quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cristóvão Borges é o novo treinador do Fluminense

Foto: Cristóvão Borges ouve as instruções do treinador Zagallo, no Fluminense (1980).

O Fluminense anunciou, nesta quarta-feira 2, a demissão de Renato Gaúcho e a contratação de Cristóvão Borges para assumir o comando técnico do time profissional. O novo treinador tem 54 anos.

Cristóvão foi jogador do Fluminense, entre 1979 e 1983, tendo atuado em cerca de 100 partidas, nas quais marcou 26 gols. O primeiro deles foi um golaço na vitória por 3 a 0 contra o Flamengo em 1979 (confiram aqui, vale a pena). Conquistou como atleta do Fluminense o Campeonato Carioca de 1980.

O Fluminense será o terceiro clube comandado por Cristóvão, que já treinou Vasco e Bahia. Mesmo iniciante na carreira de treinador, Cristóvão já tem um Vice-Campeonato Brasileiro no currículo, pelo Vasco, em 2011. Ele comandou o Vasco em 78 jogos, com 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas (60,3% de aproveitamento), e também alcançou a fase semifinal da Copa Sul-Americana de 2011. No Bahia, foram 42 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 15 derrotas (43,7% de aproveitamento).

Cristóvão será o sétimo treinador da gestão do presidente Peter Siemsen no Fluminense, sucedendo Muricy Ramalho, Enderson Moreira, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo, Dorival Júnior e Renato Gaúcho. A média é de um técnico a cada cinco meses.

Certamente, Cristóvão ainda não tem a bagagem de Cuca, Tite e Muricy, os três que considero os melhores treinadores brasileiros do momento. No entanto, vejo com bons olhos a contratação. O bom trabalho de Cristóvão no Vasco o credencia para o desafio de treinar o Fluminense.

Só espero que a diretoria do Fluminense reforce substancialmente o elenco tricolor, necessidade que ficou evidente nos últimos meses. Cristóvão é um bom treinador, mas não faz milagre.

PCFilho

Cuca e Cristóvão, na época jogadores do Grêmio.

Cristóvão Borges, na época treinador do Vasco.

O último clube treinado por Cristóvão Borges foi o Bahia.

8 comentários:

  1. Gostei da contratação,
    É um profissional calmo, que fez bons trabalhos com elencos razoáveis.
    Desejo toda sorte ao nosso novo treinador.
    Que contratem jogadores para ajuda-lo e que ele tenha sabedoria de mexer neste elenco.
    E principal, que a diretoria segure a onda dele quando (se) mexer com os mimados do elenco!! Porque é uma das coisas que precisamos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei.

    É um cara simples e tem identificação com o clube.

    Mas, como já dito no texto, treinador não faz milagre. Precisamos de reforços, muitos reforços...

    ResponderExcluir
  3. Reforços... Será preciso criatividade para não errar.

    Gostei do novo técnico. Mas precisamos dar tempo para ele trabalhar.

    ST

    ResponderExcluir
  4. Um ponto interessante que vi no Blog da Flu Sócio é que o Fluminense tem uma equipe de observação que levanta dados de jogadores, mas na hora de contratar jogadores não usa estas informações.

    Então, ou manda a equipe embora ou começa a usa estes dados.

    Eu prefiro a segunda opção.

    ResponderExcluir
  5. É uma aposta interessante. Me anima bem mais do que quando ouvi nomes como do Luxemburro ou do Fanfarrão Gaúcho.
    Além de ter certeza que é bem mais em conta financeiramente, porque não vejo essa diferença toda entre os treineiros brasileiros para justificar os irreais salários que alguns recebem, isso quando eles recebem...
    O time é com certeza longe do ideal em várias posições, mas acredito que com um técnico que seja capaz de dar um padrão de jogo, ele pode tornar-se bem competitivo, e isso basta para ser campeão das competições brasileiras, basta ver os campeões da Copa do Brasil e do Brasileiro no ano passado.
    A questão agora é ver como vai ficar em campo, porque não é difícil visualizar que a guerrinha de egos dos mandatários, não continue a manifestar-se em campo.

    ResponderExcluir
  6. Esse aí fala menos e faz mais, bem oposto ao fanfarrão que acaba de sair.

    Desejo toda sorte ao Cristóvão nessa nova fase da carreira dele.

    ResponderExcluir
  7. Tomara que dê certo, mas o simples fato do cara não ser indicação do Mecenas(???) eu já vou bater palmas... DE GRAÇA! rsrs

    ST!!!!

    ResponderExcluir
  8. Informação que pouca gente lembra: Cristóvão chegou a atuar pela Seleção Brasileira! Fez 7 jogos em 1989, marcando 3 gols. Foi destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai em Teresina, no dia 12/04/1989, tendo marcado 1 dos gols. Em 24/05/1989, também marcou no empate em 1 a 1 contra o Peru em Lima. Em 16/06/1989, fez o gol de honra na derrota para a Suécia por 2 a 1 em Copenhague.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.