1904: em partida amistosa, no campo da Rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Paysandu por 2 a 1. Os dois gols do Fluminense foram marcados pelo craque Edwin Cox, irmão do fundador Oscar Cox. Edwin alcançou a marca de 7 gols pelo Fluminense, igualando-se a Horácio da Costa Santos na artilharia histórica do clube.
1910: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da Rua Guanabara, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Waymar (2), Monk e Emile Etchegaray.
1938: em jogo do Torneio Municipal, o Fluminense, sem os atletas convocados para a Seleção Brasileira, perdeu para o Bangu por 2 a 1, na Rua Ferrer. O gol tricolor foi de Orlandinho - após o retorno dos craques, o Fluminense terminaria campeão da competição. Na mesma data, a Seleção Brasileira conquistava o terceiro lugar da Copa do Mundo de 1938, com a vitória por 4 a 2, de virada, sobre a Suécia, no Parc Lescure, em Bordeaux, na França. O gol que iniciou a reação brasileira foi marcado pelo meia-atacante Romeu Pellicciari, do Fluminense. Dois outros atletas tricolores também estavam em campo naquele jogo: o goleiro Batatais e o zagueiro Machado. Os atacantes Tim e Hércules também disputaram aquele Mundial, ajudando a Seleção a chegar pela primeira vez à fase semifinal da Copa do Mundo.
1943: em partida amistosa no Estádio do Pacaembu, o Fluminense venceu o Corinthians por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Carlos Zabot (2) e Adílson.
1946: no Estádio de Laranjeiras, em jogo do Torneio Municipal, o Fluminense goleou o Vasco por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Bigode, Rodrigues Tatu (de pênalti) e Juvenal (2).
1954: no Stade Olympique de la Pontaise, em Lausanne, na Suíça, a Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com a Iugoslávia, classificando-se para as quartas-de-final da Copa do Mundo. O gol do empate, que garantiu a classificação da Seleção, foi marcado pelo meia-atacante Didi, do Fluminense. O goleiro Castilho e o zagueiro Pinheiro também disputaram a partida.
1975: na decisão do terceiro lugar do Torneio de Paris, no Parc des Princes, o Fluminense venceu o Sporting Lisboa por 3 a 0, gols de Manfrini (2) e Kléber. A Máquina Tricolor voltaria à França no ano seguinte, para enfim conquistar o Torneio de Paris.
2005: em partida do Campeonato Brasileiro, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense venceu o Internacional por 3 a 0, gols de Toró, Antônio Carlos e Preto Casagrande.
****
Aniversariantes do dia:
Jorge Caetano Rubens, o Rubens Caetano (1941), zagueiro com algumas atuações pelo time profissional do Fluminense na temporada de 1960, ano em que defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Roma.
Nielsen Elias Losada (1952), goleiro formado no Fluminense, que participou do plantel profissional tricolor entre 1973 e 1977, tendo conquistado o bicampeonato carioca, em 1975 e 1976. Foi goleiro da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Ayrton Lucas Dantas de Medeiros (1997), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, com 9 atuações no time profissional entre 2015 e 2016, ano em que fez parte do elenco campeão da Copa da Primeira Liga.
PCFilho
O Fluminense tinha 5 jogadores na Seleção Brasileira de 1938: Batatais, Machado, Romeu Pellicciari, Tim e Hércules!
ResponderExcluirO Fluminense era disparado o melhor time do país. Não à toa, venceu 5 dos 6 Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941. E o Campeonato Carioca era o principal do país, afinal os melhores times do país eram os do Rio de Janeiro (que tinham todos os convocados da Seleção).
Excluir