segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os 11 maiores times da história do futebol brasileiro

Foto posada do Santos de Pelé.

Em 2011, publiquei aqui a minha lista dos 11 maiores times da história do futebol mundial, postagem que até hoje rende discussões. Como gosto dessas polêmicas, mesmo sabendo que desagradarei muita gente, segue abaixo uma nova lista, com os 11 maiores times da história do futebol brasileiro. Listas são polêmicas por definição, mas quem não gosta de fazê-las?

Levei em conta os seguintes critérios: I) valem apenas equipes de clubes, excluindo assim combinados, seleções estaduais e a Seleção Brasileira; II) os resultados obtidos são fundamentais, excluindo assim aquelas equipes que jogaram maravilhosamente bem mas não conquistaram muitos títulos; III) contribuições para a Seleção Brasileira da época também são relevantes.

Vale ressaltar que os Campeonatos mudam de valor ao longo dos anos. Por exemplo, um Campeonato Carioca atual não tem - nem de longe - o mesmo valor do antigo Campeonato Carioca, que foi durante muito tempo a principal competição do futebol brasileiro - as médias de público no estádio são prova incontestável disto.

Sim, eu provavelmente cometi dezenas de injustiças contra timaços épicos, que deveriam entrar na lista e não entraram. Acha isso? Defenda o seu esquadrão nos comentários. Os leitores podem - e devem - discordar, expondo as suas argumentações, desde que com o devido respeito às opiniões alheias.

Vamos à lista.

XI) Fluminense 1917-1919
O time que deu ao Fluminense o apelido de "Tricampeão" (eternizado no hino popular do clube) obteve resultados espantosos entre 1917 e 1919. No Campeonato Carioca de 1917, foram 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. No de 1918, 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota. No de 1919, incríveis 17 vitórias e apenas 1 derrota. O tricampeonato, que deu ao Fluminense a posse definitiva da Taça Colombo, veio com uma épica vitória por 4 a 0 sobre o Flamengo, no então recém-inaugurado Estádio das Laranjeiras. Meses antes, no mesmo estádio, a Seleção Brasileira conquistara sua primeira Copa América, com dois titulares tricolores: Marcos e Fortes. Este Fluminense foi o primeiro time a assombrar o futebol brasileiro, e está aqui para representar a era amadora do esporte - quando os craques jogavam por puro amor à camisa.

X) São Paulo 2005-2008
Os resultados deste São Paulo são difíceis de contestar: duas finais de Copa Libertadores (uma conquista), um Mundial da FIFA, e três Campeonatos Brasileiros consecutivos (feito inédito na história). As acusações de que o time apresentava um futebol feio não se sustentam diante de tantas taças levantadas.

IX) Corinthians 1950-1954
A Era de Ouro do Corinthians viu um timaço que conquistou quase tudo o que disputou: foi campeão paulista em 1951, 1952 e 1954, campeão do Rio-São Paulo em 1950, 1952 e 1953, e vice-campeão mundial em 1952.

VIII) Flamengo 1980-1983
O Flamengo, até então estigmatizado como um clube regional, finalmente obteve suas primeiras conquistas a nível nacional e internacional, com um timaço liderado por Zico, Leandro e Júnior. Entre 1980 e 1983, o rubro-negro levantou 1 Campeonato Carioca, 3 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa Libertadores e 1 Copa Intercontinental. Os três jogadores citados acima fizeram parte do plantel da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982.

VII) São Paulo 1991-1994
1 título de Campeonato Brasileiro, 3 finais consecutivas de Copa Libertadores (com 2 vitórias), e 2 Copas Intercontinentais. O timaço de mestre Telê Santana encantou o Brasil, e não poderia ficar de fora desta lista.

VI) Botafogo 1957-1962
Campeão carioca em 1957, 1961 e 1962, o Botafogo de Nilton Santos, Didi e Garrincha poderia ter conquistado mais títulos, principalmente a nível nacional, mas teve o azar de ser contemporâneo do espetacular Santos de Pelé. Sua contribuição para a Seleção Brasileira é inegável: além dos três já citados, Zagallo e Amarildo também foram titulares do escrete na conquista da Copa do Mundo de 1962.

V) Internacional 1975-1980
Campeão brasileiro em 1975, 1976 e 1979, e vice-campeão da Copa Libertadores em 1980, o Internacional de Falcão e companhia foi senhor do futebol brasileiro na segunda metade da década de 70, superando verdadeiros timaços, como A Máquina do Fluminense, vencida por 2 a 0 em pleno Maracanã, na semifinal de 1975. Em 1979, levantou o Campeonato Brasileiro de forma invicta - feito até hoje não repetido por nenhum outro time.

