25/05/2021 - River Plate 1 x 3 Fluminense - Monumental de Núñez (Buenos Aires)
Motivo: Copa Libertadores de 2021, fase de grupos, 6ª rodada.
Público: 0 (portões fechados devido à pandemia do coronavírus).
Renda: -.
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai).
Auxiliares: Nicolas Taran (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai).
River Plate: Armani [capitão]; Lecanda (Robert Rojas, no intervalo), Maidana, Héctor Martínez e Casco; Felipe Peña Biafore, Santiago Simón (Matías Suárez, no intervalo), Carrascal (Palavecino, no intervalo) e De La Cruz; Borré (Federico Girotti, aos 27 do 2º tempo) e Julián Álvarez. Técnico: Marcelo Gallardo.
Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier (Calegari, aos 29 do 2º tempo), Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (Wellington, aos 38 do 2º tempo), Yago Felipe e Nenê (Juan Cazares, aos 38 do 2º tempo); Gabriel Teixeira, Fred [capitão] (Abel Hernández, aos 28 do 2º tempo) e Caio Paulista (Luiz Henrique, aos 27 do 2º tempo). Técnico: Roger Machado.
Gols:
0-1: Caio Paulista, aos 21 do 1º tempo [assistência de Fred];
0-2: Nenê, aos 28 do 1º tempo [assistência de Fred];
1-2: Federico Girotti, aos 39 do 2º tempo [assistência de Julián Álvarez].;
1-3: Yago Felipe, aos 46 do 2º tempo [assistência de Abel Hernández].
Cartões amarelos: Martinelli, aos 27 do 1º tempo; De La Cruz, aos 31 do 1º tempo; Héctor Martínez, aos 4 do 2º tempo; Samuel Xavier, aos 15 do 2º tempo; Matías Suárez, aos 19 do 2º tempo; Caio Paulista, aos 22 do 2º tempo.
Cartão vermelho: Maidana, aos 21 do 2º tempo.
****
Autor das assistências para os dois primeiros gols do Fluminense, o centroavante Fred foi eleito o melhor jogador da partida pela Conmebol.
Nos seis jogos da fase de grupos da Copa Libertadores, Fred marcou 4 gols e deu 2 assistências. Nestes seis jogos, ele foi eleito por 3 vezes o melhor em campo.
A FIFA elogiou a atuação de Fred, publicando no Twitter: "He's been an exceptional goalscorer for almost 20 years. Tonight he turned playmaker supreme. What an unbelievable performance from Fred and Fluminense".
****
A vitória em Buenos Aires garantiu o Fluminense como primeiro lugar do Grupo D, classificado às oitavas-de-final da Copa Libertadores, com 11 pontos ganhos em 6 jogos (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, 10 gols-pró e 7 gols-contra). Curiosamente, dos 11 pontos do Fluminense, 4 foram conquistados no Maracanã e 7 fora de casa.
Este foi o 60º jogo do Fluminense na história da Copa Libertadores. São agora 29 vitórias, 14 empates e 17 derrotas, com 87 gols-pró e 62 gols-contra. Para os detalhes técnicos de todas as campanhas, vide
post História - Fluminense na Copa Libertadores.
****
O Fluminense se tornou o segundo clube brasileiro a vencer o Boca Juniors na Bombonera e o River Plate no Monumental de Núñez, pela Copa Libertadores. Somente o Cruzeiro já havia conseguido as duas vitórias.
****
O jogo no Monumental de Núñez aconteceu em uma data especial: o dia do 120º aniversário do River Plate. O presente de grego do Fluminense só não foi mais amargo porque o River Plate conseguiu se classificar mesmo com a derrota, graças ao empate em 0 a 0 entre Independiente Santa Fe e Junior Barranquilla, no outro jogo do grupo.
****
O atacante Caio Paulista completou 50 jogos pelo Fluminense (7 como titular, 43 entrando no decorrer da partida). O gol que abriu o placar no Monumental de Núñez foi o seu 5º com a camisa tricolor.
****
Este foi o sexto duelo entre Fluminense e River Plate ao longo da história, com duas vitórias do clube brasileiro, três empates e um triunfo do time argentino (vide
post História - Fluminense x River Plate).
****
O adversário do Fluminense nas oitavas-de-final da Copa Libertadores será conhecido em sorteio, a ser realizado no dia 1º de junho.
PCFilho
Com 39 anos e 310 dias, Nenê se tornou o jogador mais velho a marcar um gol pelo Fluminense na história da Libertadores. Ele também igualou o recorde do atacante Roque Santa Cruz (1999-2017), após voltar a marcar pela Libertadores após 18 anos.
ResponderExcluirFred é o único jogador brasileiro que venceu o Boca Juniors em La Bombonera e o River Plate no Monumental de Núñez, vestindo a camisa de um único clube.
Pela quinta vez seguida, o Fluminense se classificou às oitavas-de-final da Copa Libertadores, pela terceira vez em sequência como líder do seu grupo.
Fred foi um dos escolhidos pela Conmebol para a seleção da semana da Libertadores.
