quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os convocados de Felipão para a Copa do Mundo 2014


Acaba de sair a lista mais aguardada do ano: os 23 nomes da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo de 2014. Felipão chamou os seguintes atletas:

GOLEIROS
Júlio César (Toronto-Canadá)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético Mineiro)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona-Espanha)
Marcelo (Real Madrid-Espanha)
Maicon (Roma-Itália)
Maxwell (Paris Saint-Germain-França)

ZAGUEIROS
David Luiz (Chelsea-Inglaterra)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-França)
Dante (Bayern München-Alemanha)
Henrique (Napoli-Itália)

MEIAS
Fernandinho (Manchester City-Inglaterra)
Hernanes (Internazionale-Itália)
Luiz Gustavo (Wolfsburg-Alemanha)
Oscar (Chelsea-Inglaterra)
Paulinho (Tottenham-Inglaterra)
Ramires (Chelsea-Inglaterra)
Willian (Chelsea-Inglaterra)

ATACANTES
Bernard (Shakhtar Donetsk-Ucrânia)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit-Rússia)
Jô (Atlético Mineiro)
Neymar (Barcelona-Espanha)

O que acharam? Faltou alguém? Sobrou alguém?

PCFilho

13 comentários:

  1. Ando meio nem aí pra Copa, menos ainda para a seleção da CBF. Por isso que nem sabia que a tal lista saia hoje.

    A lista tá dentro do que esperar do Felipão. Diria que me surpreendo apenas pelo Victor, que provavelmente não vai jogar mesmo.

    A safra é tão ruim, que acho que não há nenhum nome unânime de maior apelo, que ficou de fora dela como em anos anteriores. Contudo, para chamar o Henrique, que poucas vezes atuou com o Felipão sobre sua batuta, pra mim, valia mais levar o Miranda, que além de muito bom, está em um ano excelente. Bem diferente dos outros nomes dessa defesa, já que até o Monstro andou dando suas vaciladas nesses últimos tempos.

    ResponderExcluir
  2. Discordo que a safra seja ruim. Acho que é a melhor em muito tempo. Thiago Silva, Paulinho, Neymar... Todos os setores estão bem servidos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente nenhuma surpresa na convocação e nem deveria ter afinal não havia tantas opções disponíveis. Concordo que do meio para a frente, a safra seja ruim (talvez em 2010 era pior, mas se considerarmos o que tínhamos nos anos 90 não tem nem comparação). Em contrapartida, do meio para tras a safra atual talvez seja uma das melhores da história, o que equilibra as coisas.

    Fiquei em parte feliz pelo Cavalieri não ter sido convocado. Para mim, quanto menos jogadores do Flu envolvidos na seleção melhor. Só espero que isso não seja um fator desmotivador que afete suas partidas no futuro.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do futebol desses 3 aí PC, além de gostar muito do futebol do Hernanes e Marcelo, quando esse último ainda estava bem no Real Madrid.

    Nem de longe acho todos os setores bem servidos. Tem gente aí que está na melhor das hipóteses no nível do eficiente como Jô, Henrique, etc...

    Outro ponto é que vários desses nomes aí foram convocados pelo Dunga. O que leva a perceber que quase não houve renovação.

    Não apareceu um lateral direito nesses últimos 4 anos para fazer frente a um cada dia mais razoável Daniel Alves. O mesmo vale para outros setores como a lateral esquerda, goleiros, meias e ataque.

    Acho que o único setor realmente bem servido é a zaga, volantes e o gol até certo ponto com muita desconfiança, já que não vejo nenhum deles em alto nível no momento. Porque o resto dos setores tá ali no conta-gotas.

    ResponderExcluir
  5. Na minha seleção na playstation, meus 23 são:

    GOLEIROS
    Júlio César (Toronto-Canadá)
    Jefferson (Botafogo)
    CAVALIERI

    LATERAIS
    Daniel Alves (Barcelona-Espanha)
    Marcelo (Real Madrid-Espanha)
    Maicon (Roma-Itália)
    FILIPE LUÍS em grande forma(ATL MADRID), mas Maxweel também não tá mal.

    ZAGUEIROS
    David Luiz (Chelsea-Inglaterra)
    Thiago Silva (Paris Saint-Germain-França)
    Dante (Bayern München-Alemanha)
    MIRANDA em grande forma(ATL MADRID)

    MEIAS
    LUCAS (PSG)
    Hernanes (Internazionale-Itália)
    Luiz Gustavo (Wolfsburg-Alemanha)
    Oscar (Chelsea-Inglaterra)
    Paulinho (Tottenham-Inglaterra)
    Ramires (Chelsea-Inglaterra)
    Willian (Chelsea-Inglaterra)

    ATACANTES
    Bernard (Shakhtar Donetsk-Ucrânia)
    Fred (Fluminense)
    Hulk (Zenit-Rússia)
    Jô (Atlético Mineiro)
    Neymar (Barcelona-Espanha)

    MEU TIME TITULAR em 4-3-3:
    JC, Alves, TS, DL e Marcelo,
    Luis Gustavo, Paulinho e Oscar.
    Hulk, Fred e Neymar.

