sábado, 22 de maio de 2021

Sobre a origem do termo "Fla-Flu"


A aliteração mais conhecida da língua portuguesa, claro, tinha que vir do futebol: é o "Fla-Flu", que começou como o nome do clássico entre Fluminense e Flamengo e posteriormente passou a designar qualquer tipo de peleja, briga ou duelo no Brasil.

Aliás, já me corrijo: o "Fla-Flu" não começou como o nome do clássico entre Fluminense e Flamengo. O match que decidiu o Campeonato Carioca de 1919, por exemplo, ainda não era chamado de "Fla-Flu". Sim, quando Marcos Carneiro de Mendonça defendeu aquele pênalti monumental, se eternizou na lenda e na mitologia do "Fla-Flu", mas o clássico ainda não tinha este nome. 

O clássico entre Fluminense e Flamengo só passaria a ser chamado de "Fla-Flu" anos mais tarde. A menção mais antiga que eu conheço está no "Correio da Manhã" de 23 de agosto de 1927, sobre o jogo disputado dois dias antes, no campo da Rua Paysandu. Segundo a crônica, a briga entre os jogadores foi "o que houve de mais interessante no match Fla-Flu, porque o football ficou longe de se dizer ao menos regular".
"Correio da Manhã", 23 de agosto de 1927.

O apelido "Fla-Flu" só pegou mesmo nos anos 1930. Em 20 de dezembro de 1931, o "Jornal dos Sports" noticiou que o árbitro Leonardo Teixeira "aceitou a incumbência do match Fla-Flu", que aconteceria naquele dia, no campo da Rua Paysandu. A partir dali, as menções ao termo passaram a ser cada vez mais frequentes.
"Jornal dos Sports", 20 de dezembro de 1931.

Curiosamente, o termo "Fla-Flu" já havia se tornado popular anos antes, designando não o confronto, mas a união de Fluminense e Flamengo. Foi em 1925, quando, no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca foi composta inteiramente por atletas tricolores e rubro-negros, sendo assim apelidada, um tanto pejorativamente, de "Fla-Flu". O jornal "O Paiz" de 4 de setembro de 1925 questionava: "o Fla-Flu será um desastre?":
"O Paiz", 4 de setembro de 1925.

O "Fla-Flu" não foi um desastre. Em 20 de setembro de 1925, a Seleção Carioca conquistou o Campeonato Brasileiro, ao derrotar a Seleção Paulista por 3 a 2, diante de uma multidão que lotou o Estádio do Fluminense. O "Fla-Flu" jogou com: Haroldo [Flu]; Pennaforte [Fla] e Hélcio [Fla]; Nascimento [Flu], Floriano [Flu] e Fortes [Flu];  Nilton [Fla], Candiota [Fla], Nilo [Flu], Nonô [Fla] e Moderato [Fla]. Os gols cariocas foram do tricolor Nilo (dois) e do rubro-negro Moderato. Nilo, com seis gols, terminou como artilheiro da competição. Nada de desastre: o "Fla-Flu" nasceu campeão brasileiro!

Com o sucesso da Seleção Carioca, o termo "Fla-Flu" ficou tão popular em 1925 que deu nome a uma peça de teatro, encenada no Theatro Glória, em dezembro. Os autores Cardoso de Menezes e Carlos Bittencourt explicaram a escolha assim (vide dissertação de mestrado de Mariana de Araujo Aguiar):
"Elegante – Querem todos, por certo, saber
Por que chama-se a peça Fla-Flu!
Eu explico, a razão vou dizer;
Antes mesmo que haja um frou-frou!
O rapaz elegante e bonito
Que faz footing e dança num chá
Já de há muito que está isso escrito
Ou é Fla...ou é Flu...ou Flu... ou Fla!" 
"Jornal do Brasil", 2 de dezembro de 1925.

Aparentemente, a origem do termo "Fla-Flu" como o conhecemos foi mesmo esta: de apelido da união entre Fluminense e Flamengo na Seleção Carioca campeã brasileira de 1925, acabou passando a batizar o confronto entre os rivais, e depois a designar batalhas genéricas língua portuguesa afora.

Entretanto, há ainda uma consideração a se fazer: muito antes de tudo isso, houve, na cidade do Rio de Janeiro, um time de futebol chamado Fla-Flu Football Club! Vejam este recorte do jornal "O Imparcial" do domingo, dia 18 de junho de 1916:
"O Imparcial", 18 de junho de 1916.

O que sei sobre este Fla-Flu Football Club? Nada mais. Esta é a única notícia que já encontrei da existência do time. Por que seus fundadores escolheram este nome? Onde era a sede da agremiação? Existiu de quando até quando? Todas estas perguntas estão em aberto. Somente sei que, ao meio-dia de 18 de junho de 1916, Adamastor; Fernandes I e Fernandes II; Roque, Santelmo e Prudêncio; Ramos, Sanches, Renato, Simões e Evaristo deveriam se reunir em sua sede, para um jogo contra o Sport Club Oriental.

Encerro o texto com este mistério, porque isto é tudo que, por ora, tenho a dizer sobre a origem do termo "Fla-Flu".

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.