1916: aos 11 anos de idade, o menino João Coelho Netto foi admitido como sócio infantil do Fluminense Football Club, recebendo a carteira nº 20. Iniciava-se ali, oficialmente, a carreira esportiva de Preguinho, o mais completo atleta da história do Brasil, campeão em múltiplas modalidades, dentre as quais futebol, basquete, pólo aquático, natação e atletismo. Quatorze anos mais tarde, caberia a ele a honra de ser o primeiro capitão da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo de futebol.
Preguinho, mito tricolor. |
1927: em jogo pelo Campeonato Carioca, em Figueira de Melo, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Coelho e Milton.
1938: em partida pelo Torneio Municipal, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Botafogo por 3 a 1. O gol tricolor foi de Cardeal, e o goleiro Nascimento defendeu um pênalti. O Fluminense terminaria campeão da competição, e no mesmo ano também conquistaria o tricampeonato carioca.
1946: na decisão do Torneio Municipal, em São Januário, o Fluminense perdeu para o Vasco por 1 a 0, terminando como vice-campeão da competição. No Campeonato Carioca, a história seria diferente. O treinador Gentil Cardoso havia prometido aos dirigentes: "deem-me Ademir, e eu lhes darei o Campeonato". Ademir já estava no Fluminense, e Gentil era um homem de palavra...
1959: na sequência da excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou a Seleção de Rio Branco por 10 a 0, gols de Maurinho, Waldo (2), Jair Francisco, Paulinho Omena (3) e Wilson Bauru (3). O jogo foi realizado com portões abertos ao público, no Estádio José de Melo, em Rio Branco, capital do Acre. Este foi o décimo dos vinte triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (confiram a lista de resultados aqui).
2005: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim (com portões fechados), o Fluminense derrotou o Corinthians por 1 a 0, gol do lateral-direito Gabriel. O Corinthians terminaria campeão daquela competição.
2011: em jogo do Campeonato Brasileiro, na Ressacada, em Florianópolis, o Fluminense venceu o Avaí por 1 a 0, gol de Darío Conca, aos 37 minutos do 1º tempo.
2016: no Fla-Flu do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, diante de 25.946 pessoas na Arena das Dunas, em Natal, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Willian Arão (contra) e Richarlison.
****
Aniversariantes do dia:
Wanderlito dos Santos, o Mascote (1940), atacante com 2 gols marcados em 15 jogos pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1962 e 1963.
Nélson Purchio (1941), zagueiro formado pelo Fluminense, que disputou os Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago, com a Seleção Brasileira.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.