segunda-feira, 27 de julho de 2009

Recordar é viver - Fluminense 5, Áustria Viena 2

Rio de Janeiro, 27 de julho de 1952.

Amigos, o Tricolor está na finalíssima do Mundial! Hoje tivemos a nossa mais bela vitória. Sequer precisávamos vencer, mas atropelamos! O esquadrão do Áustria Viena não conseguiu segurar nossos craques, que lutaram com ímpeto e paixão inexcedíveis!

O quadro de Laranjeiras ignorou a vantagem obtida no primeiro jogo, e se lançou todo para o ataque. Logo aos seis minutos, Telê, nosso Fio de Esperança, abriu o marcador. Abençoado seja Telê Santana, cuja vida se confunde com as três cores do querido pavilhão.

Porém, a equipe vienense logo passou a demonstrar sua força. Quando o cronômetro marcava um quarto de hora, o infernal centroavante canhoto Ernst Stojaspal empatou a peleja, dando nova vida às esperanças austríacas. E, cinco minutos depois, Rudolf Pichler venceu Castilho, assinalando 2 a 1. Como o Fluminense vencera por 1 a 0 na ida, estava tudo empatado novamente.

Mas o domingo era tricolor, e empurrado por seu povo o Fluminense partiu para a reação espetacular. E então começou a brilhar a estrela do meu personagem do domingo: Orlando Pingo de Ouro.

Quando se pensa num centroavante goleador, vem logo a imagem de um sujeito forte, com físico privilegiado. Não é o caso de Orlando, que é um pernambucano franzino, praticamente um pingo de gente. Em compensação, a mãe natureza deu a Orlando ginga, malícia e inteligência, que o fazem se posicionar bem, sempre no local certo para marcar os gols. Esse faro de gol e a técnica apuradíssima nas finalizações fazem do Pingo de Ouro um grande gênio do esporte bretão.

Ainda no primeiro tempo, Orlando foi o responsável pela virada pó-de-arroz, primeiro aos 31 minutos, e depois aos 41. O placar de 3 a 2 voltava a dar tranqüilidade ao Fluminense: a vaga de finalista estava próxima.

Então veio a segunda etapa, e o Tricolor continuou arrasador. Logo aos oito minutos, o ponta-esquerda Quincas fez 4 a 2. E aos vinte, Orlando Pingo de Ouro completou seu hat-trick. O score de 5 a 2 era o passaporte tricolor para a finalíssima da Copa Rio.

Na semana que começa, o Maracanã receberá os dois jogos mais importantes de nossa cinqüentenária história. Fluminense e Corinthians quebrarão lanças na batalha pelo troféu mundial. Os tricolores vivos e mortos comparecerão ao Maracanã. Com os torcedores de hoje e os fantasmas de velhos triunfos, o pó-de-arroz tentará conquistar a sua maior glória.

PC

Ficha técnica: Fluminense 5 x 2 Áustria Viena (FK Austria Wien)
Data: 27/07/1952.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Fluminense: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair, Édson e Bigode; Telê, Didi (Róbson), Marinho (Simões), Orlando Pingo de Ouro e Quincas. Técnico: Zezé Moreira.
Áustria Viena: Paul Schweda; Karl Stotz e Karl Kowanz; Walter Schleger, Ernst Ocwirk e Franz Swoboda; Fritz Kominek, Adolf Huber, Rudolf Pichler, Ernst Stojaspal e Lukas Aurednik. Técnico: Heinrich Müller.
Árbitro: Joaquim Campos (Portugal).
Público pagante: 33.897.
Público presente: 45.623.
Renda: CR$ 948.300,50.
Gols:
- primeiro tempo: Telê aos 6 minutos (1-0); Ernst Stojaspal aos 15' (1-1); Rudolf Pichler aos 20' (1-2); Orlando Pingo de Ouro aos 31' (2-2) e aos 41' (3-2).
- segundo tempo: Quincas aos 8' (4-2) e Orlando Pingo de Ouro aos 20' (5-2).

Fontes de pesquisa:
[1] Anuário do Esporte Ilustrado 1953.
[2] Livro "Fluminense Football Club, Histórias, Conquistas e Glórias no Futebol", de Antônio Carlos Napoleão.
[4] Wikipedia (também alguns artigos da versão em alemão).

Jogos anteriores do Fluminense na Copa Rio de 1952:

Jogos seguintes do Fluminense na Copa Rio de 1952:

3 comentários:

  1. Com esse time não tinha brincadeira!!!
    Os gringos foram inventar de virar o jogo, aí o Didi disse pela primeira vez, "Vamo encher esses gringo de gol!"

    Dito e feito, 5 a 2 em mais um show de bola da Máquina I.

    ResponderExcluir
  2. URL curta para esse post:
    http://bit.ly/1KudE2

    ResponderExcluir
  3. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5363349735254529238

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.