sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ao Casal 20, com carinho

Washington e Assis.

Caros Assis e Washington,

Eu não estava fisicamente na arquibancada do Maracanã enquanto vocês faziam arte naquele gramado sagrado. Nasci em dezembro de 1984, dias antes do triangular decisivo contra o Vasco e o Flamengo, que nos trouxe o bicampeonato, com vocês dois em campo. Que golaço, Assis, que golaço, aquela cabeçada inapelável na decisão contra o Fla!

Entretanto, eu tenho certeza que estava lá espiritualmente. Quando revejo em vídeo as suas obras, quando leio sobre suas façanhas, quando escuto as narrações dos gols, tenho a nítida sensação de que, sim, eu estava lá no Maracanã.

Eu estava lá quando você, Washington, subjugou Acácio em um golaço antológico. Eu estava lá quando você, Assis, venceu Raul e nos deu o Campeonato de 83. Eu estava lá durante toda a campanha da Taça de Ouro de 84, que vocês levantaram com tanto mérito, após o jogo final com o Vasco. Eu estava lá, vibrando com cada tabelinha da melhor das duplas dinâmicas.

Vossos feitos, Assis e Washington, são eternos. Serão lembrados daqui a duzentos ou dois mil anos, como escreveria Nelson Rodrigues (aliás, ele também estava lá no Maracanã, tenho certeza).

Estas linhas são para simplesmente agradecer aos dois. Obrigado, muito obrigado, mil vezes obrigado. O imenso Fluminense não teria a mesma dimensão se vocês dois não tivessem envergado nosso manto.

Ainda bem que vocês vieram fazer história em Laranjeiras. Ainda bem. Muito obrigado por cada gol, muito obrigado por cada tabelinha, muito obrigado por cada gota de suor derramado.

Uma certeza eu tenho: toda vez que o Fluminense disputa uma partida, vocês estão ali, inspirando e aconselhando seus sucessores. E assim será para sempre.

PCFilho

*****

O Fluminense está organizando um crowdfunding para financiar a confecção de um livro sobre o Casal 20 e de um busto em homenagem aos craques. O objetivo é arrecadar R$ 150.000,00 até o dia 6 de novembro. Os tricolores que colaborarem com pelo menos R$ 120,00 terão direito a um exemplar do livro e uma entrada para o lançamento na sede do clube.

No momento em que este post foi publicado, 612 tricolores já haviam colaborado, com um total arrecadado de R$ 84.442,00 (56,3% da meta estipulada). Os tricolores que quiserem colaborar devem acessar o site do projeto, onde as informações estão todas detalhadas.

9 comentários:

  1. Esses sim eram verdadeiros ídolos! Não se achavam maiores que o clube. Hoje, muito raramente você vê isso nos jogadores.

    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Leandro.

    Te vejo no dia do lançamento do livro? rsrs!

    ResponderExcluir
  3. R$ 85.077,00

    Combinado, Leandro! Será uma honra conhecer você pessoalmente.

    ResponderExcluir
  4. O time tricolor que eu guardo com mais carinho é o do tricampeonato carioca (1983/84/85) e campeão brasileiro de 1984.

    TODOS eles (até os reservas) são meus ídolos!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo eu sendo um recém-nascido à época, que não pude vivenciar as conquistas, esse time me marcou demais. Ainda criança, na década de 90, não lembro quem me ensinou, mas eu decorei a escalação:

    Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo e Branco; Jandir, Delei e Assis; Washington, Romerito e Tato.

    E ainda tem Vica, Paulinho... Timaço inesquecível!

    ResponderExcluir
  6. O mesmo, PC, será uma honra conhecer tão nobre Tricolor! E, quem sabe, o Alexandre também!

    ST

    ResponderExcluir
  7. Alexandre fará o possível para estar lá, tenho certeza.

    Aliás, a primeira vez que eu encontrei esse cara pessoalmente foi lá em Laranjeiras. A história é divertidíssima. :)

    ResponderExcluir
  8. A arrecadação está em R$ 105.193,00.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.