quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resenha: Vasco 1 x 0 Tricolor

Vasco 1 x 0 Fluminense, Ressacada.

Amigos, vocês sabem que, de 2001 para cá, o Vasco vive tempos difíceis. Após a fartura de conquistas no final da década de 90, o clube de São Januário mergulhou numa colossal crise financeira e técnica. Nestes últimos treze anos, o Vasco conquistou apenas uma Copa do Brasil (2011), um Campeonato Carioca (2003) e uma Série B (2009) - que disputou por ter sido rebaixado no ano anterior.

Já do outro lado da cidade, o Fluminense vive bons tempos. Após a maior crise de sua história, no final da década de 90, o clube de Laranjeiras se estabilizou na Série A - é um dos seis únicos clubes que não foram rebaixados desde a adoção do sistema de pontos corridos (em 2003), tendo a quinta maior pontuação total, e tendo conquistado dois títulos (em 2010 e 2012). Houve ainda a conquista da Copa do Brasil (2007), e os vice-campeonatos da Copa Libertadores (2008) e da Copa Sul-Americana (2009). Ah, sim, bem lembrado, Samarone, o Fluminense é o atual líder do ranking da CBF, que leva em conta os resultados das últimas cinco temporadas.

Os dois parágrafos acima contêm apenas fatos incontestáveis. Não são opiniões deste escriba, são fatos. O Vasco vive há 13 anos em crise, período em que o Fluminense vive uma excelente fase (dentro de campo). Neste cenário, me respondam: o que vocês acham que aconteceu no confronto direto? O esperado seria constatar um amplo domínio tricolor, certo?

Pois é. Entretanto, em 48 clássicos desde 2001, o Vasco venceu 18, houve 22 empates, e o Fluminense obteve 8 escassas vitórias. Destes 8 triunfos tricolores, 6 foram por um mísero gol de diferença (as outras 2 foram por 2 gols de diferença). É possível explicar essa aparente contradição?

Eu sei que o futebol não tem muita lógica. Mas também não é uma loteria imprevisível, a ponto de um time decadente vencer seguidamente um time em boa fase. Sim, há algo muito errado nisso.

Meu palpite, minha teoria: o Fluminense tem encarado seus três principais adversários - Botafogo, Flamengo e Vasco - de maneira errada. Os atletas tricolores se deixam contaminar pelo ódio das rivalidades históricas, e isto interfere negativamente em seus desempenhos em campo. Sim, o ódio turva a visão, faz tremer os músculos, diminui a precisão dos movimentos, aumenta o nervosismo - tudo que um atleta não quer que aconteça.

Porque um time tomado pelo ódio, amigos, não consegue vencer nem o Bonsucesso.

PCFilho

Notas do onze:
Klever - 7,5
Bruno - 7,0
Gum - 5,0
Leandro Euzébio - 5,0
Igor Julião - 6,0
(Felipe) - 6,5
Edinho - 5,5
Jean - 5,5
Wagner - 5,0
Rhayner - 5,0
(Diguinho) - 5,5
Rafael Sobis - 5,5
Biro Biro - 5,5
(Samuel) - 5,5
Vanderlei Luxemburgo - 5,0

7 comentários:

  1. "Ódio", PC? "Ódio"???

    Eu prefiro chamar de "sono" e "sacanagem" mesmo, mas tudo bem, cada um tem a sua opinião... rsrs

    ST! (esse ano é briga cascuda prá não cair, o Caetano DESTRUIU o time...)

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa meia rodada de ontem a Z4 se aproximou perigosamente do meio da tabela!!!

    A verdade é q tirando o G4, qualquer outro time pode cair! Tudo depende, logicamente, da performance nessa reta final...

    A lógica diz q só 1 vaga do Z4 ainda está em jogo, mas eu chuto q até 3 vagas ainda podem mudar...

    Em outras palavras: que campeonato de merda!!! hahahaah

    ResponderExcluir
  3. Na verdade acho o contrário. Os clássicos regionais são jogos diferenciais, disputado sob maior adrenalina (existência da rivalidade e quantidade de torcedores semelhantes dos 2 lados da arquibancada, onde a pegada e jogo em velocidade se tornam mais importantes E é isso que estamos vendo o Flu perder a partir do momento em que começou a apostar em muitos medalhões e fazer altíssimos investimentos. O desempenho em clássicos caiu muito na última década até em comparação mesmo com o período negro da década de 90, quando seus 2 maiores rivais é que investiam altíssimo.

    ResponderExcluir
  4. Acho o Fluminense joga diferente os clássicos, cai muito na pilha dos adversários e isso custa vitórias como as de ontem.

    Que jogo ridículo!

    ResponderExcluir
  5. Imagino, PC, como deve ter sido difícil você encontrar o que escrever depois do joguinho ridículo de ontem. Você até se saiu bem, mas é lamentável!

    ST

    ResponderExcluir
  6. "No! Never hate your enemies. It affects your judgment." - Michael Corleone

    Com a folha que temos, somos obrigados a ganhar os dois jogos de times com jogadores como Marlone e Jhon Clay.

    Com esse timeco, se o Vasco se livrar da segundona, terá que escrever uma carta de agradecimento por termos subvertido a ordem natural das coisas nesses dois jogos.

    ResponderExcluir
  7. "No! Never hate your enemies. It affects your judgment." - Michael Corleone

    Isso. Foi essa mensagem que eu quis passar com a resenha. Dá-lhe Poderoso Chefão!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.