sábado, 19 de outubro de 2013

Feliz aniversário, Vinicius e Garrincha!

Vinicius de Moraes, 19/10/1913.

Mané Garrincha, 18/10/1933.

Esta semana de outubro marca o nascimento de dois grandes gênios brasileiros. O músico Vinicius de Moraes completaria hoje 100 anos, e o futebolista Garrincha teria completado ontem 80 anos.

A melhor homenagem que podemos prestar ao Poetinha é ouvir seus versos, suas músicas. Minha favorita sempre será a imortal "Chega de Saudade" (letra de Vinicius de Moraes, melodia de Tom Jobim):


"Vai minha tristeza...
E diz a ela que sem ela não pode ser...
Diz-lhe numa prece...
Que ela regresse...
Porque eu não posso mais sofrer..."

Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas, já foi tema de algumas homenagens aqui neste futebolístico blog, naturalmente (ver posts de 2009 e 2010). A data de aniversário de Garrincha gera grande controvérsia, é bom que se diga. Aqui no Jornalheiros, sempre publiquei minhas homenagens no dia 28 de outubro, data que Ruy Castro, o biógrafo do craque, considera como correta. Mas Roberto Assaf crava que Garrincha é de 18 de outubro, apoiado nos testemunhos de amigos e conterrâneos do gênio. E como considero Assaf um historiador mais "cuidadoso" que Castro, fico com o dia 18 mesmo.

Garrincha é um caso único na história do esporte. Como pode o sujeito com uma perna seis centímetros menor que a outra ser um futebolista tão absolutamente genial? A melhor descrição que já li de Garrincha é de outro gênio brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, por acaso outro nascido em outubro (no próximo dia 31 ele completaria 111 anos):

"Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho."

É isso. Feliz aniversário, Vinicius e Garrincha!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.