|
Armando Marques, árbitro brasileiro.
(06/02/1930 - 16/07/2014) |
Faleceu anteontem, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o árbitro Armando Marques, um dos mais famosos juízes do futebol brasileiro em todos os tempos.
Armando Marques apitou em duas Copas do Mundo, Inglaterra-1966 e Alemanha Ocidental-1974. Foi o árbitro de uma partida em cada Mundial, ambas vitórias da Alemanha Ocidental:
20/07/1966 - Villa Park (Birmingham) - Alemanha Ocidental 2 (Emmerich e Seeler), Espanha 1 (Fusté)
26/06/1974 - Rheinstadion (Düsseldorf) - Alemanha Ocidental 2 (Breitner e Gerd Müller), Iugoslávia 0
No futebol brasileiro, Armando Marques apitou diversas partidas decisivas durante sua carreira. Por exemplo, o
épico Fla-Flu de 1969, decisão do Campeonato Carioca daquele ano, vencido pelo Fluminense diante de 200 mil pessoas no Maracanã, foi apitado por ele. A
final do Campeonato Carioca de 1976, vencida pelo Fluminense contra o Vasco na prorrogação, com gol de
Doval, também teve o apito de Armando Marques.
Armando Marques também foi o árbitro do
polêmico Fla-Flu do Brasileirão de 1968, decidido com um gol irregular do ponta tricolor
Wilton, que utilizou a mão para driblar o goleiro rubro-negro
Marco Aurélio. O árbitro reconheceu o erro e pediu desculpas à torcida do Flamengo posteriormente.
A maior polêmica da carreira de Armando Marques, entretanto, ainda estava por vir. Na decisão do Campeonato Paulista de 1973, o árbitro errou na contagem da definição por pênaltis entre Portuguesa e Santos. Ele encerrou a disputa quando o time de Pelé ganhava por 2 a 0, mas ainda havia a possibilidade de empate por parte da Lusa, que tinha duas cobranças a executar. Seu erro acabou causando a divisão do título entre os dois clubes. "Contei quatro como cinco. Para você ver a porcaria de economista que eu era", afirmou recentemente, em entrevista a Jô Soares.
Em 1974, na decisão do Campeonato Brasileiro entre Vasco e Cruzeiro, no Maracanã, quando os cariocas venciam por 2 a 1, Armando Marques anulou um gol legítimo de Zé Carlos, que daria o título nacional aos mineiros.
Armando Marques também protagonizou uma cena inesquecível com Nilton Santos, a lenda do futebol botafoguense e brasileiro. Então auxiliar técnico do Botafogo, Nilton saiu do sério com um erro de Armando, e o agrediu violentamente, fazendo-o cair na escadaria dos vestiários do Maracanã (foto abaixo).
|
Armando Marques cai escada abaixo, agredido por Nilton Santos.
Foto: José Santos/O Globo (Prêmio Esso de Fotografia, 1972). |
Armando Marques foi árbitro de futebol entre 1961 e 1977. Posteriormente, foi também comentarista de arbitragem e apresentador na extinta TV Manchete, e presidente da Comissão de Arbitragem da CBF entre 1997 e 2005.
Descanse em paz, Armando Marques.
PCFilho
Eu estava no jogo do tal gol de mão do Wilton e não vi também. Eu tinha 10 anos! Bons tempos...
ResponderExcluirST
Dizem que existe vídeo gravado do lance do Wilton, mas eu nunca vi.
ResponderExcluirEm se tratando de benefício ao Fluminense, eu já fico com um pé atrás sobre se aconteceu mesmo. hehehe.
Desde a minha tenra infancia, ouvindo Waldir Amaral e Jorge Curi na radio Globo, parecia que Armando Marques apitava todos os jogos, parecia que era onipresente, de tanto que se falava nele:-)
ResponderExcluirO pessoal chamava a ele de Armandinho, as torcidas faziam côro de "bicha, bicha, bicha", enfim o homem era mesmo o árbitro mais famoso do Brasil, tendo inclusive expulsado num mesmo jogo Pelé e Coutinho de campo:-)
O gol de Wilton é verdadeiro, não é folclore.Desde que me entendo por gente que todos os tricolores que conheço dizem que foi a vitória mais saborosa, coisa com a qual concordo totalmente:o que é pode ser melhor que ganhar da mulambada com um gol de mão em claro impedimento???;-)
Como diz o frangueiro filipe, roubado é mais gostoso, certo?
Aqui no link tem mais alguns detalhes sobre Armando Marques:-)
http://www.redebrasilatual.com.br/esportes/2014/07/armando-marques-expulsou-pele-apanhou-de-nilton-santos-e-empatou-uma-final-6757.html