|
Esquema ilustrativo dos tipos de eclipse. |
Na madrugada desta terça-feira, 15, ocorreu um eclipse lunar total, o bonito evento astronômico em que a Terra lança sua sombra sobre a Lua, e esta fica avermelhada quando observada daqui. No outro tipo de eclipse, o solar, a Lua é que lança sua sombra sobre a Terra, e o dia "vira noite" por alguns momentos.
Pergunto: ocorrem mais eclipses lunares ou solares? Nós tendemos a ter a impressão de que há mais eclipses lunares, mas na verdade os eclipses solares são mais comuns. Por quê temos esta falsa impressão?
A explicação é simples: a sombra da Lua é menor que a sombra da Terra, e por isso cada eclipse solar é visível somente de uma estreita faixa da superfície da Terra, e dura alguns poucos minutos em um determinado local. Já o eclipse lunar, além de ser visível de qualquer lugar da Terra onde seja noite (isto é, de metade do planeta), ainda dura algumas horas.
Assim, dada uma certa localização, acabamos observando mais eclipses lunares que solares, apesar de os solares serem fenômenos mais comuns. Ainda este mês, na terça-feira 29, haverá um eclipse solar, mas o fenômeno só será visível na Austrália e na Antártica.
|
Foto de um eclipse lunar. |
PCFilho
Post relacionado:
Jornalheiros também é cultura!!
ResponderExcluirJornalheiros também é cultura!! [2]
ResponderExcluirrsrs