ExcluirE não só isso: Fred foi eleito também o craque da semana da Libertadores. 👏
ExcluirINIMAGINÁVEL ADMITIR UM PRIMEIRO TEMPO EM QUE SALTARIA DA CADEIRA QUANDO O NENÊ BATERA A FALTA A TOCAR NA REDE, CONTUDO, FORA E VAMOS E VENHAMOS OS TRICOLORES A SOFREREM POR ANTECIPAÇÃO E, EM AGONIA, INCRÉDULOS, AINDA, QUE, AGRACIADOS COM A VANTAGEM INEQUÍVOCA D'UM RIVER PLATE SEMPRE ALTIVO E, TODAVIA, CLARAMENTE ABATIDO SEUS CRAQUES AINDA POR SEQUELAS DESSE INIMIGO INVISÍVEL E LETAL, A COVID 19. AOS 10'25" DOMINÁVAMOS E O NOSSO EXCELENTE GOL QUÍPER COMO DIRIA O ODUWALDO COZZI,, ESPERAVA POR EMOÇÕES FORTES. QUANDO O LATERAL CEARENSE ACHARA O FRED PELA DIREITA E ESTE CENTRARA NA MEDIDA AO CAIO PAULISTA A DESLOCAR O BOM GOLEIRO ARGENTINO E O FLU AFIRMAVA SUA MELHOR CONDIÇÃO TÉCNICA E TÁTICA, OLHEM, QUE, CITO - A, JÁ AGORA E QUASE NUNCA. É, E INDAGO - ME PORQUANTO O ROGER NÃO DESTRAVARA O TIME CONTRA AMBOS OS DOIS ÚLTIMOS ADVERSÁRIOS?....ASSIM DETERMINADOS E DISCIPLINADOS E NO ENTRETANTO E MAIS COM A SORTE A QUE SÓ OS GRANDES GOLEIROS POSSUEM, APÓS, AQUELA TRAVE SALVADORA ARRANJARÍAMOS UM CONTRA ATAQUE, ONDE, O FRED APRESENTARIA TODO O SEU TALENTO E ARMARIA O NENÊ TÃO APEDREJADO ULTIMAMENTE E QUAL NÃO FÔRA SUA VIRTUOSE AO PEGAR NA VEIA E VER A PELOTA DESVIAR NO BEQUE E SÓ AS MALHAS O FARIAM SAIR A VIBRAR NA CONSECUÇÃO DE UM 2 X 0 A ALIVIAR - NOS E A TRANSFORMAR A AGONIA DO ANDEL NO MOMENTO SUBLIME DO QUE SE DESENHA NÃO APENAS COMO UMA PASSAGEM PARA O MATA - MATA COMO TAMBÉM E ADEMAIS UMA REDENÇÃO PARA O ROGER A TER SUA OPORTUNIDADE DE REVER UMA MONTANHA DE SANDICES E ASNEIRAS. VAMOS AO SEGUNDO TEMPO E A CONFERIR TODOS JUNTOS...FINALIZANDO O FLUMINENSE FAZ HISTÓRIA E NO 120º ANIVERSÁRIO DO RIVER PLATE SE IGUALA AO CRUZEIRO, QUE, BATERA TANTO O BÔCA NA BOMBONERA QUANTO O RIVER NO NUÑEZ E NÓS, QUE, ESPERÁVAMOS A ATENUAR AS CRÍTICAS AO ROGER DEVAMOS ESQUECER E ACENTUÁ - LAS E BOMBARDEÁ - LO DESDE QUANDO COM UM HOMEM A MAIS DADA A EXPULSÃO DO ZAGUEIRO MAIDANA RECUARA O TIME E TORNARA - NOS REFÉNS DO SOFRIMENTO E DA AGONIA A QUE JÁ SUPUNHA LIBERTO O ANDEL, NOSSO MAIS DEVASTADO TRICOLOR, MAS, QUE, NÃO PERSEGUE O ANTÔNIO GRAMSCI O QUAL É PESSIMISTA NA TEORIA E OTIMISTA NA AÇÃO. ASSIM LEVARÍAMOS UM GOL A FALTAR 13' E ATÉ O CONTRAATAQUE NOS PÉS DO ABEL HERNANDEZ O QUAL BEM MAIS MAGRO JÁ REVELA SEJA MUITO ÚTIL E A TOCAR AO YAGO QUEM JÁ CHUTARA UMA NA TRAVE E DESTA FEITA DESLOCARA O ARQUEIRO ARGENTINO A SEPULTAR O RIVER PLATE E A NÓS ASSENTAR EM PRIMEIRO DO GRUPO NO MATA - MATA, ONDE, O ACASO É TOTALMENTE IRRESPONSÁVEL...AGORA COMEÇA A MARATONA DO BRASILEIRÃO E O SÃO PAULO, FREGUÊS, PRIMEIRA VÍTIMA...ATÉ AMANHÃ, EU VOU EM FRENTE E CAVALO NÃO DESÇA ESCADAS...
ResponderExcluirUMA EFEMÉRIDE ESSA PARADA DO FRED UM BATEDOR DE RECORDES E DE MARCAS...
ResponderExcluir