1928: o Fluminense inaugurou os refletores do Estádio de Laranjeiras, com a partida noturna entre a Seleção Carioca e o Motherwell, da Escócia. O jogo, que se iniciou às 22:15, terminou empatado em 1 a 1, gols de Tennant para o clube escocês e Oswaldo (do America) para a Seleção Carioca. O jornal "O Imparcial" do dia seguinte assim escreveu: "O estádio do Fluminense apresentava um aspecto deslumbrante, ontem à noite, feericamente iluminado e repleto de uma multidão entusiástica que acorrera a assistir o grande match internacional entre o Motherwell e o Selecionado Carioca".
|
Foto: o magnífico Estádio de Laranjeiras com os refletores acesos, em 1928. |
1931: diante de 25.000 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense enfrentou o poderoso Ferencvaros, da Hungria, em amistoso internacional. Apesar das boas atuações de Preguinho (que marcou dois gols) e Velloso (que defendeu um pênalti), o time tricolor perdeu por 3 a 2. Foi o primeiro de uma série de amistosos do Ferencvaros no Brasil (os resultados seguintes foram: Seleção Carioca 3 x 1 Ferencvaros, Seleção Carioca 2 x 2 Ferencvaros, Seleção Brasileira 6 x 1 Ferencvaros e Palestra Itália/SP 2 x 3 Ferencvaros). O Ferencvaros conquistaria o Campeonato Húngaro na temporada seguinte, com a impressionante campanha de 22 vitórias em 22 jogos.
1936: em jogo do Torneio Aberto, no campo do America, em Campos Sales, o Fluminense goleou o Serrano por 12 a 2. Os gols tricolores foram de Sobral (3), Russo (2), Romeu Pellicciari (4), Lara e Hércules (2). Esta é a partida de competição na qual o Fluminense marcou mais gols em toda a história.
1941: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 4 a 2. Os gols tricolores foram de Tim, Guálter (contra), Romeu Pellicciari e Rongo. Foi a 6ª das 22 vitórias da espetacular campanha do bicampeonato tricolor.
1958: em partida amistosa, na rua Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores no prélio foram assinalados por Telê e Mário (de pênalti).
1959: na sequência da excursão pelas Regiões Nordeste e Norte, o Fluminense goleou o Santana, do Amapá, por 4 a 1, no Estádio Municipal de Macapá. Os gols tricolores foram de Waldo,
Jair Francisco (2) e
Almir. Este foi o 8º dos 20 triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (
vejam a lista de resultados aqui).
1970: no Estádio Azteca, na Cidade do México,
a Seleção Brasileira venceu a Itália por 4 a 1, e sagrou-se tricampeã mundial de futebol. A escalação da melhor Seleção da história começava com o goleiro
Félix, do Fluminense, titular durante toda a campanha. O quarto gol foi marcado pelo capitão
Carlos Alberto Torres, lateral-direito revelado pelo Fluminense, então jogador do Santos. O lateral-esquerdo tricolor
Marco Antônio também participou da campanha do tri, tendo jogado as partidas contra Romênia e Peru.
1972: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Željezničar, campeão iugoslavo, no Stadion Grbavica, em Sarajevo. O gol tricolor no amistoso internacional foi de Jair Pereira.
1973: na sequência da excursão pela África, o Fluminense derrotou a Seleção de Lourenço Marques por 2 a 0, gols de Manfrini e Carlos Alberto Pintinho, diante de 30.000 pessoas no Estádio Salazar, em Matola, em Moçambique. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Casa Lido. O saldo da excursão tricolor no continente africano passou a ser de 6 vitórias e 1 empate.
1975: em amistoso internacional, no Waldsportstadion, em Eppingen, na Alemanha Ocidental, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Eppingen. Os gols tricolores foram de Cafuringa e Silveira.
2000: pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os gols tricolores foram de Magno Alves e Júlio César. O árbitro Edilson Pereira de Carvalho teve péssima atuação, expulsando exageradamente o meia Roger. O Fluminense foi eliminado pelo critério dos gols fora de casa, curiosamente sem ter perdido uma única partida em toda a competição.
****
Aniversariante do dia:
Luciane Freire Escouto (1987), jogadora de voleibol que defendeu o Fluminense em 2012, tendo conquistado o vice-campeonato carioca.
|
Foto: Nelson Perez (Fluminense FC). |
PCFilho
Muito legais essas histórias da inauguração dos refletores com o Motherwell em 1928 e dos jogos do Ferencvaros em 1931. Eu não as conhecia!
ResponderExcluirE essa aniversariante, que linda! :)
Luciane é linda mesmo. Não é qualquer uma que conquista o Miss Rio Grande do Sul. :)
Excluir