terça-feira, 15 de abril de 2014

Ocorrem mais eclipses lunares ou solares?

Esquema ilustrativo dos tipos de eclipse.

Na madrugada desta terça-feira, 15, ocorreu um eclipse lunar total, o bonito evento astronômico em que a Terra lança sua sombra sobre a Lua, e esta fica avermelhada quando observada daqui. No outro tipo de eclipse, o solar, a Lua é que lança sua sombra sobre a Terra, e o dia "vira noite" por alguns momentos.

Pergunto: ocorrem mais eclipses lunares ou solares? Nós tendemos a ter a impressão de que há mais eclipses lunares, mas na verdade os eclipses solares são mais comuns. Por quê temos esta falsa impressão?

A explicação é simples: a sombra da Lua é menor que a sombra da Terra, e por isso cada eclipse solar é visível somente de uma estreita faixa da superfície da Terra, e dura alguns poucos minutos em um determinado local. Já o eclipse lunar, além de ser visível de qualquer lugar da Terra onde seja noite (isto é, de metade do planeta), ainda dura algumas horas.

Assim, dada uma certa localização, acabamos observando mais eclipses lunares que solares, apesar de os solares serem fenômenos mais comuns. Ainda este mês, na terça-feira 29, haverá um eclipse solar, mas o fenômeno só será visível na Austrália e na Antártica.

Foto de um eclipse lunar.

PCFilho

Post relacionado:

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.