quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Resenha: Atlético Paranaense 1 x 1 Tricolor

Foto: Nelson Perez/FFC.

O Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Paranaense, em Curitiba, na noite desta quarta-feira. O artilheiro do Campeonato Éderson abriu o placar após falha coletiva da defesa tricolor, mas Rafael Sobis empatou com uma cobrança de falta espetacular. Durante o segundo tempo na Vila Capanema, o goleiro Diego Cavalieri salvou a noite com pelo menos três excelentes intervenções.

O torcedor pó-de-arroz, que desde 2010 está acostumado a procurar o nome do Fluminense no topo da tabela, se sente desconfortável ao vê-lo na incômoda 13ª colocação, à beira do abismo do rebaixamento. A derrocada tricolor, entretanto, era previsível. O Fluminense, além de simplesmente não ter se reforçado no início do ano, ainda desmontou o time campeão de 2012 durante a temporada. Estes absurdos equívocos gerenciais evidentemente teriam consequências negativas.

Até mesmo a habitual vaga na Copa Libertadores, hoje, é uma utopia. A dura realidade é, sim, a briga contra o rebaixamento. Neste triste ano, os 46 pontos são nosso Santo Graal. Desde que a fórmula dos pontos corridos foi adotada no Campeonato Brasileiro, o Fluminense é um dos seis únicos que nunca foram relegados à segunda divisão (junto com São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Santos e Flamengo). E espero que continue assim, porque seria um vexame monumental ser rebaixado com uma das maiores folhas salariais do torneio.

Fora de campo, o ambiente político do clube não ajuda, muito pelo contrário. Sandro Lima pediu para sair da vice-presidência de futebol, com a divulgação pela ESPN de seu contrato com a Unimed. Qualquer pessoa que acompanhe o Fluminense com um pouco de atenção já tinha conhecimento de que Sandro Lima era remunerado pela Unimed. O presidente Peter Siemsen, ao declarar que não sabia, à moda Lula, mostra que, das duas uma: ou é de uma ingenuidade absurda, ou é mentiroso mesmo. E a crise ocorre a pouco mais de dois meses da eleição no clube.

Eleição esta que, mais uma vez, será uma disputa entre o velho e o muito velho, com alguns grupos passando de lá para acolá, e outros de acolá para lá, dando continuidade à eterna dança das cadeiras. Provavelmente, haverá duas chapas. Em ambas, a ausência de planejamento e a falta de transparência já começam no processo eleitoral: faltam dois meses e pouco para o dia da votação, e sequer sabemos quem são os candidatos, à Presidência e ao Conselho Deliberativo.

Não, não há absolutamente nenhuma perspectiva de mudança de ares. Nem mesmo a pequena multidão de novos sócios-torcedores nos traz esperanças, já que ainda não poderá votar neste pleito - e mesmo que pudesse, não poderia formar chapas para concorrer. (Percebe-se que a tão falada e prometida democratização do clube, mais uma vez, não saiu do papel.)

Voltando ao Campeonato: no sábado, às nove da noite (que horário criativo, hein, CBF?), teremos o jogo contra a Portuguesa no Maracanã. Nos cálculos para atingir a meta dos 46 pontos, a vitória é importantíssima. Quanto antes nos livrarmos do fantasma, melhor. Vivos, doentes e mortos subirão as rampas. Nos vemos lá!

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 8,0.
Bruno - 5,0.
Gum - 6,0.
Anderson - 4,0.
Carlinhos - 6,0.
Edinho - 6,0.
Willian - 6,0.
(Biro Biro - 6,0).
Rafinha - 7,0.
(Felipe - 5,0).
Wagner - 5,0.
Rhayner - 6,5.
Rafael Sobis - 8,5.
(Eduardo - 6,0).
Vanderlei Luxemburgo - 5,5.

6 comentários:

  1. Bom dia PC,

    Pelo menos nos jogos contra os Atléticos MG e PR a equipe mostrou mais raça.

    Willian errou td ontem...
    Bruno poderia ser cabeça de área, como no inicio de carreira, já que não sabe onde é a linha de fundo.... Ontem Julião era pra ter jogado em cima daquele lateral esquerdo do Atlético.