    Em 4-4-2
    JC, Alves, TS, DL e Marcelo,
    Luis Gustavo, Paulinho, Ramires e Oscar.
    Hulk e Neymar.

    Por mim, entravam Cavalieri, Miranda, Filipe Luís e Lucas, mas são estes os convocados e é pra estes que vamos torcer:_).

    ResponderExcluir
  6. Não houve renovação??? Acho o contrário disso, essa é a Seleção que mais se renovou de uma Copa para a outra, desde que comecei a acompanhar (1994).

    David Luiz não jogou uma Copa ainda. Thiago Silva só foi reserva. O meio é quase todo renovado. No ataque, Neymar também será estreante...

    ResponderExcluir
  7. RBN, gosto da sua lista, acho que fica bem próxima da minha. Mas eu levaria o Rafinha, lateral do Bayern, e um camisa 10 pra reserva do Oscar. Poderia ser o Lucas, mas minha preferência é mais "cerebral". Ganso ou Kaká, talvez.

    ResponderExcluir
  8. Quando escrevo renovação, não é no sentido dos que foram titulares na Copa de 2010 ou dos que foram convocados, é mais no sentido de aparecem mais opções realmente viáveis nesses últimos anos.

    Chuto que pelo menos uns 70% desses nomes foram convocados pelo Dunga.

    Outros se não chegaram a ser, até poderiam ter tido a chance, como o Dante, por exemplo. Se não me engano, não foi convocado pelo Dunga em momento algum, mas poderia ter sido, porque já se destacava no futebol alemão em um período 2 ou 3 anos antes daquele mundial.

    Colocaria até o Neymar nessa condição, já que seu nome fazia mais sentido do que chamar um Grafite ou Kleberson.

    E falar em Kaká ou Ganso como opções, apenas denota a falta delas, porque ambos não apresentam um futebol que podemos considerar como bom desde 2010.

    ResponderExcluir
  9. A Seleção que perdeu para a Holanda em 2010 jogou assim: Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar).

    Dos 13 jogadores usados por Dunga no jogo, só 3 estão convocados por Felipão (Julio César, Maicon e Daniel Alves).

    De fato a lateral-direita não se renovou - muito embora, na minha opinião, Rafinha deveria ter sido convocado, sendo destaque de um dos maiores clubes da Europa.

    As outras posições todas estão sim bastante renovadas, é indiscutível, basta comparar as escalações. Meu único receio, como já apontei num comentário acima, é a ausência de um reserva "cerebral" pro Oscar.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que Miranda e Filipe Luís do Atl Madrid deviam ter sido convocados, estão jogando um bolão, e em caso de necessidade, se precisarem entrar em campo, jogam juntos há 3 anos e estão entrosadíssimos pela lado esquerdo da defesa.

    Henrique vi jogar poucas vezes no Napoli, não tenho opinião formada, eu não o convocava.

    O meio-campo tem talento e é brigador, e por incrível que pareça, Ramires + William + Fernandinho vão ser reservas, e ter um banco assim é bom sinal.

    Lucas na minha opinião, era melhor opção do que Fernandinho, porque é velocista como Bernard, e tanto joga no meio como nas pontas, e ficávamos com 2 velocistas-habilidosos, Lucas, Bernard, para entrarem no lugar de Hulk quando este estivesse mal, o que é difícil acontecer, mas a principal função de Hulk será a mesma das Confederações:ir e voltar, marcar o lateral adversário e quando roubar a bola puxar contrataque rápido.

    Rafinha era boa opção, mas lá trás também é necessário jogador com experiencia, porque pode liberar Daniel Alves para funções mais ofensivas.

    O que importa é que há quantidade, qualidade e um enorme leque de opções táticas, mas acho que Felipão não levou um 10 clássico porque deve apostar em um Neymar sem posição fixa no time, o que é muito mau na minha opinião.

    Neymar (ainda) não é nem sombra de um Rivellino ou um Zico, que raramente jogavam mal e raramente os zagueiros conseguiam marcá-los, e o que temos visto é um Neymar apagado facilmente pela marcação homem-a-homem, o que também é mau.

    Mas não adianta chorar sobre o leite derramado, são esses os 23, são esses que temos que apoiar.

    ST

    ResponderExcluir
  11. Tenho ainda uma certa implicância com o Bernard. Já vi Lucas fazer mais que ele.

    Mas é isso. Cada brasileiro faria uma lista diferente com 23.

    No geral gostei da convocação do Felipão. Acho que será suficiente. E vou torcer para que seja.

    ResponderExcluir
  12. Numa coisa concordo com o Magico51: não estou nem aí para essa copa!

    Vamos Fluzão!!!!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.