IV) Palmeiras 1967-1973
Em um período de 7 anos, a Academia do Palmeiras conquistou 4 Campeonatos Brasileiros (1967, 1969, 1972 e 1973), tendo sido ainda campeão da Taça Brasil de 1967, vice-campeão da Copa Libertadores de 1968, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1970 e campeão paulista em 1972. Numa época de auge do futebol brasileiro, com todos os nossos grandes craques atuando por aqui, Ademir da Guia e companhia dominaram os nossos gramados.

III) Fluminense 1936-1941
O Fluminense vivia o maior jejum de sua história - não conquistava o Campeonato Carioca desde 1924. Então, os dirigentes tricolores foram a São Paulo e contrataram vários craques da Seleção Paulista. Estava montado um dos maiores times da história do futebol brasileiro. Em seis Campeonatos Cariocas, o Fluminense conquistou cinco, a maioria com campanhas avassaladoras (na conquista de 1941, foram 28 jogos, com 22 vitórias e 106 gols marcados). Batatais, Machado, Romeu, Tim e Hércules fizeram parte da Seleção Brasileira que alcançou a então inédita terceira colocação na Copa do Mundo de 1938, na França.

II) Vasco 1945-1952
O Expresso da Vitória do Vasco tem um currículo espetacular: dominou o futebol carioca, tendo levantado os Campeonatos de 1945, 1947, 1949, 1950 e 1952. Conquistou também a primeira competição internacional de clubes organizada na América do Sul, no Chile, em 1948. Foi a base da Seleção Carioca tetracampeã nacional, e principalmente foi a base da Seleção Brasileira vice-campeã da Copa do Mundo de 1950. Barbosa, Ademir, Chico e companhia fizeram história.

I) Santos 1961-1965
A posição de honra cabe, claro, ao mítico Santos de Pelé. Nesse intervalo de cinco anos, o esquadrão da Vila Belmiro conquistou 4 Campeonatos Paulistas, 5 Taças Brasil, 2 Copas Libertadores e 2 Copas Intercontinentais. Além disso, contribuiu com 7 convocados para a Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1962 (Pelé, Gilmar, Mauro, Zito, Mengálvio, Coutinho e Pepe). Este Santos foi um autêntico dream-team, que nunca será batido.

PCFilho

36 comentários:

  1. Eu concordo com a lista, não mudaria nada.

    Aliás, eu mudaria sim! A lista deveria ser dos 10 maiores times da história do futebol brasileiro mais o Santos de Pelé.

    ResponderExcluir
  2. Você ia muito bem até o número 02. Conserta isso, pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Caro Pc,

    Gostei da lista, mesmo achando que poderia ter colocado o Palmeiras (Parmalat) ou o Cruzeiro de 2003, mesmo durando um ano, era um timaço e conquistou tudo que disputou, fora isso gostei muito...
    O Santos de Pelé, com certeza é o primeiro, e em segundo uma surpresa.. HAHA’ Vasco do Expresso melhor que o Fluminense?! Que bom, lugar merecido por um dos maiores esquadrões de todos os tempos do futebol brasileiro e mundial, que só não é comparado ao Santos de Pelé.. Pelo simples fato do Brasil perder a Copa de 1950 no famoso Maracanazzo, onde a seleção era praticamente o Time do Vasco e sem contar que em 1954 a seleção só não foi à final pelo fato de enfrentar a Hungria de Puskas, mesmo assim deu trabalho aos Húngaros. Obs: Sou Flamenguista doente. HAHA’
    Quanto ao Flamengo, acho que ficaria mais acima na lista, na frente do Internacional que mesmo com o titulo Invicto (Feito histórico), tem menos títulos e lembrando que em 1981, o Flamengo também tem um feito histórico, em apenas 26 dias ganhou o Carioca, a Libertadores e o Mundial, feito que até hoje é o maior recorde do mundo. E Flamengo atrás do São Paulo de 1991-1994?! Isso é Heresia. HAHA’ Tanto em títulos quanto jogadores o Flamengo foi melhor que aquele São Paulo. Mas o que realmente importa é que está na lista.

    Quanto ao Fluminense... Já disse o que penso na outra discussão, eu até colocaria realmente nessa lista, mas ainda digo... Não ficaria na frente do Palmeiras, do Botafogo e nem do Flamengo, poderia disputar com o Internacional um sexto lugar... Gostei da 11ª, realmente o Fluminense comandou junto com o Botafogo o período amador do futebol brasileiro e merece estar na lista.

