segunda-feira, 13 de julho de 2009

Melancolia no Engenhão

Amigos, o Fluminense está, desde ontem, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. É a conseqüência natural dos seguidos resultados ruins no certame. A derrota para o Santo André no Estádio Olímpico João Havelange foi apenas a gota d'água que faltava para o copo transbordar.

O jogo foi melancólico para os tricolores. A começar pelo público presente: 4.818 pessoas não lotavam as arquibancadas do Engenhão. Diante de uma platéia assim reduzida, confesso que me senti desanimado. Onde estavam os outros 80 mil da final da Libertadores?

Começando a partida, que tal piorar um pouco as coisas? Wellington Monteiro faz gol contra, com menos de cinco minutos de bola rolando. Mais melancolia. Eu só conseguia me confortar ao olhar a faixa que estava acima de mim, com onze rostos: Castilho, Ricardo Gomes, Edinho, Telê, Didi, Gérson, Rivellino, Romerito, Waldo, Washington e Assis. Nem tinha vontade de voltar a olhar para o campo.

Ontem, Parreira pôs Tartá, e também fez as substituições mais cedo, exatamente como a torcida queria. Mas não adiantou nada: perdemos de novo.

O torcedor, naturalmente, começa a procurar culpados. Infelizmente, o primeiro coro de protesto que ouvi no Engenhão foi uma ofensa a Carlos Alberto Parreira. Pensei em ir embora imediatamente: uma pena que eu tenha desistido da idéia, porque o jogo acabou 1 a 0 mesmo para o Santo André. E eu não teria perdido nada.

Será que só eu vejo que o Parreira não tem culpa alguma? Temos um elenco tão frágil que Ruy - lateral longe de ser uma sumidade - se apresentou na terça-feira, e já foi titular no domingo! Ao olhar para a outra lateral, vemos um único atleta: o garoto João Paulo, longe de estar preparado para assumir tamanha responsabilidade. Zagueiros, temos apenas três: Edcarlos, Luiz Alberto e Cássio, estando os dois primeiros em péssima (e duradoura) fase.

O calvário segue no meio-campo, com jogadores muito limitados tecnicamente (um até fez gol contra ontem). A armação de jogadas recai inteirinha sobre o argentino Darío Conca. Lembro que esta situação ocorreu no segundo semestre do ano passado, e o aguerrido meia não deu conta do recado na ocasião. Não se trata de uma limitação de Conca: é apenas uma característica do seu raçudo futebol - necessitar de companhia na armação. E ainda escutei pós-de-arroz desvairados vibrando com a saída de Thiago Neves, dizendo que o time melhoraria sem ele...

No gol e no ataque, não vejo tantas carências. Ricardo Berna e Fernando Henrique podem não ser nem sombras do que eram Castilho e Paulo Victor, mas não estão abaixo do nível dos arqueiros do futebol brasileiro atual. Fred e os meninos Alan, Maicon e Tartá também não ficam a dever para outros conjuntos de atacantes no mercado. Porém, isso é muito pouco para um clube que deseja conquistar, no mínimo, uma vaga na Libertadores da América. Está bem claro: o problema não é o treinador.

Mas a caça às bruxas aponta Parreira como culpado. Deuses do futebol, perdoem essas criaturas, pois elas não sabem o que dizem. Espero que o presidente Horcades tenha pulso firme para manter o pé-de-uva no cargo. Que ele ignore as pressões por sua demissão, venham de quem vierem. Demitir Parreira seria o cúmulo da estupidez. Deixo aqui uma profecia que eu, mais que tudo e mais que todos, não quero ver cumprida. Se Parreira cair agora, o Fluminense cai em dezembro.

PC

16 comentários:

  1. Que honra, primeiro a comentar... Pra variar, outro excelente texto. Não vc não é o único a enxergar que a culpa não é do Parreira. Como já havia dito no outro post,o time precisa de reforços, urgentemente, Parreira não faz milagres e se ele sair e o elenco não mudar, nem Murici,Luxemburgo ou qq outro conseguirá impedir a sua profecia (toc,toc,toc,rs)...Mas com nossos dirigentes,está ficando muito difícil... Parabéns pelo texto,ST.

    ResponderExcluir
  2. Comentários na comunidade do Fluminense:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5357675306067432662&na=4

    ResponderExcluir
  3. Pc, que maneira mais desagradável de se acabar esse texto. Me deixou extremamente assustado e preocupado, principalmente quando eu penso na realidade que estamos enfrentando. Quem sabe as coisas não melhoram.


    ST

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. himpar e Felipe, obrigado pelos comentários. Que bom que concordam comigo.

    Quem não concorda, sinta-se livre para se manifestar. Ninguém será censurado. :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu post! Relato suscinto e esclarecedor, um ponto de vista por demais relevante e útil. Obrigado!

    A propósito, eu o vi no estádio.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Já tive mais certeza disso. Quando vejo os jogos do Fluminense e a seguir consulto o planejamento de treinamento e constato como treina pouco este time, sou tentado a aceitar como verdade a afirmação do Dirigente do Goiás que chamou o Parreira de preguiçoso. Consulte você também. Treinos em tempo integral até esta semana era apenas uma vez por semana e com jogos só aos finais de semana.

    Se vier Muricy ou Luxemburgo no seu lugar, sou favorável a substituição.

    ResponderExcluir
  8. Sei-lá Paulinho... O Fluminense tem uns 3 jogadores nível A... Mais uns 3 nível B+...

    Se você comparar o elenco do Fluminense acho que está bem melhor que o de outros times que estão à frente na tabela...

    Ademais, demitir o Parreira nestas circunstâncias é correto em virtude do salário dele. Se ele não consegue fazer mágica que se coloque algum outro técnico mediano e se contrate um lateral esquerdo decente com o salário economizado do parreira.

    ResponderExcluir
  9. PC, torço para que você tenha escrito a mais equivocada dentre todas as frases da sua vida, porém, como você, estou com medo do que vem adiante.

    Estou aqui a verificar a todo instante pra ver quem será anunciado como técnico. Tomara que não me venham com o RG, a meu ver o tempo dele no Flu passou.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. o time pode ate nao ter melhorado com a saida do thiago neves,mas também nao piorou



    PC,espero de todo meu coração que sua profecia nao se cumpra

    ResponderExcluir
  12. Melancólico.
    Ontem eu vi o começo de uma mudança por parte do Parreira, fez boas substituições em bons momentos, mas o resultado não veio...
    O ataque está inoperante. E a defesa não existe, jogadores do Santo André tinham boas oportunidades com freqüência. O Flu não foi goleado pq o time adversário é limitadíssimo, e a meu ver, dificilmente escapa da degola.

    ResponderExcluir
  13. Se aparecer aqui algum "tricolor" que tenha mandado o Parreira praquele lugar no jogo, saiba que eu considero isso uma ofensa grave.

    Xingar o Parreira, pra mim, equivale a cuspir no escudo do Fluminense.

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5357943977746633942&na=4

    ResponderExcluir
  14. Voltei aqui só pra manifestar minha grande tristeza com a saída do Parreira... Tiraram o René pra cometer essa ingratidão com o Parreira...
    PS:também torço para que sua profecia nao se cumpra. ST.

    ResponderExcluir
  15. amanha Internacional 1x2 Fluminense

    ResponderExcluir
  16. URL curta para esse post: http://siga.st/1kd2

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.