado que juntou suas moedinhas para ir ao estádio? Os árbitros deveriam ignorar certas recomendações imbecis, e se preocupar mais com os sarrafeiros que deixam o espetáculo mais feio, com socos, cotoveladas e pontapés.
Uma goleada por 1 a 0, com um dos gols mais malandros do ano. Eis o resumo perfeito do triunfo tricolor neste sábado, no Maracanã.
PCFilho
Muito boa a resenha!
ResponderExcluirLegal tbm o esclarecimento sobre a regularidade do gol de Biro-Biro. Pode prevenir o aparecimento de malas alvinegros (de Minas ou do Rio) com aquele papo estúpido de CBFlu.
Tenho que concordar tbm com a insensatez do amarelo pro jogador que vai comemorar com a torcida. Mais uma estupidez do bando de mercenários da FIFA que regula mas não vive o futebol.
Obrigado pelo elogio, Ramón. :)
ResponderExcluirFalando em gols regulares e irregulares, ontem o Grêmio venceu a Portuguesa no finalzinho, graças a um pênalti bastante questionável.
Me lembrei dos gremistas que ano passado afirmaram que o Campeonato estava comprado para o Fluminense.
É, o mundo dá voltas...
Gol irregular, só um imbecil diria isso. Mas é verdade, temos muitos imbecis comentando por aí.
ResponderExcluirSobre comemorar com a torcida e levar amarelo é típico do futebol de hoje. A torcida tem que bater palmas e quem fez o gol se curvar como se acabasse de tocar um piano no Municipal. Babaquice sem tamanho!
ST (rumo ao título!)rs.
Sobre comemorar com a torcida e levar amarelo é típico do futebol de hoje. A torcida tem que bater palmas e quem fez o gol se curvar como se acabasse de tocar um piano no Municipal. Babaquice sem tamanho! [2]
ResponderExcluirDeveria só ser punido se ele for para torcida rival pois aí sim pode incitar a violência.
ResponderExcluirAh, não curti a interface nova.
ResponderExcluirTalvez se clarear o verde possa ficar melhor ou colocar o fundo do texto com um verde mais claro ou branco para melhorar o contraste e facilitar a leitura.
Tá melhor agora, Montanha?
ResponderExcluirMelhorou, mas o quanto mais claro você conseguiu colocar é melhor, mas já ta melhor que antes.
ResponderExcluirFicou ótimo, PC. Bem ecológico... :P
ResponderExcluirValeu, Leandro.
ResponderExcluirA interface antiga, que nunca havia mudado, não podia ser customizada, o que me causava certos transtornos. Eu já estava para trocar há algum tempo.
Bom, se alguma coisa estiver incomodando, avisem, como fez o Montanha. Vou adaptando até ficar perfeita. :)