    Corinthians de 1950-1954?! Haha’ Desse time não sei nada.. aliás nunca fui fã do Corinthians, mas o Palmeiras Parmalat merecia estar no lugar desse Corinthians ao meu ver.

    Enfim... no geral gostei da lista, apenas com as ressalvas acima.

    O Thiago Rachid não deve conhecer a história do Vasco do Expresso, para falar uma coisa dessas, sou Flamenguista meu caro, e não vejo demérito nenhum dizer que aquele time foi melhor que o Flamengo “Dourado”. Mas no geral, o Flamengo leva vantagem sobre todos os times do Rio em questão de títulos, isto é fato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pc, Futuramente eu faria uma lista das 11 maiores seleções do mundo. Acho que está faltando. HAHA' E nessa sim, geraria muitas e muitas discussões.

    ResponderExcluir
  5. PC, muito boa a lista, porem, façamos justiça ao Corinthians bicampeão brasileiro 98/99 e mundia de 2000, ao Palmeiras-Parmalat 93/94, ao Vasco de 97 e ao Corinthians da década de 30, quando recebeu o título de "Campeão dos Campeões", por detonar cariocas e mineiros, por isso, peço que aumente a sua lista para 20.
    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Realmente cara, sua lista está muito boa, inclusive olhando pelo lado da classificação... mas acredito que há outros times que foram incriveis também, como o Vasco da Gama de 97 a 2001 que só perdeu o título para o time considerado o maior do século (real madrid), mas que goleou o manchester por 4 a 1 e conquistou aquele título histórico conhecido como a virada do século em cima do palmeiras (que digasse de passagem tbm tinha uma máquina em torno dessa época)... o Curzeiro de 2003 (apesar de ter sido só 2003) foi um time espetacular também! O São Paulo de 2005 a 2008. Acho que com mais esses TALVEZ dê pra fechar a lista, mas sem dúvida os citados também são incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário. O São Paulo 2005-2008 está na lista, na décima posição.

      Os demais times citados também foram excelentes, sem dúvidas.

      Excluir
    2. Ta de sacanagem os maiores times de todos os tempos do Brasil são, o santos de pele, botafogo de garrincha, e flamengo de zico. Flamengo alias que foi o único clube sul-americano a golear um time europeu numa final de mundial.

      Excluir
    3. O palmeiras da era parmalat era muito melhor que o time do são Paulo de 2005, tanto que foi campeão mundial jogando na retranca com o Liverpool, a sorte do são Paulo e tinha poucos times bons entre os anos de 2005 a 2008, diferente do palmeiras que nao ganhou mais títulos porque pegou muitos times bons entres anos de 1994 a 2000

      Excluir
    4. Vc so olhou os títulos que esses clubes ganharam, mas nao observou outras coisas como a era em que jogaram, a dificuldade de adversários, os elencos, os títulos nao diz tudo, nem sempre o melhor e campeão, um exemplo e a Holanda de 74, 78 que revolucionou o futebol, e brasil de 82,

      Excluir
    5. se for assim por o palmeira parmalatt nao ganhou na sua epoca

      Excluir
    6. isso e basicamente so sua opiniao

      Excluir
  7. e o Gremio da decada de 90 que ganhou tudo e humilhava o palmeiras que era a seleçao do brasil,depois ficam brabos que o Gremio quer ser uruguaio ou argentino,o povo brasileiro nao valorisa o Gremio,ai me vem com fluminense e corinthians da decada de 30, 50,ba tnham que ter vergonha,e sempre eh bom lembrar em na decada de 80 oGremio espancava o flamengo,so perdeu uma vez na final roubado qe o andrade tirou a bola com a mao, metemo 5x1 nesse flamengo na libertadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces adoram falar do andarde tirando a bola com a mão mas ninguém fala que o leão deu uma cutuvelada no nunes

      Excluir
  8. Para mim merecia ser incluído o Cruzeiro de Tostão e Cia. Ltda. de 1966 e o Grêmio dos anos 90

    ResponderExcluir
  9. Otima lista, concordo, mais falta o palmeiras de 93-94.

    ResponderExcluir
  10. Otima lista, concordo, mais falta o palmeiras de 93-94.

    ResponderExcluir
  11. concordo com o amigo o gremio de 80 e 90 foi mais time que muitos nessa lista;sou mais os paulista e cariocas nem lembram desse timaço do gremio

    ResponderExcluir
  12. Internet aceita tudo... kkkk!!! Deve ser elaborado por um torcedor do Fluminense. Pergunta básica: Cadê o Cruzeiro de 1974 à 1977. Decidiu os campeonatos brasileiros de 74 e 75. Campeão da Libertadores 1976, Vice campeão mundial em 76 e vice da libertadores em 1977. Muitos vices, mas um time extremamente marcante na história. Faltou também o Grêmio de 82 e 83.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releia os critérios utilizados:

      II) os resultados obtidos são fundamentais, excluindo assim aquelas equipes que jogaram maravilhosamente bem mas não conquistaram muitos títulos;

      III) contribuições para a Seleção Brasileira da época também são relevantes.