    Com relação à política, e o PavTri ? Foi desfeito? Tinha esperanças que pudessem mudar ou tentar mudar as coisas...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Devagar com o andor, caro PC.

    O desmanche foi realmente uma prova de incompetência, mas já era esperado, pelo menos por mim.

    Afinal o que sabe fazer o Rodrigo Caetano a não ser dilapidar o patrimônio dos clubes? O Vasco foi o exemplo mais recente, mas existem outros.

    Quanto ao Sandro, ele já era remunerado desde a catastrófica gestão do Horcades e nunca ninguém falou nada.

    Quanto ao vazamento dos termos do contrato, achei muito estranho que depois de quinze anos de confidencialidade ela viesse a público pouco depois do procurador flamenguista ter exigido que o clube apresentasse o contrato à Receita.

    A atitude desse senhor ao tratar de fechar acordo com o Flamengo rapidinho, ainda que a dívida de seu clube seja bem maior que a do Flu, é uma mostra de como "autoridades" usam e abusam do poder público de acordo com suas conveniências.

    Não estou afirmando que o vazamento tenha partido dele, mas que sua ação deletéria precipitou a coisa toda é bem provável.

    Quanto ao Peter, ruim com ele, pior sem ele. Ou você prefere a volta daquela corja que reinou desde a década de 90 e utilizou o clube em benefício próprio?

    Por favor não entre na pilha da Flapress, que agora parece que está criando filial em São Paulo.

    Quanto ao time, mesmo dilapidado ainda pode dar a volta por cima. Basta mostrar o empenho dos últimos jogos.

    Afinal, considerando a grande chance de Botafogo, Grêmio ou Atlético Paranaense ganharem a Copa do Brasil, a Libertadores estará apenas a sete pontos e com muitos cavalos paraguaios a nossa frente.

    Por que não sonhar?

    Abraços e saudações tricolores

    ResponderExcluir
  4. Raphael Moreira,

    Ainda vou escrever um texto especificamente sobre o PavTri, em breve. O principal problema é que somos poucos, e somos jovens, que precisamos resolver nossas vidas antes de mudar o Fluminense. Nós tentamos, e tentamos muito. Você deve ser testemunha de nossos esforços. Agradeço de coração sua preocupação e sua pergunta.

    ResponderExcluir
  5. Caro Helio R. L.,

    Você escreveu o seguinte em seu comentário: "Quanto ao Peter, ruim com ele, pior sem ele. Ou você prefere a volta daquela corja que reinou desde a década de 90 e utilizou o clube em benefício próprio?".

    Você sabe que tenho enorme respeito por você, mas discordo muito desta sua frase.

    E digo isto porque Peter é parte integrante da corja. Sempre foi, apesar de tentarem esconder isto. Foi eleitor, conselheiro e vice-presidente jurídico na gestão de David Fischel. Foi eleitor e conselheiro na primeira gestão de Roberto Horcades.

    A própria presença de Sandro Lima, Ricardo Martins e outros - que faziam parte da gestão Horcades - mostram como a atual gestão é mera continuação das anteriores.

    E sim, ainda há muita gente, aliada ao Peter, "usando o clube em benefício próprio" hoje em dia. Gente despreparada, regiamente remunerada, que só está empregada no clube porque apoiou Peter durante a campanha. O departamento de marketing inteiro, essa piada que é o departamento de marketing, é composta inteiramente por integrantes da Flusócio, principal grupo que apoiou Peter. Estima-se que, só com salários de correligionários de campanha do Peter, o Fluminense gasta, por baixo, 200 mil reais por mês.

    O Fluminense precisa de uma faxina geral, uma renovação absoluta em sua política. Espero que, quando a torcida enxergar isto, ainda dê tempo de salvar o clube.

    Abraços, ST!
    PC

    ResponderExcluir
  6. Ok PC
    Já não é a primeira vez que pergunto sobre o PavTri.
    Hoje moro em Natal, me mudei há 4 anos.
    Quando o PavTri for retomar a luta, conte comigo!

    Abs

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.