segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vélez Sarsfield Campeão Argentino

Amigos, na minha condição de tricolor nato, confesso e hereditário, não costumava ter simpatia por nenhum time estrangeiro. Isso durou até eu descobrir uma estranha e bonita camisa, muito parecida com a vestimenta tricolor do Fluminense. Trata-se do uniforme alternativo do Vélez Sarsfield, da Argentina. Foi paixão à primeira vista: na terra do tango, sou Vélez e não se fala mais nisso.

(Se não me engano, o uniforme tricolor foi um dos primeiros da história do Vélez Sarsfield, que hoje adota uma camisa alvi-azul. Não há relação oficial entre o Fluminense e o clube argentino. Por causa das três cores que traduzem tradição, há apenas a mútua simpatia entre as torcidas de ambos.)

Ontem foi um dia de grande alegria para a Pandilla de Liniers (como é conhecida a torcida do Vélez). No Estádio José Amalfitani lotado, com direito a interrupção por causa de chuva de granizo, o Vélez venceu o Huracán na decisão do Campeonato Argentino, e conquistou assim a suprema glória nacional.

Pode parecer apenas mais um troféu na vasta galeria do Vélez Sarsfield, que inclui a Libertadores da América de 1994. Mas é muito mais do que isso. Converse sobre futebol com um argentino, e você perceberá: não importa quantos títulos algum clube conquiste, ele jamais será considerado grande, se não fizer parte do G-5 (River Plate, Boca Juniors, Racing, San Lorenzo e Independiente). Não importam as 3 Libertadores do Estudiantes de La Plata, não importam as conquistas do Vélez, não importa nada. Dessa forma, cada título do Vélez é como se fosse um tapa na cara dos grandes. E convenhamos: não há nada mais ultrajante que um tapa na cara.

E essa condição de "eterno pequeno" só faz aumentar o meu fascínio pelo clube de Liniers (bairro de Buenos Aires). Imaginem se o Madureira desandasse a ganhar Campeonatos Brasileiros por aqui! Não seria sensacional ou, pelo menos, divertido?

Como homenagem ao título argentino, posto uma famosa música cantada no José Amalfitani pela apaixonada torcida fortinera. Reparem a referência ao título da Libertadores de 1994, conquistado sobre o então bicampeão São Paulo, em pleno Morumbi, nos pênaltis.

Todos los momentos que viví
Todas las canchas donde te seguí
Cada campeonato que ganamos
La Copa que levantamos cuando fuimos al Morumbi!

Vélez sos mi alegría
Vos sos el campeón
Yo te llevo en el alma
Te llevo en el corazón!

Vídeo da música:

Vídeo da partida Vélez Sarsfield 1 x 0 Huracán:


PC

6 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5355540131795702998

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro! O clima esquentou só um pouquinho no final...

    Mas o juizão teve papel fundamental na conquista...no primeiro tempo o Huracán teve um gol legítimo anulado.

    E o cara com a camisa do Flu no vídeo da torcida...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma foto de uma bandeira na Young, com o símbolo do Velez... Eles sacanearam muito o Boca juniors!

    No jogo do Velez pelo apertura, antes do Fluminense x Boca, os jogadores do banco de reservas usavam a blusa tricolor, retrô, deles!

    A simpatia não é à toa!

    ResponderExcluir
  4. PC, existe uma relação "oficial" entre os clubes. O Vélez já jogou contra o Santos com o jogo de uniformes do único Tricolor!

    ResponderExcluir
  5. RT,

    Obrigado pelo aviso! Eu não conhecia a história desse jogo. Vou pesquisar!

    Ramón,

    Sobre o juiz, realmente errou a favor do Vélez. Mas o Vélez sempre tem que lutar contra as arbitragens tendenciosas, que favorecem os clubes do G-5...

    ResponderExcluir
  6. me amarrei na musica XD

    um dia eu ainda vo comprar um boné do vélez '-'

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.