      Nesses critérios, os dois times que vc cita, embora tenham sido excelentes, ficam claramente abaixo dos onze listados no post.

      Excluir
    2. Parabéns concordo com sua lista sou corintiano sempre haverá discussão sobre lista relacionada ao nosso futebol teve times campeões que foram eficientes durante um ano e só.

      Excluir
  13. Só acho que o Flamengo deveria estar mais acima, o Vasco foi a base da seleção em uma copa, o Flamengo da década de 80 foi a base da seleção em três copas e os títulos nem se comparam, além de Internacional e Fluminense que se destacaram mas não dá pra comparar com o Flamengo, colocaria a frente apenas o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha e o Palmeiras de Ademir D'aguia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiu Rey,

      Olha, sua afirmação de que o Flamengo da década de 80 foi "a base da Seleção em três Copas" é extremamente exagerada. A Copa do Mundo em que o Flamengo teve mais titulares foi a de 1982, e eram somente 3 (Leandro, Júnior e Zico). Ter três titulares não é "ser base da Seleção". O Vasco, sim, pode dizer que era a base da Seleção da Copa de 1950, com 5 titulares e alguns reservas no elenco. Ou o Botafogo da Seleção de 1962, também com 5 titulares.

      Quanto aos títulos, sua afirmação também não foi justa. O Vasco dominou o futebol brasileiro entre 1945 e 1951, e conquistou o único torneio sul-americano que disputou. O Flamengo disputou a Copa Libertadores 4 vezes seguidas, só tendo conquistado uma vez o título.

      Sigo com minha opinião: com os critérios adotados no post, o Flamengo da década de 80 está na posição em que deveria estar, mesmo.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Botafogo das décadas de 50 e 60 merecia estar em segundo. E o Grêmio de 90 teria de estar na lista.
    Mas está boa a lista.

    ResponderExcluir
  16. Olá, caro PC. Sou jornalista e músico de Porto Alegre. Faço apenas uma observação (para minha pesquisa sobre o tema colocar "24 Onzes" no google, sem aspa + blog gol de letras) acerca do Internacional, clube do qual fui conselheiro. É um grande equívoco misturar os dois times que mencionas. O melhor conjunto da história do Clube atuou do segundo semestre de 1974 a 1976: Manga, Cláudio, Figueroa, Pontes (depois Hermínio e Marinho Peres) e Vacaria; Falcão, Paulo César Carpegiani (depois Batista ou Jair) e Escurinho (depois Caçapava, com os dois craques jogando mais adiantados), Valdomiro, Flávio (antes Claudiomiro e depois Dario) e Lula, sendo técnico o grande Rubens Francisco Minelli. Repara como o conjunto de 1979-80 é completamente diferente, por gentileza: Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair e Mário Sérgio; Valdomiro e Bira. Treinador: Ênio Andrade. O bicampeão brasileiro, em 1976, é até o hoje o vencedor de melhor aproveitamento no Brasileirão. Misturar as duas equipes foi um erro que a Fox Sports também cometeu. O conjunto "da mesma família" do Santos de Pelé é o primeiro. O segundo era muito bom, mas inferior, e também durou pouco tempo, desconstituindo-se após a ida de Falcão para a Roma e o vice da América em 1980. Meu nome é Marcelo Dorneles Coelho. Sou amigo virtual do Alexandre Berwanger.

    ResponderExcluir
  17. o atlético mg de reinaldo é muito melhor do que muito time aí viu

    ResponderExcluir
  18. poderia ter o américa mg decacampeão tambem né o time vestindo as camisas da seleção mineira ganhou de 6 x 0 da seleção do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  19. o náutico de 1967 eliminou o cruzeiro de tostão na semifinal da taça brasil por 3 x 0

    ResponderExcluir
  20. Em breve vai acrescentar Grémio do técnico Renato gaúcho

    ResponderExcluir
  21. Concordo o expresso da vitória e o Santos.. Berços do Futebol brasileiro

    ResponderExcluir
  22. PC Filho, vc adotou critérios e foi fiel a eles, parabéns.
    A minha lista é diferente da sua, mas o futebol é apaixonante tbm por conta das opiniões divergentes, não é mesmo?
    Mais uma vez, parabenizo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.